Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/01/2009 - 10:41

Pesquisa mostra que ação social não é importante nas contratações

Curiosamente, 62,5% dos recrutadores pesquisados consideram a participação individual em ações de cunho social importante como característica do candidato, embora não façam perguntas a respeito.

São Paulo -Um levantamento feito pela Gelre junto a recrutadores de grandes e médias empresas mostrou que 70,9% deles nunca fizeram perguntas aos candidatos a emprego sobre sustentabilidade. E 42,4% também não perguntam se eles participam de atividades ou programas sociais. Curiosamente, 62,5% desses recrutadores consideram a participação individual em ações de cunho social importante como característica do candidato, embora não façam perguntas a respeito.

A participação em programas de voluntariado também nunca é questionada por 52,8% dos recrutadores, enquanto os outros 47,2%, que responderam ao questionário da Gelre, declaram fazer essa indagação: 16,4% deles sempre; 22,9% às vezes - e 7,9% raramente. “As empresas têm criado programas voltados à sustentabilidade e à responsabilidade social, bem como de voluntariado, mas ainda não existe uma consciência da importância, do envolvimento de cada um dos colaboradores com essas questões, que têm a ver o nosso futuro comum”, diz o presidente da Gelre, Jan Wiegerinck.

O levantamento feito indica também uma dissonância entre o discurso e a forma como se escolhem os novos colaboradores. 80,7% dos recrutadores acham importante que os candidatos a emprego tenham preocupação ambiental, mas 59% deles dizem que a militância em organizações ambientais é indiferente na seleção. O voluntariado é importante no conceito das empresas? Segundo as respostas dos recrutadores consultados pela Gelre, parece que não - 73,4% das empresas não permitem a participação no horário de expediente, enquanto 26,6% possibilitam essa atuação dentro do horário de trabalho sem prejuízo à remuneração.

Líder e pioneira em seu mercado de atuação, a Gelre é constituída por mais de 100 unidades de atendimento em todo o território nacional. São mais de 2 milhões de currículos em banco de dados, 4,5 mil clientes e 22 mil trabalhadores na folha de pagamento mensal. Desde sua fundação e até final de 2007, a Gelre já empregou mais de 4,5 milhões de pessoas. Na Argentina, a empresa atua desde 1995, com 12 unidades, em diferentes cidades, e administra uma carteira de mais de mil pessoas empregadas.

Pesquisa da Gelre mostra que atuação social não é muito considerada nas contratações.: Resumo das questões e respostas: 1.Na entrevista de avaliação do candidato é feita alguma pergunta sobre se ele participa de uma atividade ou programa social? Sim - 28,1% | Não - 42,4% | Às vezes – 29,5%.

2.Há alguma pergunta sobre sua participação ou não em programa de voluntariado? Sim - 16,4% | Não - 52,8% | Às vezes – 22,9%.

3.Você considera que essa participação individual em ações de cunho social é importante como característica do candidato? Sim - 62,5% | Não - 6,6%. | Às vezes – 30,9%.

4.É feita alguma pergunta sobre o que o candidato entende por sustentabilidade? Sim - 11,8% | Não – 70,9%| Às vezes – 17,3%.

5.Você considera importante o candidato ter preocupação ambiental? Depende do cargo - 16,4% | Sim - 80,7% | Não - 2,9%.

6.A participação do candidato e, organizações ambientais conta pontos a favor ou contra o candidato? A favor - 40,3% | Contra - 0,7% | É indiferente – 59%.

7.Os colaboradores da empresa podem participar de programas de voluntariado dentro do horário, sem prejuízo à remuneração? Sim – 26,6% | Não – 73,4%.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira