Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/01/2009 - 08:49

NSI consolida reestruturação comercial e cresce 25% em 2008

Após fechar contratos com empresas como GE Healthcare, Toshiba Medical, Novelis, DHB, Tilibra e Momentive, empresa acredita que manterá o ritmo de crescimento em 2009.

A NSI – New Soft Intelligence consolidou no ano passado um ambicioso plano comercial e de marketing baseado em três pilares: renovar processos, modernizar a marca e melhorar os canais de comunicação com o mercado. O resultado de pouco mais de um ano de trabalho sob a nova filosofia se reflete no balanço de 2008: são 40% de crescimento em volume de projetos e 25% em faturamento.

“Tudo que planejamos em 2007 e investimos em 2008 se concretizou no retorno e no cumprimento de todas as metas. Posso dizer que atingimos nosso objetivo”, avalia o gerente de Desenvolvimento de Negócios, André Barros.

A NSI, especializada no desenvolvimento de softwares para a gestão de operações e processos de comércio exterior, proprietária da marca eComex Suíte, fechou importantes contratos em 2008. Com base nos dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), aproximadamente 15% das operações de comércio exterior do País são gerenciadas pelo aplicativo eComex Suíte. “Esse número nos dá uma referência do nosso posicionamento no mercado e é o ponto de partida para atingirmos um crescimento expressivo nos próximos anos”, comenta Barros.

A GE Healthcare contratou os módulos importação, exportação e depósito especial. A implantação do projeto começou no início de 2008 na unidade de São Paulo. Por decisão da GE Corporate, em outubro foi determinado que o sistema iria operar a partir da matriz, nos Estados Unidos. “Tivemos praticamente que recomeçar o trabalho, que será concluído este ano”, explica o executivo.

A NSI será também a responsável pelo sistema que operará na nova fábrica da GE em Contagem (MG), que será inaugurada este ano. No local serão implantados os módulos de importação, exportação e drawback.

No mesmo segmento, a Toshiba Medical, que implantou o ERP JD Edwards (aplicativo de propriedade da Oracle), contratou os módulos de importação, exportação, câmbio e depósito especial para a unidade de São Paulo, que passam a operar a partir de março de 2009.

No início de fevereiro, a NSI espera colocar em funcionamento os módulos de exportação e importação na fábrica da Momentive Performance, empresa de partículas cerâmicas e silicone instalada em Itatiba (SP). O projeto de substituição do antigo sistema começou em outubro de 2008. Um terceiro módulo, o drawback, começa a operar em março.

Em dezembro do ano passado, os módulos importação, exportação e drawback do eComex Suíte começaram a gerenciar os processos de comércio exterior na DHB, fabricante de direção hidráulica com sede em Porto Alegre (RS). Até março de 2009 será concluída a segunda fase do projeto, com a integração ao sistema SAP. Março também é o mês em que o projeto da Tilibra entrará em operação, com os módulos de importação e câmbio.

Entre os maiores negócios fechados pela NSI em 2008 está o da fabricante de laminados de alumínio Novelis. Deverão entrar em operação entre abril e maio desse ano os módulos de importação, exportação, drawback, câmbio, workflow e o portal (nova ferramenta de análise de indicativos de performance). “Nesse caso, ganhamos a concorrência por termos um pacote completo e de tecnologia 100% compatível com o ERP que também está sendo implantado”, explica o gerente da NSI.

O aprimoramento tecnológico da NSI também foi reconhecido em 2008 com o Prêmio Dell de Excelência em Tecnologia. Além da premiação em soluções e serviços, os executivos foram à sede da companhia, nos Estados Unidos, e tiveram a oportunidade de conhecer o CEO da Dell Inc., Michael Dell.

Perspectivas otimistas – Em 2009, a NSI espera repetir o crescimento de 2008, cerca de 25% em faturamento. Além dos contratos firmados, a empresa tem outros 16 negócios em fase avançada de entendimentos. Em janeiro, firmou parceria com a WTM do Brasil, uma consultoria de comércio exterior sediada em Itajaí (SC), para ampliar a base de prospecção de negócios.

Este ano, os investimentos se concentrarão em pesquisa e desenvolvimento (P&D), aperfeiçoamento de pessoal, marketing e na continuidade do projeto de fortalecimento do departamento comercial, inclusive com a ampliação da equipe.

“Vamos continuar planejando e tomando medidas com risco calculado, claro. Mas não podemos parar diante de um cenário econômico incerto, senão não conseguimos evoluir”, declara Barros. “Muitas empresas já têm recursos reservados para 2009 e darão seqüência aos seus projetos, ainda que com mais critério. O software passa a ser uma ferramenta fundamental para melhorar os controles e liberar pessoal para focar no negócio principal de suas companhias. Agora é hora de investir em áreas que melhorem o resultado da empresa”.

NSI - A NSI – New Soft Intelligence foi fundada em 1986 em Limeira (SP), é especialista em comércio exterior e desenvolve sistemas para a gestão de operações e processos nesta área. O aplicativo eComex Suite é capaz de informatizar e integrar as diversas áreas envolvidas nas operações. Está dividido em 4 módulos principais: Exportação, Importação, Drawback e Câmbio, além de módulos específicos para regimes especiais como Depósito Especial (DE), Recof, ZFM e módulos para otimizar a gestão e controle dos processos como ECOMEX Workflow, ECOMEX Outlook e ECOMEX Remote.

Operando com versão controlada (ou versão única), o eComex Suíte oferece aos usuários novos releases (versões) com agilidade e sem custo adicional, além da manutenção anual.

Parceira da Oracle do Brasil há 15 anos, a NSI foi a primeira empresa no País a integrar um aplicativo de gestão de comércio exterior ao ERP da Oracle, o Oracle Ebusiness Suite. Também foi pioneira na integração com o ERP alemão, SAP, em 1996.

Entre os clientes da NSI estão Vale, Fiat, Magneti Marelli, CNH, Rede Globo, Abril, Bosch, Starrett, Cofap, Xerox, FAG, Continental, Epson, Del Monte, Politeno, Hypercom, Romi, TBM, Iveco, Cooxupé, Albras, Alunorte, TAM, Portobello, Vitopel, GOL, GE Healthcare, Líder, V&M, Siem Consub, Subsea 7, Tractebel Energia, Sumidenso do Brasil e Colorcon.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira