Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/01/2009 - 10:23

IBS discute crise com o presidente Lula

O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS) esteve reunido hno dia 29 de janeiro (quinta-feira), em Brasília, com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para tratar da situação e perspectivas do setor diante da crise mundial e seus impactos no País. Foi enfatizado pelo IBS que a perspectiva de crescimento do mercado interno é o principal diferencial que o Brasil apresenta em relação à maioria das grandes economias, muitas já em recessão. Para isto, no entanto, é necessário que seja preservado e incentivado através de novas medidas de apoio aos investimentos e ao consumo, além de mais apoio contra as importações desleais.

André Johannpeter, presidente em exercício do IBS, esclareceu que a siderurgia brasileira reconhece o esforço do Governo no combate aos efeitos da crise econômica mundial através de iniciativas diversas para apoio à liquidez do sistema financeiro, desoneração tributária de alguns setores, além de outras medidas, objetivando propiciar ao sistema bancário, em particular ao BB, CEF e BNDES, maiores recursos e melhores condições para financiamento dos investimentos e das operações de setores importantes da nossa economia. Esclareceu, no entanto, que o setor considera necessário que sejam ampliados os cortes de juros e a desoneração tributária dos investimentos, consumo e exportações e substancial melhoria nos mecanismos de recebimento e/ou compensação de créditos tributários das empresas.

Sem a previsão de demanda dos principais setores consumidores pela instabilidade do mercado, o IBS não fez as projeções para 2009. Registrou, porém, a existência de sinais no mercado internacional do início de reversão do quadro negativo apresentado nos últimos meses de 2008. Quanto ao mercado interno, a expectativa é de que através dos efeitos das medidas já aprovadas e da implementação de novas que vêm sendo solicitadas pelos setores, seja possível, já a partir de março, obter reversão do quadro atual.

O setor siderúrgico brasileiro fechou 2008 com produção de 33,7 milhões de toneladas, 0,2% a menos do que em 2007. Essa queda foi resultado das paralisações totais ou parciais de algumas usinas para programas de manutenção já agendados ou antecipados justamente pela queda do mercado.

Ainda assim, devido ao bom desempenho registrado de janeiro a outubro, as vendas internas, 21,8 milhões de toneladas de produtos siderúrgicos, apresentaram crescimento de 6% sobre o ano anterior. As exportações (9,3 milhões de toneladas) caíram 10,9% principalmente pela prioridade das empresas para atendimento ao mercado interno devido ao forte crescimento observado até o 3º trimestre. Os investimentos da siderurgia em 2008 totalizaram US$ 4,3 bilhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira