Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/01/2009 - 11:00

Wärtsilä recebe primeiro pedido para construção de usina no Uruguai


A Wärtsilä - líder mundial em geração de energia e propulsão marítima - fechou um contrato de cerca de 35 milhões de euros para construção e fornecimento de equipamentos a uma usina termelétrica de 80 MW, que será localizada em Central Batlle, em Montevideo, no Uruguai. A nova planta irá fornecer eletricidade à rede nacional daquele país.

Está é a primeira usina a ser implantada pela Wärtsilä no Uruguai, país onde cerca de 70% da eletricidade é fornecida a partir de hidrelétricas.

Para este projeto, a companhia utilizará oito motores Wärtsilä 12V46, que foram totalmente reparados e recondicionados pela equipe de Serviços.

O contrato inclui também serviços de Operação & Manutenção (O&M) por dois anos, podendo ser estendido por mais dois anos. Isso significa que a Wärtsilä será a responsável por operar e manter de forma plena o funcionamento da usina, buscando garantir uma elevada performance.

O contrato foi assinado com um consórcio composto pelas duas maiores empresas de construção no Uruguai, a Teyma Uruguay SA e Saceem, que ofereceram na licitação pública uma proposta contendo equipamentos e engenharia da Wärtsilä.

A expectativa é que a nova usina esteja totalmente operacional no final de outubro deste ano. Os motores irão inicialmente funcionar a partir de óleo de combustível pesado (HFO), mas serão convertidos posteriormente para gás, tornando-se bicombustíveis.

A capacidade da Wärtsilä em fornecer equipamentos e serviços de engenharia dentro de um cronograma enxuto foi um fator chave para a empresa vencer esse contrato. Além disso, a flexibilidade dos equipamentos da Wärtsilä, que funcionam tanto a partir de gás quanto óleo combustível, também foi determinante para essa conquista.

“Esse contrato é resultado de uma boa compreensão das necessidades dos clientes e da nossa capacidade de fornecer motores recondicionados. Os motores não foram apenas atualizados, mas também estão prontos para serem convertidos numa fase posterior de óleo combustível para gás”, explica Alberto Fernandez, Gerente de Desenvolvimento de Negócios das usinas da Wärtsilä no Uruguai e na Argentina.

O suporte técnico e de engenharia também são críticos para esta instalação uma vez que o projeto é brownfield e o espaço disponível é muito limitado, conclui Fernandez.

Perfil da Wärtsilä - A Wärtsilä é uma empresa de origem finlandesa líder mundial no mercado de motores de geração de energia e propulsão marítima. A companhia já instalou mais de quatro mil usinas termelétricas no mundo, com capacidade superior a 30 mil MW, sendo 4.500 MW na América Latina, onde tem projetos de expansão. Na área marítima, os motores da Wärtsilä equipam 65% dos navios de cruzeiro construídos nos últimos três anos. Criada em 1834, a Wärtsilä tem cerca de 16 mil funcionários em mais de 70 países.

A Wärtsilä no Brasil - A Wärtsilä chegou ao Brasil em 1990, onde emprega mais de 400 funcionários, 180 deles em Manaus. Opera seu escritório matriz e um centro de serviços no Rio de Janeiro, além de outro centro de serviços em Manaus e operações em Pernambuco. A empresa projetou e construiu 16 usinas no país. Na área naval, a companhia tem no Brasil base instalada com capacidade superior a 800 MW em mais de 200 navios e embarcações, totalizando uma capacidade instalada de mais 1.500 MW. | www.wartsila.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira