Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/01/2009 - 11:46

Indústrias terão de se adaptar a tempos difíceis

Queda na demanda e crise econômica preocupam empresários, mas Grant Thornton International vê chances de crescimento.

Depois de uma grande expansão entre 2003 e 2007, as indústrias estão prevendo tempos difíceis, de acordo com pesquisa da Grant Thornton International (GTI), representada no Brasil pela Terco Grant Thornton. As empresas dizem que, além de uma queda na demanda, a turbulência do mercado financeiro também é motivo de preocupação.

No Brasil, o estudo mostra que 50% das indústrias ouvidas (100 de São Paulo, 25 do Rio de Janeiro e 25 de Salvador) exportaram em 2008, contra 39% em 2007. Mas as exportações caíram, globalmente, de 63% para 59% em 2008, o que pode sinalizar uma mudança de tendências para o próximo ano.

“Este ano, o empresário deverá avaliar e estar atento às oportunidades, como a maior competitividade que a taxa de câmbio traz, mas também analisar os efeitos de maior concorrência vinda do desaquecimento de transações locais em alguns países, o que deverá reduzir os preços nominais de certos produtos”, explica André Viola Ferreira, sócio da Terco Grant Thornton.

Alex MacBeath, líder global da Grant Thornton International para assuntos ligados a empresas de capital fechado, diz que “os próximos 12 meses serão os mais difíceis das últimas décadas”. As empresas de capital fechado representam 98% dos negócios do mundo e são consideradas o grande motor da economia global.

Por causa de todos estes aspectos, a Grant Thornton recomenda que as indústrias se preparem para este ano. Pois, agindo corretamente e com rapidez, poderão superar a crise. “Elas precisam estar alertas para encontrar oportunidades de expansão e, mais uma vez, a qualidade e agilidade são determinantes”, diz André Viola Ferreira. “Pesquisas e marketing também podem ser um diferencial positivo”, diz Alex MacBeath. “Com isso, a empresa terá um posicionamento claro e terá uma grande chance de crescimento no futuro”, explica.

Terco Grant Thornton - Há 27 anos no Brasil, a Terco Grant Thornton é a 5ª maior empresa organização de auditoria e consultoria do país. Conta com mais de mais de 650 profissionais e possui 1.150 clientes ativos. Em 2008, registrou um crescimento de 25% em seu faturamento em relação ao ano anterior. Com sede em São Paulo, possui escritórios no Rio, em Salvador, Goiânia e Belo Horizonte.

A Terco Grant Thornton é uma firma membro da rede Grant Thornton International Ltd (Grant Thornton International). A Grant Thornton International e suas firmas membro não constituem uma única firma global. Cada firma membro presta seus serviços de forma juridicamente independente.

Considerada uma das maiores organizações de auditoria e consultoria do mundo, a GTI tem 28 mil profissionais, espalhados em uma centena de países e registrou faturamento global de US$ 4 bilhões em 2008.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira