Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/01/2009 - 11:42

Estudo inédito desenvolvido por especialista gaúcha preserva as diferenças individuais nas equipes de trabalhos e dita nova ordem para o mundo dos neg

A soma das diferenças, além dos conhecimentos e habilidades individuais faz com que empresas alcancem seus objetivos. A afirmação da psicóloga relacional Cláudia Guglier evidencia uma nova forma de valorizar o indivíduo nas equipes de trabalho e nas cansativas dinâmicas de grupo.

Teorias ultrapassadas de que pessoas com determinados traços de personalidade deva ser suprimida do grupo por ela não se adequar ao perfil da empresa cede lugar a novos paradigmas entre os gestores mais preocupados em reter talentos. Para Cláudia, que é mentora de uma metodologia diferenciada que une medicina tradicional chinesa com a psicologia de Gestalt – o Método Sheng - as diferenças são a chave do sucesso no mundo dos negócios.

A psicóloga esclarece que a visão chinesa de crescimento parte do modelo dos cinco elementos (madeira, fogo, terra, metal e água) para formar sistemas de funcionamentos. Este modelo contempla um elemento ou aspecto de força hábil diferente para cada integrante que compõe um todo, e é o que estabelece a lei de complementaridade.

“O conhecimento milenar chinês indica que a intervenção a partir da dinâmica dos cinco elementos é eficiente para quase todo o tipo de necessidade. Ela clareia o foco, equilibra o movimento a favor da necessidade, reforça a relação de apoio ao invés de competição, trabalha positivamente as diferenças individuais e diminui os conflitos”, explica Cláudia.

Segundo a especialista, como o ser humano usa o que lhe é hábil e forte e não o que lhe é deficiente, esta característica se torna fundamental para o grupo na conquista dos resultados. “Os opostos não medem força para dominar, sai do formato linear de executar ações e tarefas para dar lugar à complementação de forças naturais”, reitera.

Portanto, atenção gestores: as diferenças individuais enriquecem o grupo. Essa será a nova ordem entre os administradores ávidos por metas mais ousadas.

A especialista - Cláudia Guglieri é psicóloga relacional ou gestáltica (relativa à teoria de Gestalt), especialista em Medicina Tradicional Chinesa, idealizadora da Terapia Sheng das Nove Personalidades. Graduada em Psicologia com ênfase em Psicossomática, pela PUC/RS, e formada em Medicina Tradicional Chinesa, pelo Instituto Sohaku-in – Centro de Terapia Integrada do Rio de Janeiro. Coordenou o grupo de atendimento interdisciplinar do Centro Caris Saúde de Porto Alegre por oito anos e atua, desde 1992, com terapias corporais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira