Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Fiat Mostra Brasil

No Porão das Artes da Fundação Bienal, exposição vislumbra novos nomes da arte contemporânea brasileira, de 8 a 30 de novembro de 2006, de terça a sexta - das d9h às 21h, sábados, domingos e feriados - das 10h às 22h (fecha na segunda) | Entrada franca. Parque Ibirapuera – Portão 3 Porão das Artes - Fundação Bienal de São Paulo

Depois de uma seleção nacional com a expressiva participação de 2.221 artistas, que apresentaram 2.833 trabalhos, serão expostas ao público as obras dos 30 premiados pelo Fiat Mostra Brasil, no prédio da Fundação Bienal, em São Paulo, simultaneamente ao grande evento internacional. Os selecionados, além de participar da mostra, recebem um prêmio de R$12.000,00, o maior do gênero no País (R$ 360.000,00).

Entre os 30 escolhidos estão trabalhos que acenam com novas estratégias para pensar a contemporaneidade, de criadores brasileiros que ainda não foram absorvidos pelo circuito das artes. Segundo o júri, como todo o projeto dos 30 anos da FIAT é voltado a refletir sobre o futuro, apostou-se nas obras que articulam novos vetores para a produção artística, de autores ainda não conhecidos. “São propostas mais arriscadas, pois como é possível falar em futuro sem correr riscos?”, explica o grupo de jurados.

Trata-se de um projeto que busca revelar por onde andam as vibrações do movimento contemporâneo brasileiro, funcionando mais como sismógrafo do que como radar, para captar questões mais candentes. Com estas características, o FIAT MOSTRA BRASIL apresenta-se como um possível celeiro de uma nova safra de artistas que está por vir e como uma interessante opção de visitação, num momento em que todo o circuito das artes encontra-se em plena efervescência em função da Bienal Internacional de São Paulo.

O júri, formado por pensadores interessados em novos rumos para a produção de conhecimento, reúne: Giselle Beiguelman - webartista, professora de Semiótica da pós-graduação da PUC-SP; Járed Domício – artista e coordenador da Funcet (Fundação de Cultura Esporte e Turismo de Fortaleza); Marisa Mokarzel - diretora e curadora do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, do Sistema Integrado de Museus da Secretaria Executiva de Cultura do Estado do Pará, em Belém; Marcos Hill - professor em graduação e pós-graduação de História da Arte na UFMG, autor de livros sobre a arte contemporânea; Stéphane Huchet - professor da Escola de Arquitetura da UFMG, de Fundamentos e Crítica de Arte, e membro do Comitê Brasileiro de História da Arte e Pesquisa; Eduardo de Jesus – professor da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, expert em produção audiovisual contemporânea; e Maria Ivone dos Santos - artista e professora em pós-graduação de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS.

Os 30 trabalhos escolhidos são de artistas provenientes de oitos Estados - BAHIA, Salvador: Grupo Gia (Mark Dayves Costa, Tiago Pinto Ribeiro, Ludmila Britto, Pedro Marighella, Cristiano Rocha Píton, Everton Marco Santos), Projeto de Interferências (categoria: instalação e intervenção urbana). CEARÁ, Fortaleza: Milena Travassos, Vertigem (categoria: Instalação Áudio e Vídeo). GOIÁS, Goiânia: Grupo EmpreZa (Mariana Pedrosa Marcassa, Paulo Vicente da Veiga Jordão, Keith Richard da Silva Nunes, Fernando Peixoto da Costa, Maria Beatriz Costa Miranda, Antônio José Drummond Barboza, Alexandre Adalberto Pereira, Christiane Cavalcante Frauzino, Fabio Tremonte), Salve, Salve (categoria: Instalação Áudio e Vídeo). MINAS GERAIS, Belo Horizonte: Fabiola Tasca, Escritura (categoria: Instalação); Leonora Weissmann, Pinturas – Corpos Paisagem (categoria: Pintura); Nydia Negromonte, Sem Título (categoria: Performance); Rodrigo Borges, Entre Tem Ar (categoria: Site Specific); Rodrigo Freitas, Sem Título (categoria: Pintura); Marta Neves, As 12 tarefas (categoria: Performance); Vulgo (Wellington Cançado e Simone Cortezão), Rotativos (categoria: Instalação ou Intervenção Urbana). MINAS GERAIS, Juiz de Fora: Ricardo de Cristofaro, Objeto Ansioso número 03 (categoria: Arte Digital – Instalação). PERNAMBUCO, Recife: Cristiano Lenhardt, Ao Vivo (categoria: Instalação áudio e vídeo); RIO GRANDE DO SUL, Porto Alegre: Daniel Escobar, Perto demais (categoria: Pintura); Katia Prates, Paisagens (categoria: Fotografia); Luiz Roque, Projeto Vermelho (categoria: Videoarte); Mariana Silva da Silva, A Distância (categoria: Fotografia); Mariane Rotter, Indutor de Percepção Cotidiana – Livro (categoria: Fotografia). SANTA CATARINA, Florianópolis: Adriana Barreto e Bruna Mansani, Vale lugar ao sol (categoria: Performance/ site specific); Fabiana Wielewicki, Segunda Natureza: oitavo andar, maravilhosos e instantâneo (categoria: Fotografia); Raquel Stolf, Grilo (categoria: Instalação Áudio). SÃO PAULO, São Paulo: Andrei Thomaz, Labirintos – (categoria: arte digital); Bruno de Faria, Delivery, coleção particular (categoria: Intervenção – teleintervenção); Felipe Cohen e Daniel Trench, O sonho de Constantino (categoria: Videoarte); Henrique Oliveira, Tapumes (categoria: Site specific); Marcelo Moscheta, Refeitório (categoria: Gravura); Martha Gabriel, Mosaico de Vozes (categoria: Web-arte); Marcus Bastos, F... Interface Disforme (categoria: Web-arte); MM não e confete (Mariana K e Milena Zafir), Manifeste-se 2.0 (categoria: Instalação e Intervenção Urbana); Thais Ueda, Utopédia (categoria: arte digital); Vera Bighetti, FullFil Fullness (categoria: arte digital).

O projeto FIAT MOSTRA BRASIL traz a chancela da Casa Fiat de Cultura, instituição recentemente criada para consolidar a política cultural da empresa. Localizado em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte, trata-se de um moderno espaço cultural aberto às mais diversas manifestações artísticas e que pretende, com suas realizações, ter alcance nacional, como esta exposição em São Paulo. “Ao criar o Fiat Mostra Brasil, a FIAT pretende delinear um recorte bastante ousado das artes visuais produzidas hoje no país e suprir uma carência de iniciativas e eventos que estimulem a produção, a formação de público e a democratização do acesso às artes”, afirma José Eduardo de Lima Pereira, presidente da Casa Fiat de Cultura.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira