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28/01/2009 - 09:41

Renner forma turma do projeto pescar com 100% de empregabilidade

Jovens de São Bernardo do Campo (SP) concluem curso de Iniciação Profissional em Qualidade no Atendimento ao Cliente e estão prontos para ingressar no mercado de trabalho.

A Lojas Renner forma a 3ª turma do Projeto Pescar Renner, em São Bernardo do Campo (SP), e comemora 100% de empregabilidade dos alunos, que concluíram o curso de Iniciação Profissional em Qualidade no Atendimento ao Cliente.

Desde que a rede aderiu ao Programa, em 2004, no Rio Grande do Sul, e 2006, em São Paulo, todos os jovens que participaram das turmas do Projeto na Companhia finalizam o curso inseridos no mercado de trabalho.

Cada turma conta com cerca de 20 jovens. O programa, anual, oferece aulas de português, inglês, espanhol, higiene e saúde, legislação trabalhista, comunicação, relacionamento interpessoal, além de matérias focadas na área de varejo, como logística, merchandising e técnica de vendas.

“Os alunos ingressam no curso com a visão de mundo, muitas vezes, restrita à sua comunidade e saem com o sonho de mudança”, afirma a diretora de Recursos Humanos, Clarice Martins Costa.

A objetivo do programa é ensinar o adolescente a lidar com o público, principalmente na área de varejo e serviços, preparando-o para o mercado de trabalho. Os alunos têm a oportunidade de assistir a aulas ministradas por gerentes de loja voluntários.

O Projeto Pescar Renner faz parte do Programa Jovem Aprendiz, criado pelo Ministério do Trabalho. É voltado para jovens de 16 a 19 anos, pertencentes a famílias de baixa renda, que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio. As aulas são ministradas de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 17h30, durante 12 meses, totalizando, em média, 1 mil horas. Após a conclusão do curso, os jovens são acompanhados pela Renner por dois anos.

Perfil do Projeto Pescar - O Projeto Pescar é uma rede que funciona por meio do sistema de franquia social. Empresários dos mais diversos setores apostam na idéia e montam unidades nas dependências de suas empresas. Nesses locais, proporcionam a iniciação profissional a adolescentes, em situação de risco social e que estejam estudando, encaminhando-os ao mercado de trabalho.

Instituto Lojas Renner - Em junho de 2008 a Lojas Renner, segunda maior rede de lojas de departamento em vestuário no País constituiu o Instituto Lojas Renner, que é responsável pela gestão das práticas de responsabilidade social da Companhia. Com o apoio do Instituto IDIS, a rede consultou lideranças, realizou pesquisa junto aos colaboradores e clientes e elegeu como causa prioritária a inserção da mulher no mercado de trabalho, por meio de apoio a projetos de capacitação, geração de emprego e renda nas comunidades onde atua. O Instituto também atua na gestão do Projeto Pescar e mantém o programa de voluntariado na Companhia.

Em 2009 o Instituto Lojas Renner deve beneficiar mais de 1,7 mil pessoas. Além dos R$ 752 mil arrecadados em sua primeira campanha de marketing social, a rede destinará mais R$ 1,3 milhão a projetos que beneficiam mulheres.

Mais Eu, primeira campanha de marketing social de Lojas Renner, realizada entre 11 e 14 de agosto de 2008 em todas as lojas da rede no país, arrecadou o valor de R$ 752.948,32, correspondente a 5% da venda de mercadorias, líquida de impostos. Esse montante será destinado para 11 projetos de capacitação e geração de renda para mulheres, beneficiando diretamente mais de 1,7 mil pessoas.

Para escolher essa causa, a Renner contou com o envolvimento de seus colaboradores, fornecedores e mais de 10 mil clientes que, através de pesquisas, elegeram-na como o principal tema de investimento social da empresa.

Entre os projetos apoiados, além do Pescar, estão: Rede Esperança - Centro de Promoção Humana: projeto social iniciado em 1992 voltada para a capacitação de emprego e renda para pessoas de baixa renda, focado na capacitação profissional de mulheres com orientações sobre artesanato, costura e panificação, além de atividades que contribuem para o desenvolvimento pessoal. A atuação do Instituto Lojas Renner nesse projeto tem por objetivo promover o desenvolvimento da auto-sustentabilidade. Serão beneficiadas 120 mulheres na área de alimentação, vestuário, beleza e informática. Também serão desenvolvidas três incubadoras, com oito mulheres cada, em costura, panificação e artesanato.

Aliança Empreendedora: entidade atuante com ações e projetos de fomento, integração e apoio ao empreendedorismo em 23 comunidades de 11 municípios nos estados do Paraná, São Paulo e Pernambuco. O projeto prevê a ampliação da rede de empreendedorismo feminino comunitário, formado por micro empreendedoras de baixa renda através de ações de acompanhamento e apoio em gestão, empreendedorismo, voluntariado, comercialização, design e microcrédito a 22 grupos produtivos e 156 micro empreendedores com unitários de baixa renda, gerando benefícios indiretos a 624 pessoas.

Projeto Fazendo Moda: projeto de qualificação profissional na área de moda (corte-costura, modelagem básica e de lingerie, corte industrial e trabalhos manuais), oportunizando a geração de renda através da empregabilidade, ou ainda, através de formação de grupos de trabalho (alternativa de geração de renda). Além das aulas programadas, são organizadas visitas monitoradas a eventos, museus ou outros locais que desenvolvam atividade sobre moda, proporcionando aos atendidos, além da ampliação do universo cultural, a vivência comunitária. São 160 jovens entre 18 e 30 anos os beneficiários do projeto.

Instituto Gustavo Kuerten: Curso para Cuidadores Terapêuticos com objetivo de capacitar 60 profissionais para o exercício de apoio, suporte e acompanhamento a crianças, adolescentes, jovens, adultos e/ou idosos, que precisam de atendimento às suas necessidades especiais.

Centro Cultural Escrava Anastácia da Capela Nossa Senhora do Mont Serrat: Cooperativa de Trabalho em Estética Afro "ellas", composta por jovens oriundas da oficina de estética afro, ocorrida durante o ano de 2007. Após 400 horas de formação, o grupo está se consolidando como cooperativa popular e continua em formação com noções de empreendedorismo. O grupo é formado basicamente por jovens mulheres das comunidades de baixa renda da Grande Florianópólis. O grupo está em processo de encubagem e o apoio do Instituto Lojas Renner vai possibilitar o fortalecimento do grupo durante este período, onde 24 jovens oferecerão serviços de beleza e estética, como manicure, pedicure, tratamento de cabelos, maquilagem, massagem estética, etc.

Além disso, recentemente a Renner aderiu à 2ª Edição do Programa Rede Parceria Social - Lei da Solidariedade, por meio do Instituto Lojas Renner, que investirá R$ 1 milhão em projetos sociais ancorados pelo Instituto Nestor de Paula, com foco na inclusão social da mulher por meio de geração de renda e no empreendedorismo comunitário. O Instituto da Mama receberá R$ 300 mil da rede como apoio à erradicação do câncer de mama. O programa de incentivo fiscal é uma iniciativa da Secretaria da Justiça e Desenvolvimento Social do RS, abrange todo o Estado e tem por objetivo viabilizar a parceria entre governo, organizações não governamentais e empresas para a realização de projetos sociais.

O Instituto Lojas Renner continuará a selecionar projetos, que podem ser enviados para o [email protected]. Este canal foi criado exclusivamente para receber sugestões de ações voltadas à responsabilidade social. *Mais sobre os parceiros e os projetos apoiados pelo Instituto Lojas Renner no site www.lojasrenner.com.br

Perfil da Lojas Renner - A Lojas Renner é uma das três maiores redes de lojas de departamentos de vestuário no Brasil e, atualmente, conta com 110 lojas, sendo 103 instaladas em Shopping Centers e sete em pontos centrais de cidades, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A Companhia desenvolve e vende roupas, calçados e moda íntima de qualidade para mulheres, homens, adolescentes e crianças sob 11 marcas próprias de vestuário, das quais seis são representativas do conceito de Estilos de Vida, em que cada marca reflete um estilo próprio de ser e de vestir. A rede também vende acessórios e cosméticos por meio de duas marcas próprias e oferece mercadorias em determinadas categorias sob marcas de terceiros.

O público-alvo preferencial da Companhia são mulheres entre 18 e 39 anos de idade que estão na faixa de consumo média e média-alta da população brasileira. A Lojas Renner oferece a seus clientes produtos de moda em vários estilos, com qualidade e preços competitivos, em ambientes práticos e agradáveis.

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