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28/01/2009 - 10:27

PanAmericano enfrenta crise econômica com agilidade na alteração de políticas de crédito

Ao automatizar 100% das decisões em algumas linhas de crédito, o banco ganhou flexibilidade para mudar as regras, reduziu o risco e a inadimplência, e melhorou suas taxas.

São Paulo- Há um ano e meio, o Banco PanAmericano apostou na Crivo, empresa de software para automação de análise de crédito e risco, para sofisticar e aprimorar seus modelos de análise e aprovação de crédito. O que a instituição não imaginava naquela época é que essa decisão a ajudaria a diminuir o risco de crédito gerado pela instabilidade econômica atual.

“Passamos por um período de 40 dias tendo que alterar regras de crédito quase todos os dias porque estava tudo muito instável com o início da crise. O Crivo foi muito útil, afirma Karin Thies Vieira Romero, gerente de modelagem de risco do PanAmericano.

O software homônimo da Crivo possibilita que o administrador do sistema dentro do banco altere uma regra ou mude uma política de concessão de crédito em segundos, e quantas vezes forem necessárias. “O sistema oferece flexibilidade e facilidade de parametrização. Estruturamos uma política de crédito combinando as diversas informações coletadas pelo sistema de maneira bastante amigável”, completa.

O Banco PanAmericano utiliza o Crivo nas áreas de cartões de crédito e financiamento de tributos, mas já planeja expandir para o financiamento de veículos. Nesta linha, o software fará uma pré-análise, já desqualificando propostas que não atendem as condições mínimas de aprovação.

Com o Crivo, a instituição reduziu em 50% o número de consultas pagas e diminuiu a inadimplência ao selecionar um público de melhor perfil.

A economia financeira com pesquisas tarifadas foi possível porque o Crivo permite a aplicação prévia de regras baseadas em informações internas e externas gratuitas antes de buscar informações em fontes pagas. O sistema anterior consultava obrigatoriamente os órgãos de proteção (Serasa e ACSP) para todas as propostas. “O Crivo nos deu a possibilidade de verificar diversos outros atributos do cliente antes de fazer uma consulta tarifada nos órgãos de proteção ao consumidor”, explica Romero.

Além da consulta inteligente, o Banco PanAmericano aumentou o número de fontes consultadas em 10 vezes, garantindo ainda mais segurança nos processos de análise. “A quantidade de fontes que o Crivo pode consultar nos permite criar uma política de concessão mais abrangente e segura, porque temos mais informações de cada cliente”, afirma Romero.

O Banco PanAmericano também conseguiu reduzir o risco operacional por meio da definição de um score mais adequado para cada perfil de cliente. Com isso, passou a oferecer taxas menores para os de melhor perfil e ganhou ainda mais competitividade de mercado. “O analista, agora, tem em mãos relatórios com informações agrupadas por categoria, por exemplo, informações negativas e positivas, que junto com outras características, permitem compor um limite, sofisticando o sistema”, finaliza Romero.

Perfil da Crivo - A Crivo é uma empresa brasileira de software de automação para análise e decisão de crédito e risco. Com oito anos de atuação no mercado e crescimento de 100% ao ano, a Crivo registrou receita de R$ 7,2 milhões e processou 120 milhões de operações em 2007. A empresa tem 100 clientes nos mercados de finanças, seguros, telecomunicações, alimentos e outras indústrias.

O Crivo, software que leva o nome da empresa, acessa mais de 150 fontes de informações e gera o resultado da análise em até três segundos. As áreas que mais fazem uso do software para automatizar o processo de análise de crédito e risco são as de Crédito Consignado (INSS e funcionalismo público), Cartões, CDC, Financiamento de Veículos, Risco, Fraude, Sinistro, Identificação, Emissão (de Apólices), Regulação (Compliance), Comercial, Marketing, Crédito, Fiscal e Suprimentos.

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