Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/01/2009 - 08:01

InfoSERVER S/A otimiza ambiente de TI do HSBC com solução Microsoft

Empresa implantou o Microsoft System Management Server 2003 e garantiu à matriz maior controle sobre os recursos de TI.

Com o objetivo de facilitar a atualização e instalação de novos aplicativos em mais de 15 mil equipamentos departamentais distribuídos em todo país, através de um projeto mundial, o Grupo HSBC investiu na otimização de seu parque tecnológico para aprimorar seu help desk.

Para a implementação no Brasil, escolheu a InfoSERVER, fornecedora de soluções de tecnologia e provedora de serviços de consultoria, responsável pela implementação do sistema Microsoft System Management Server (SMS), bem como o suporte e treinamento.

O projeto teve início quando a Instituição sentiu a necessidade de ganhar maior agilidade na resolução das demandas provenientes de seus colaboradores na atualização dos PC´s. Era preciso também aprimorar ainda mais a segurança da informação interna do banco e o sistema possibilitava o gerenciamento completo de instalações, inclusive indevidas, nas máquinas.

O foco principal esteve na facilidade do gerenciamento de cada máquina da organização. “Qualquer movimentação ou formatação da máquina prejudicava nosso controle e não conseguíamos detectar quais aplicativos cada profissional utilizava”, conta Marcos Espedito Carvalho, coordenador-técnico da equipe de Desktop Management do HSBC Bank Brasil. Além disso, não era possível saber se a quantidade de licenças estava adequada ao número de usuários, já que não havia acompanhamento das aplicações instaladas.

As instalações também eram manuais e o banco não conseguia bloquear a implementação de novos aplicativos por parte dos usuários. “Eles tinham total controle sobre a máquina e podiam inserir aplicativos sem a autorização do banco.”

A atuação da InfoSERVER foi possível devido à forte especialização da companhia na implementação de projetos Microsoft. “Um dos desafios do projeto foi a corrida contra o tempo, pois em paralelo à migração das máquinas, tínhamos de distribuir as aplicações nessas estações de forma automatizada”, destaca Sandra Garutti, gerente comercial da InfoSERVER.

A adoção do SMS garantiu ao HSBC total controle sobre o parque de hardware e software, pois o sistema avisa se houve mudanças na configuração da máquina e quando elas foram realizadas.

O inventário de software passou a ser detalhado, fornecendo dados sobre os aplicativos, as versões utilizadas e a freqüência de uso de cada usuário. Os ganhos de gestão foram enormes. A instalação de aplicativos, que chegava a demandar semanas, é concluída em uma hora. “Reduzimos em 98% o tempo de instalação em grande volume e em 80% chamados individuais”, orgulha-se Carvalho. Tudo isso levou à diminuição de 16% no número de solicitações ao help desk.

“O banco conseguiu otimizar o tempo de atendimento e reduziu deslocamentos para suporte ou instalação de software”, ressalta Sandra, da InfoSERVER. “Isso permite à equipe dedicar-se a outros projetos em vez de concentrar energias no suporte”, complementa Carvalho.

Usado em todo o grupo, o SMS permite à matriz do HSBC gerir os ativos em todo o mundo. “Temos facilidade de planejamento de compras e de trocas, além de movimentação. Se precisamos deslocar profissionais para outras áreas, sabemos quais recursos de TI estão disponíveis”, afirma.

A previsão da Instituição é estender o uso do Microsoft System Management Server 2003 para a gestão dos mais de 600 servidores que fazem parte do parque tecnológico do banco no Brasil. O HSBC ainda planeja migrar as estações de trabalho do SMS 2003 para o System Center Configuration Manager.

A InfoSERVER S/A está presente no mercado desde 1995 e oferece soluções completas em plataformas tecnológicas de fabricantes líderes de mercado. Entre suas competências estão as áreas de Desenvolvimento, Treinamento, Licenciamento, Infra-estrutura e Produtos e Soluções, sendo esta última composta por produtos de ponta como: OTP Center, InfoTOKEN, MOBPay, MOBCash, MOBBank, MOBSec, MOBFin, InfoNormas, Central de Serviços e GPS. Com foco no crescimento direto do mercado, seus projetos têm o objetivo de alinhar a TI ao negócio das empresas. Uma média de 250 colaboradores compõe a sede da empresa em Osasco - SP e suas filiais localizadas em São Paulo - SP, Santana do Parnaíba – SP e Curitiba – PR. A companhia possui revendas no mercado nacional nas cidades de Joinville - SC, Florianópolis - SC, Caxias - RS, Recife - PE e internacional, com um canal de venda em Lisboa (Portugal). Entre alguns de seus parceiros estão: Microsoft, Citrix, InCard, Motorola e IBM. A InfoSERVER também conta com canais que a representam nos principais estados do país como: PSS, Domo Soluções em TI, Softfinanca, Diuno. | www.infoserver.com.br

HSBC Bank Brasil: O HSBC Bank Brasil é uma subsidiária integral da HSBC Holdings, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Com sede em Londres, o Grupo HSBC atua em 85 países das Américas, Europa, Ásia, Hong Kong, Oriente Médio e Oceania. Em 2007, o HSBC no Brasil obteve lucro líquido de R$ 1,24 bilhão, o maior resultado desde início de suas operações no país, em 26 de março de 1997.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira