Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/01/2009 - 08:21

Aproveite o carnaval sem se esquecer da beleza

Quando chega o início do ano, a grande expectativa é o início do carnaval. Certamente, a vontade de todos será aproveitar o feriadão sem a menor preocupação de acordar na 'Quarta-feira de Cinzas' com a pele desidratada, com manchas, alergia, vermelhidão, indisposição etc.

Para quem vai aproveitar o feriadão na praia ou no campo, é bom prestar atenção nas recomendações de como usufruir bem cada minuto da viagem e nos produtos que a indústria cosmética está lançando ou já lançou, cujas substâncias protegem as células contra os efeitos nocivos dos raios solares, devolvendo a hidratação, elasticidade e viço. E se valer de dicas simples, como tomar banhos rápidos e frios ou, no máximo, mornos, para garantir uma pele saudável. Também para que sua viagem seja o tempo todo agradável é bom preparar-se e fugir de armadilhas.

A nutróloga, cosmiatra e professora da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Dra. Mercedes Granja, afirma que na bagagem deve constar um cardápio leve. Como um suco de frutas natural, pão integral e queijo branco para o café da manhã. O almoço ideal deve ter salada mista, carne branca grelhada e fruta; no lanche, água de coco e barrinha de cereais; e no jantar, iogurte, pão integral, peito de peru, alface, tomate e suco de frutas, por exemplo. E muita, mas muita água para beber durante o dia.

A preocupação com a alimentação, contudo, deve começar antes de entrar no carro para iniciar a viagem, que pode, em razão do intenso tráfego, muito comum nos feriadões, levar mais que o dobro do tempo normal. “Para enfrentar o sol, o calor, o congestionamento da estrada e evitar o risco de desidratação, principalmente nas crianças, é importante ingerir líquidos de meia em meia hora (de preferência água natural ou água de coco, nada de refrigerantes), que podem estar acondicionados numa sacola térmica, ao lado de frutas, biscoitos cream cracker e barrinhas de cereais. Com isso, evitam-se paradas em restaurantes de beira de estrada que oferecem, na sua maioria, alimentos pesados, gordurosos, salgadinhos que, se estiverem contaminados com bactérias, adeus carnaval”, explica a Dra. Mercedes.

Outras dicas da Dra. Mercedes Granja.: Alimentação – Frutas, verduras e legumes são bem-vindos, principalmente os que fornecem nutrientes à pele, com propriedades antioxidantes como a cenoura e a alface, por exemplo. Portanto, refeições leves, sem exageros calóricos (gorduras, molhos com creme de leite e/ou queijo, churrascos e a famosa feijoada), são a melhor pedida. Atenção para os produtos do mar (peixes, camarão ou ostras) e, principalmente, os alimentos que podem deteriorar-se com o calor, como cremes, maionese e chantilly.

Se precisar repor as energias, faça uma refeição à base de carboidratos, presentes no arroz, massas, cereais e batatas. As frutas são ricas em fibras, vitaminas e sais minerais, além do elevado teor de água, como pera, uva e melancia. Aliás, a hidratação é o personagem fundamental em tempos de folia.

Como recomendação geral, não consuma alimentos de procedência desconhecida, principalmente os vendidos em barracas de rua; nesta época, os mais acessíveis são também os mais perigosos, como os cachorros quentes, hambúrgueres e lanches com maionese.

Sol– O horário (de verão) para um bronzeamento saudável é até as 11h e depois das 16h. Fora destes horários, é imprescindível proteger-se, aplicando a cada duas horas uma camada adequada de protetor solar e hidratar-se com muita água, e não com bebida alcoólica. Caso queira fazer exercícios, é recomendável fazê-los bem cedo, ou no final do dia.

A escolha do filtro solar é primordial. Para peles morenas, é recomendável o fator 15 e para as mais claras, o de 30. Fatores mais altos que 30 não representam uma verdadeira vantagem, pois não há ganho significativo em termos de porcentagem de proteção. O mais importante é a reaplicação a cada duas horas ou sempre que transpirar muito ou tomar banho de mar. Além disso, não deixe de passar o filtro solar também em dias nublados. Muito cuidado com o vento, principalmente o do Nordeste e o do Sul.

Se a pele descascar, formar bolhas ou ressecar, utilize fórmulas calmantes, à base de camomila e tome banho com água morna e sem sabonete. No caso de bolhas, é importante não tomar mais sol e prevenir-se com camiseta e chapéu (a chamada proteção mecânica), para reduzir o risco do aparecimento de manchas e sardas e prevenção do câncer de pele. Para queimaduras extensas, procure orientação especializada.

Bebidas – Não se engane, cerveja não hidrata ninguém; pelo contrário, se ingerida em excesso, pode gerar desidratação. Uma sugestão aos foliões é intercalar os copos de cerveja com água para repor o líquido perdido numa noite de folia. Uma boa dica para hidratação é a ingestão de água de coco ou isotônicos. Não se esqueça: nunca tome bebidas alcoólicas em jejum, mesmo se resolver acordar às 6 h da tarde. Evite as destiladas, não misture tipos diferentes e tome cuidado com os exageros. Outra dica importante: beba um copo de leite diariamente porque ele fornece nutrientes essenciais para a beleza da pele.

Se, por um acaso, sair atrás do trio elétrico estiver no roteiro da viagem, não saia em jejum e, entre uma paradinha e outra, coma algo nutritivo, como uma fruta ou barrinha de cereais. Adquira o hábito de carregar uma garrafinha de água sempre com você, seus rins irão lhe agradecer!

Sono– É de fundamental importância. O ideal é que se tenha, pelo menos, seis horas seguidas de bom sono, diariamente. Mantenha o seu quarto fresco, escuro e confortável.

Preservativo – Não adianta negar. Nesta época, a sensação de liberdade é imensa e, geralmente, foliões acabam se esquecendo do que sempre deveriam se lembrar. Só usando camisinha é possível se prevenir das várias Doenças Sexualmente Transmissíveis, entre elas, o vírus HIV e hepatite B e C, além da gravidez indesejada.

Esfoliação da pele – No começo da exposição solar, a pele oleosa parece melhorar, porém, a partir do terceiro dia, a produção de sebo pode aumentar. Quando o óleo se mistura com a sujeira e o suor, os poros podem ficar obstruídos e piorar a oleosidade. Use um produto delicado no máximo uma vez por semana, mas só se sua pele estiver em bom estado.

Hidratação da pele - Após o sol, mar, vento ou piscina, não deixe de aplicar loções hidratantes logo após o banho, com o corpo ainda ligeiramente úmido. O ideal é recorrer a fórmulas ou produtos que contenham lactato de amônio, lactil, NMF, uréia, ácido lático, óleos vegetais (macadâmia, calêndula, rosa mosqueta e semente de uva) e também substâncias calmantes (camomila, aloe vera e alpha bisabolol). Além disso, para revitalizar e hidratar a pele, nada como poder contar com a colaboração da natureza, que oferece uma extensa gama de máscaras nutritivas. Máscara de Óleo de Oliva — devolve à pele a umidade natural, deixando-a com aspecto mais saudável.

Máscara Mousse de Papaia — revigora a pele e garante maior luminosidade e maciez. | Máscara Mousse de Maracujá — muito útil no controle do excesso de brilho da pele oleosa. | Máscara de Salada Vegetal — controla a oleosidade e hidrata. | Máscara de Camomila — tem efeito calmante e protege a pele sensível ou agredida por fatores externos. | Máscara de Menta — refresca a pele e ajuda na remoção do excesso de oleosidade. | Máscara de Aveia — promove a hidratação e revitalização das peles normal e seca.

Proteção para os lábios - Eles são, sem dúvida nenhuma, uma das áreas mais sensíveis e delicadas do nosso corpo e precisam sempre estar protegidos contra agressores externos, que causam rachaduras, descamações, ardência e, pior de tudo, herpes, manifestação muito comum nessa época de freqüente exposição ao sol, sem falar nos carcinomas. Para reduzir estes efeitos, o ideal é a utilização de princípios ativos importantes, encontrados em filtro solar, cuja ação recai sobre raios UVA e UVB. (Os fumantes precisam ter cuidado redobrado, pois o cigarro aumenta a formação dos radicais livres que atacam a pele e favorecem o aparecimento de vincos e rugas.)

Dra. Maria Mercedes Granja, é médica formada pela Universidade São Francisco - Faculdade Bandeirante de Medicina; especializações médicas em Nutrologia e Patologia Clinica; pós-graduação em Dermatologia e Medicina Estética; extensão universitária em Mesoterapia Clínica e Estética em Bordeaux-França; educação continuada em Geriatria pela USP; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e da American Academy of Dermatology; professora da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. | Site: www.mercedesgranja.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira