Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/01/2009 - 09:12

Governador do Rio participa da 39ª edição do Fórum Econômico Mundial, em Davos


Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, participa, da 39ª edição do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Em palestras, ele espera dar visibilidade internacional a ações sociais e de Segurança Pública realizadas pelo estado. Exemplos, como a ocupação no morro Santa Marta, na Zona Sul, serão citados às platéias compostas por líderes políticos e empresariais de 96 países.

O governador irá acompanhado do secretário de Fazenda, Joaquim Levy, cujo empenho assegurou o Rio como sede da edição latino-americana do Fórum, em abril.

Além do morro Santa Marta - livre do tráfico, desde que iniciada a ocupação policial no local -, Cabral falará de outros investimentos em Segurança, como as intervenções nas comunidades da Cidade de Deus e do Batan, na Zona Oeste.

Ele explicará ainda que a ocupação social (com construção e equipamento de creches, escolas, áreas de lazer, unidades de saúde) será feita numa parceria entre os governos estadual, municipal e federal. Recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, serão usados para este fim.

O governador deixará claro resultados positivos, como os citados acima. Entretanto, ele também dirá que as ações devem ser permanentes e que muito ainda precisa ser feito para livrar a sociedade de traficantes e milicianos e para que moradores de comunidades carentes tenham mais conforto e tranquilidade.

Durante o Fórum, Sérgio Cabral discutirá, ainda, temas como as iniciativas do estado no enfrentamento das mudanças climáticas globais, a governança das cidades em tempos de crise e os desafios da mobilidade urbana.

A partir de seus relatos, Cabral espera atrair ainda mais as atenções para a edição latino-americana do encontro, no Rio, de 14 a 16 de abril, sob o tema "Enfrentando a desaceleração, Reformas para o futuro".

Fórum - O assunto da 39ª edição do Fórum Econômico Mundial é "Remodelando o Mundo no Pós-Crise". O Fórum contará com mais de 2.500 participantes de 96 países, além de 41 chefes de estado ou de governo. O encontro está dividido em seis eixos temáticos, que estão em alta na agenda global em 2009. São eles: Promoção da Estabilidade no Sistema Financeiro e a Retomada do Crescimento Econômico Mundial;

Governabilidade Global, Regional e Nacional no Longo Prazo;

Desafios da Sustentabilidade e Desenvolvimento / Delimitação dos Valores e Princípios para uma liderança no Mundo Pós-Crise;

Aceleração da próxima onda de crescimento através da inovação, Ciência e Tecnologia;

Compreensão das Implicações nos Modelos de Negócios Empresariais.

O Fórum Econômico Mundial é uma organização internacional independente, sem fins lucrativos, e opera como um espaço de discussão que reúne líderes mundiais, intelectuais, representantes de ONGs e personalidades do mundo empresarial.

Cabral buscará investimentos na Holanda - O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, reuniu-se no dia 28 de janeiro (quarta-feira), com o primeiro-ministro da Holanda na estreia do 39º Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

Jan Peter Balkenende disse a Cabral que o estoque de investimentos da Holanda no Brasil é hoje quatro vezes maior do que o destinado à China. E se mostrou interessado na economia fluminense.

Em 4 de março, o primeiro-ministro visitará o Rio e o governador com uma comitiva de empresários holandeses. E, entre 10 e 15 de junho, Cabral irá à Holanda numa missão empresarial com a Firjan em busca de novos investimentos para o estado.

À noite, o governador participou do jantar de abertura do Fórum em homenagem ao primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, cujo discurso abriu o encontro. Nesta quinta-feira (29/01), Sérgio Cabral vai discutir com governadores e prefeitos de outras partes do mundo questões relacionadas à mobilidade urbana. Também está agendado um encontro com a prefeita de Milão, Letizia Moratti, entre outros compromissos. [Foto: O governador Sérgio Cabral e Jan Peter Balkenende]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira