Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/01/2009 - 09:46

Busca por produtos eficientes aquece mercado de iluminação pública

Cresce o uso de lâmpadas de sódio e metálicas, que juntas já representam 2/3 do parque de iluminação brasileiro.

Com cerca de 15 milhões de pontos, a iluminação pública é cada vez mais um mercado atrativo para as empresas do setor de iluminação. Seja por uma questão de segurança, de embelezamento da cidade ou de qualidade de vida do cidadão, a demanda por eficiência é um dos pontos que mais favorece tal crescimento. Prova disso é o aumento de 37 % no uso de lâmpadas eficientes em 2008. Essa tendência favorece as soluções com lâmpadas de sódio e metálica, que já representam 2/3 do parque de iluminação brasileiro.

A Golden Plus, empresa de iluminação que atua há 18 anos no mercado brasileiro com produtos voltados para eficientização energética, tem crescido 20% ao ano nos últimos quatro anos, favorecida pela crescente demanda por produtos eficientes e por sua oferta de produtos diferenciados, como a lâmpada metálica.

O canal, que representa 7% dos negócios da Golden Plus, foi responsável pelo incremento da ordem de 40% no faturamento da empresa em 2008. O diretor comercial, Ricardo Cricci, estima para 2009 um crescimento de 20%, índice um pouco abaixo do ano anterior, o que atribui à cultura da política nacional. “Pelos nossos controles, em ano ímpar o investimento na área de iluminação pública é sempre inferior que nos anos pares, visto que a esfera pública tende a priorizá-lo em anos eleitorais”, explica.

A tendência para eficientização, contudo, parece ser irreversível. Conforme apontam dados da Eletrobrás, 63,77% do parque de iluminação brasileiro já migraram para produtos eficientes, que fazem uso das lâmpadas vapor de sódio ou metálico. Responsável por 62, 93% das lâmpadas que iluminam as vias públicas do país - um aumento de 36% em relação a 2007 –, o sódio é o campeão absoluto, tomando lugar da liderança até então ocupada pela lâmpada de mercúrio. Hoje, com 31,84% do mercado, o mercúrio cede espaço para produtos que aliam melhoria da qualidade lumínica com redução do consumo. Também cai participação de outros tipos de lâmpadas: a incandescente passou de 2% para 1,42%, a fluorescente de 1% para 0,81% e as mistas de 4% para 2,22%.

Embora os projetos implantados no país apontem para uma tendência ao uso da luz amarela do sódio, a metálica, que passou de 0,5% para 0,73% em um ano, deve conquistar um pouco mais de espaço neste mercado devido à migração do mercúrio e à própria substituição do vapor de sódio pelo vapor de mercúrio. “Cresce, a cada dia, o número de prefeitos insatisfeitos com a luz amarela do sódio e que se interessam pela luz branca das metálicas Venture Lighting tipo H-75”, afirma Cricci.

As lâmpadas de multi-vapor metálico, cujo consumo vem aumentando no mundo e no Brasil devido ao grande diferencial propiciado pela cor mais confortável e a maior eficiência elevada em relação às lâmpadas de sódio (lumens efetivos), deve aumentar sua participação no mercado. São projetadas para trabalhar na posição horizontal, o que além de ser uma característica da iluminação pública, aumenta a durabilidade das mesmas, reduz a depreciação lumínica e incrementa a reprodução de cores. A Golden Plus espera que o índice de uso das metálicas na iluminação pública atinja 5% até 2012. “A H-75 é a grande aposta da Golden Plus para os próximos anos, pois é uma solução específica para iluminação pública”, ressalta Cricci. Junto com as lâmpadas de sódio, elas serão responsáveis por alavancar a participação da Golden Plus no setor de iluminação pública.

Perfil da Golden Plus - A Golden Plus é especializada em iluminação residencial, comercial, industrial e pública e atua no mercado brasileiro desde 1990. A empresa, que desde 1998 não fabrica lâmpada incandescente porque direcionou todos os seus produtos à conservação de energia, dá continuidade a esta diretriz institucional com a retirada gradual do mercado de produtos menos eficientes. Hoje, 85% da linha de produtos da Golden Plus é considerada eficiente, com produção em unidades fabris no exterior e distribuição feita por uma ampla rede em todo o território nacional. Associada a Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi), a Golden Plus se orgulha de ter mais de 100 itens com a etiqueta ENCE no mercado. Para 2009 a empresa prevê um crescimento de 20%, fruto do investimento em tecnologia e do lançamento de 50 produtos que aliam o foco na sustentabilidade e na estética, para dar maior versatilidade na aplicabilidade e cumprir o papel ambientalmente responsável que cabe a uma empresa de iluminação. | www.goldenplus.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira