Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/01/2009 - 08:49

ALATS lança certificação em teste de software para empresas e áreas de negócio

Creditação de competência auxiliará as organizações a atenderem aos requisitos do mercado globalizado.

Visando proporcionar às empresas e às áreas de negócio a capacitação na realização do teste de software exigida pelo cenário corporativo atual, a ALATS (Associação Latino-Americana de Teste de Software), única entidade da América Latina voltada para a disseminação das melhores práticas do segmento, lança no BRATESTE (2º Seminário Brasileiro de Teste de Software), que será realizado entre os dias 12 e 13 de março, em São Paulo, o programa de certificação MPT (Melhoria de Processo de Teste), destinado às instituições que executam o processo ou a prestação de serviço.

Diante da necessidade cada vez maior das companhias por sistemas de informação ágeis, seguros e estratégicos para os negócios, o teste de software cumpre um papel fundamental para a criação e gestão desse ambiente. Com o aumento da demanda por processos que agreguem qualidade ao produto e antecipem a descoberta de falhas e incompatibilidades nos projetos, o país vem se profissionalizando para acompanhar a constante evolução tecnológica a que o meio corporativo está atrelado.

Para apoiar o aprimoramento das condições de trabalho na área e a consolidação do Brasil como referência mundial no desempenho da função, a ALATS criou a CBTS (Certificação Brasileira de Teste de Software) que atesta a qualificação dos profissionais. Hoje já são cerca de 400 brasileiros certificados pela CBTS que são valorizados em sua carreira.

A avaliação da qualidade do software transformou-se em uma operação em série, que demanda profissionais, metodologias e ferramentas especializadas e etapas bem definidas e documentadas. Por demandar um investimento alto em pessoal e instrumentos específicos e ter um caráter sazonal, a atividade tem sido muitas vezes terceirizada pelas companhias a fim de garantir a produtividade e a eficiência desejadas.

No país operam cerca de 15 fábricas de teste e a tendência é de crescimento, no entanto é grande a carência por pessoas e infra-estrutura para suportar os altos requisitos do mercado. A automatização da produção permite que os componentes para a execução dos testes sejam reutilizados, reduzindo custos de produção e manutenção e obtendo ganhos de velocidade nas aplicações. “Esse atestado de capacitação será fundamental para o para as organizações alcançarem a excelência no trabalho exercido e serem devidamente reconhecidas”, considera Emerson Rios, presidente da ALATS.

Apesar da nova visão que está se estabelecendo a respeito da importância da validação das soluções, muitas companhias ainda não adotam e até mesmo desconhecem as normas e os modelos para controle do ambiente de TI. “Essa mudança teve início em 2002 com o surgimento da ALATS e atualmente está em expansão, pois os empresários estão se conscientizando da complexidade dos softwares atuais e dos riscos que a falta de indicadores de performance pode gerar”, explica Rios.

Com a alta interatividade da internet, a facilidade de conexão entre localidades distantes e a extrema competitividade global, tornou-se comum que o desenvolvimento e o teste de software ocorressem em países diferentes. “O Brasil tem grande potencial para centralizar diversos projetos internacionais devido à mão-de-obra barata e ao incentivo que existe para a qualificação de pessoas e companhias”, ressalta ele.

Perfil da ALATS - A ALATS é uma entidade sem fins lucrativos que foi criada com a finalidade de reunir profissionais das áreas de teste de software com o intuito de servir de apoio à troca constante de informações objetivando a melhoria dos processos de teste, mantendo a sua integração com o processo de desenvolvimento de aplicações. A participação na ALATS é aberta a todos os profissionais e empresas que tenham interesses nas áreas de teste de software.

A ALATS tem por objetivo divulgar as melhores práticas de teste de software de forma a permitir a evolução de toda a comunidade envolvida neste trabalho, e para isso, promove eventos, tais como, cursos, seminários, congressos, grupos de trabalho, workshops, comitês de inovação, além de divulgar oportunidades de trabalho. A idéia é sempre fomentar o debate que permitirá a troca constante de conhecimentos entre a comunidade latino-americana de teste de software.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira