Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/01/2009 - 09:37

Girolando apoia fórum sobre meio ambiente


Ministro vai ouvir sugestões dos produtores.

Associação Brasileira dos Criadores de Girolando garante apoio à realização do Fórum de Legislação Ambiental – Aplicação e Sustentabilidade, que acontece dia 9 de fevereiro em Uberaba (MG).

A promoção leva a assinatura do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, da Federação da Agricultura de Minas Gerais (Faemg), e do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.

Já confirmaram presença, entre outros, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes; os secretários de Estado de Minas Gerais, José Carlos Carvalho (Meio Ambiente) e Gilman Viana Rodrigues (Agricultura, Pecuária e Abastecimento); a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora democrata Kátia Abreu, e o presidente da Faemg, Roberto Simões.

Objetivo do fórum – segundo os promotores do evento, é discutir a questão ambiental e apresentar propostas do setor produtivo para a formatação de políticas públicas voltadas para o meio ambiente, tanto na esfera federal quanto estadual.

“Temos que buscar uma preservação ambiental sustentável – para todos os lados, de forma que o meio ambiente saia ganhando, mas, sem prejudicar o processo produtivo” – avalia o presidente da Girolando, José Donato Dias. De acordo com ele, existe uma tendência, quase generalizada, de se imaginar que o meio ambiente não é uma preocupação dos produtores. “Trata-se de uma premissa totalmente falsa” – destaca José Donato.

Segundo o dirigente da Girolando, o produtor rural é sensível às questões ambientais, e, sem alardes, está sempre atuando na defesa da qualidade de vida. “O que não agrada aos produtores é a radicalização de algumas medidas, que acabam beneficiando apenas um lado, em detrimento da produção” – ressalta José Donato.

Entre os temas que estão provocando insatisfação no campo, e devem receber abordagem no fórum de Uberaba, está a política nacional sobre reserva legal. A lei diz que é preciso deixar uma parte da vegetação natural em cada propriedade rural para que o ecossistema seja protegido. Os ruralistas contestam os índices que são obrigados a reservar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira