Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/03/2007 - 09:02

Uma década através dos olhos da CNN en Español

Em 17 de março de 1997 foi lançada a CNN en Español, com 4 milhões de assinantes. Hoje, esse número chega a mais de 21 milhões de assinantes na América Latina e Estados Unidos, com ampla e detalhada cobertura, e em contexto sobre os sucessos que comovem a região e o mundo. O canal se caracterizou por sua excelência em jornalismo, seus valores éticos, independência, equilíbrio, imparcialidade, credibilidade, profissionalismo, seu compromisso com a audiência e sua inovação ao distribuir conteúdo através de novas plataformas.

“Orgulhamos-nos de celebrar nosso décimo aniversário, que marca a historia do jornalismo televisivo em Espanhol”, comenta Christopher Crommett, vice-presidente sênior da CNN en Español. “A CNN en Español tem sido a referência entre uma audiência latino-americana fiel e mais recentemente nos Estados Unidos. Inclusive, chegamos em certos horários no Canadá, Espanha e Japão. Agradecemos a confiança que a audiência vem depositando em nós durantes estes dez anos e iremos nos empenhar para servir melhor ao exigente público que nos sintoniza”.

Um ano para celebrar - Comemorando seu aniversario, a CNN en Español apresentará durante o ano de 2007 uma série de iniciativas e programas especiais sobre os acontecimentos e personalidades importantes dos últimos 10 anos e as tendências que se antecipam.

Nesta semana foi lançado um logotipo comemorativo dos dez anos do canal, além de entrevistas com figuras influentes.

Em 15 de março, às 22h, será transmitido o programa especial 10 Años de CNN en Español – América Latina, apresentado por Patricia Janiot – principal apresentadora do canal, que trabalha na CNN en Español desde 1992 – no qual se destacam os eventos mais relevantes da década passada na região, incluindo a libertação dos reféns na residência do embaixador japonês do Peru; a batalha judiciária pela extradição de Pinochet de Londres; desastres naturais, entre eles o furação Mitch, o terremoto na Colômbia e as inundações na Venezuela e a cobertura das disputas políticas no México, Venezuela, Argentina, Bolívia e Equador.

O programa mostrará também como o futuro chegará a América Latina, através dos olhos de seus repórteres, assim como as expectativas e previsões para os próximos 10 anos em temas como o aquecimento global, as crises energéticas, a mudança social, a expansão dos mercados e as novas alianças econômicas na região.

No dia 17 de março, às 22h, outro especial – América Latina y EE.UU.: Políticas de Rencor – informará sobre a influência do conflito do Oriente Médio, em particular a guerra no Iraque, os sentimentos anti-americanos na região e como isto afeta as relações com Washington em momentos em que novos governantes, em vários países, seguem distintos caminhos ideológicos. Também, se difundirá uma série de reportagens especiais durante o ano, recordando importantes notícias desde 1997, incluindo a morte de Madre Teresa de Calcutá.

A série de programas comemorativos continua com um especial sobre negócios, em abril, esportes, em maio, tecnologia, em junho, entretenimento, em julho, finanças pessoais, em agosto, medicina, saúde e família, em setembro, negócios mundiais, em outubro, moda, em novembro e notícias mundiais, em dezembro.

CNN en Español: pioneira em notícias 24 horas por dia - O que se iniciou em 1988 como um serviço limitado de notícias em Espanhol, evoluiu para um canal de notícias 24 horas. Em maio do mesmo ano, a CNN começou a produzir noticiários de meia hora por dia, para distribuição principalmente nos Estados Unidos.

Em 1993, a CNN ampliou suas operações em Espanhol para quatro noticiários diários de meia hora, depois a seis, e começou a se concentrar mais no crescimento do mercado da televisão paga na América Latina. Estes seis noticiários formaram o núcleo do canal totalmente em Espanhol durante as 24 horas do dia, lançada em 1997.

Em 29 de março de 1993, os serviços de notícias se estendem para rádio, com a CNN Radio Noticias, a precursora da CNN en Español RADIO, que fornece noticiários independentes ao vivo, a cada hora, para afiliadas nos Estados Unidos e América Latina. Hoje em dia, também oferece material de áudio em formato mp3 através de A la Carta, um site para afiliadas que inclui mais de 200 informações diárias, notas sobre atualidades, trechos de entrevistas com personalidades e reportagens exclusivas. A CNN en Español RADIO é o único serviço de notícias por rádio em Espanhol deste tipo e serve a mais de 45 afiliadas nos Estados Unidos e mais de 15 redes e afiliadas independentes na América Latina.

Dois anos depois do início do canal de TV 24 horas, a CNN en Español lançou um sinal separado para o México, que transmite Noticias México, um programa em horário nobre apresentado por Patricia Janiot, dedicado a cobrir importantes acontecimentos para os telespectadores mexicanos. Também criou a Infocinta, uma faixa informativa com profundidade para o México. Em 2005, a CNN en Español lançou o primeiro programa regular de entrevistas do canal, Aristegui, que se transmite diretamente de seus estúdios, na capital mexicana.

O ano de 2006 marcou a história do canal pela cobertura de 12 eleições presidenciais na América Latina, além da realização de um ciclo de Debates Presidenciais com os candidatos na Nicarágua, Colômbia e Equador, que seguiu para Santiago, Chile, ao fim de 2005.

Uma década depois… mais que nunca a vanguarda -Com credibilidade e eficiência cada vez maior, a CNN en Español se especializa na cobertura ao vivo de notícias do último momento e reportagens instantâneas de sucessos importantes ao redor do mundo. Sua programação conta com noticiários de 30 minutos, seguidos de um resumo das notícias de 90 segundos e logo depois, programas especializados de meia hora sobre esportes, negócios, finanças pessoais, cinema, entretenimento, tecnologia, golfe, estilo de vida e desenho, vida familiar, saúde, viagens e um resumo de informações de outros canais do mundo.

A CNN en Español conta com uma equipe de jornalistas bilíngües em Atlanta e uma extensa rede mundial de repórteres que fala Espanhol nos escritórios permanentes em Buenos Aires, Havana, México, Jerusalém, Miami, Nova Iorque, Washington e Los Angeles, tecnologia de vanguarda para a compilação, produção e apresentação de notícias.

A CNN en Español anunciou este mês o lançamento do portal de notícias financeiras CNNExpansión.com, que segue ao serviço de telefonia celular (SMS - serviço de mensagens curtas) no México; vídeos com informações nos sites em Espanhol do Yahoo!; streaming vídeo para celular; disseminação de notícias através do Newsource para a televisão aberta na América Latina, com vídeo limpo, sem sobreposições e com som original, sinal digital e respaldo de 24 horas; e um Micronoticiero apresentado pelos âncoras da CNN en Español, produzido diretamente para as estações afiliadas diretamente dos estúdios em Atlanta.

Principais Coberturas: A CNN en Español tem feito a cobertura de notícias em diversas ocasiões, sendo o único canal que transmite diretamente os acontecimentos internacionais de último momento em espanhol. Entre as principais coberturas estão: O histórico ano das eleições na América (2006) | . As eleições no México, em 2 de julho de 2006, impugnadas pelo principal candidato da oposição | . O devastador tsunami no sul da Ásia e o furação Katrina em Nova Orleans | . Os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, além das repercussões na América Latina | . Reportagens diretamente da frente de batalha no Iraque e no Afeganistão | . A crise econômica e política na Argentina | . A “revolução pacífica” de Hugo Chávez na Venezuela | . O futuro de Cuba depois da doença de Fidel Castro |.As copas mundiais de futebol, séries mundiais de beisebol e outros grandes eventos esportivos | . O discurso de chegada do Papa João Paulo II na zona de guerra da Bosnia-Herzegovina, com tradução simultânea de servo-croata para español.

. Entrevistas exclusivas com atores, entre eles: Johnny Depp, Philip Seymour Hoffman, Jennifer Aniston, Jessica Alba, Jennifer López, Charlize Theron, Harrison Ford, Hugh Grant, Matt Damon, Pierce Brosnan, além do elenco de O Senhor dos Anéis.

. Entrevistas com figuras da música como Ricky Martín, Shakira, Marc Anthony, Gloria Estefan, Enrique Iglesias, Julio Iglesias, Luis Miguel, Fito Páez, Rubén Blades, Jon Bon Jovi, Maná, Miguel Bosé, Alejandro Sanz e Gustavo Santaolalla.

A CNN en Español, primeira rede independente da CNN produzida com 24 horas de notícias em um idioma que não o inglês, é atualmente vista em mais de 14 milhões de lares por cabo e DTH na América Latina, e por uma audiência de 3,3 milhões nos Estados Unidos. A rede oferece cobertura contínua de notícias, com entradas ao vivo apoiadas por análises profundas dos fatos, informações sobre o mercado financeiro e de negócios no mundo inteiro, previsão do tempo no globo, esportes e programas especializados sobre temas como saúde, tecnologia, viagens e entretenimento. | www.CNNenEspanol.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira