Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/01/2009 - 09:05

'Clínica da Alegria' busca voluntários na UFF

Projeto social que assiste doentes do Hospital Antônio Pedro quer atrair calouros durante o Programa de Acolhimento Estudantil.

A Clínica da Alegria, que leva brincadeiras e muita animação a crianças e idosos em hospitais, asilos e abrigos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, vai participar da terceira edição do Programa de Acolhimento Estudantil (PAE), que a Universidade Federal Fluminense (UFF) promoverá nos dias 4 e 5 de fevereiro para receber seus calouros. O objetivo é recrutar novos voluntários para participar das atividades do grupo, formado hoje por 15 pessoas- a maioria jovens estudantes ou profissionais recém-formados, moradores de Niterói e do Rio de Janeiro.

Esta é a segunda vez consecutiva que a Clínica da Alegria é escolhida, entre os mais de 20 grupos de voluntários que atuam no Hospital Universitário Antônio Pedro (instituição ligada à UFF), para participar do PAE. Em sua tenda durante o evento, o grupo montará um camarim onde os candidatos a voluntários poderão ser fotografados vestindo fantasias de palhaços - as mesmas com os quais os integrantes da Clínica da Alegria se apresentam nas instituições. Cada alunoque se inscrever como voluntário durante o PAE levará três fotos gravadas em CD.

"A idéia é que eles experimentem a sensação de levar alegria a quem precisa muitas vezes apenas de um sorriso para se recuperar ou acreditar na própria cura", afirma Fernanda Magalhães Cabral, 25 anos, enfermeira, atriz e presidente da Clínica da Alegria. Ainda durante o PAE 2009, em um telão montado entre as tendas, será exibido o documentário "Voluntários do Riso", em que estudantes de Jornalismo da Unicarioca mostram a história e evolução do grupo.

Sobre o PAE - O PAE foi criado em 2007 pela Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (Proac) com o objetivo de recepcionar os calouros da UFF de forma calorosa e divertida, apresentando-os ao meio universitário por meio de diversas atividades, além de divulgar projetos desenvolvidos no meio acadêmico. Em 2009, mais uma vez, o PAE repetirá o sucesso dos anos anteriores, porém, desta vez com a participação de diversos outros projetos que aderiram ao programa, com a presença de alunos e professores. A recepção será marcada pela tradicional festa, com DJ, gincana cultural, sorteio de brindes e um kit-presente para os primeiros colocados.

"É uma grande honra para nós participar pela segunda vez deste evento como entidade convidada. Somos o único projeto independente que estará presente, com a oportunidade de mostrar o nosso trabalho e conquistar novos integrantes", completa Fernanda. Atualmente, entre os voluntários que participam efetivamente das atividades da Clínica da Alegria, estão uma aluna de Enfermagem, uma estagiária e uma funcionária da Reitoria da UFF, todas "recrutadas" durante o PAE do ano passado. "Este ano queremos inscrever pelo menos 30 candidatos a voluntários", ressalta a presidente do grupo.

Treinando para ser palhaço - Vida de palhaço - assim como a de universitário - não é só festa e diversão. É preciso estudo e dedicação. Afinal, "seja qual for o caminho escolhido, mesmo o de palhaço, a pessoa tem que estudar muito", já dizia Renato Aragão. Assim, os novos voluntários da Clínica da Alegria devem passar por testes e um treinamento de dois meses, que envolve desde noções de teatro até técnicas de lavagem das mãos para evitar infecções durante o contato com os pacientes.

"Nem todos têm estrutura psicológica para entrar num hospital, tocar um doente. É preciso testar as emoções para aprender a lidar com o outro", explica Fernanda. Formada em Artes Cênicas, é ela quem ministra as aulas de técnicas de teatro para os novos integrantes do grupo. "Quem entra no projeto deve saber que vai doar mais do que receber, mas a nossa maior recompensa é o amor com que as pessoas nos recebem", complementa.

O grupo também oferece apoio psicológico aos voluntários, para ajudá-los a enfrentar a dura realidade do ambiente hospitalar. Este atendimento é prestado pela psicóloga e também voluntária Ana Paula Lettieri. "Há casos em que um paciente vai a óbito enquanto estamos divertindo os colegas da enfermaria. E aí temos que manter o sorriso e a alegria para evitar que outros doentes sofram ainda mais", conta Fernanda.

Mais sobre a Clínica - Criada em 2001, a "Clínica da Alegria - Valorização da Vida pelo Sorriso" é o principal projeto da Ação Beneficente Sorriso e Vida (ABSV), ONG com sede em Niterói que desenvolve diversas atividades na Região Metropolitana do Rio. Somente em 2008, o grupo atendeu cerca de 6 mil pessoas em 16 instituições de saúde e assistenciais, além de comunidades carentes, nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e São João de Meriti. Neste sábado, dia 31 de janeiro, a partir das 14h, o grupo abre oficialmente a agenda de 2009, com a visita ao Hospital Antonio Pedro. No dia 13 de fevereiro, às 14h, o grupo estará no Hospital Getúlio Vargas Filho (Getulinho), também em Niterói.

História - A Clínica da Alegria é resultado da vivência de uma verdadeira família de voluntários, formada pela auxiliar de enfermagem aposentada Maria de Fátima Magalhães, 51 anos, e seus filhos, Fernanda e Vinicius. A idéia de criar a Clínica surgiu após assistir o filme "Patch Adams - O Amor é Contagioso", que conta a história real de um paciente que se torna médico de uma instituição para doentes mentais e utiliza métodos nada ortodoxos de tratamento. "Nossa proposta é levar uma mensagem de alegria, otimismo, esperança e carinho, que ajude os doentes a lidar com sua própria dor", explica Fátima, também conhecida como 'Amada', forma carinhosa com que trata amigos, voluntários e assistidos.

Doações - A ABSV funciona dentro da própria casa de Fátima, um modesto apartamento no Centro de Niterói, onde são realizadas as reuniões da Clínica da Alegria e que também serve de depósito para as doações. Sem qualquer ajuda oficial, o grupo conta com a solidariedade de voluntários - em sua grande maioria, pessoas físicas, amigos e ex-colegas de trabalho e de faculdade de Fátima e seus filhos. São coletados alimentos, leite em pó, roupas novas e usadas, kits de higiene (sabonete, pasta de dente, escova e toalha de rosto), fraldas descartáveis e geriátricas e outros artigos que são distribuídos durante as visitas aos doentes e internos carentes, muitos deles vindos de outras cidades ou distantes das famílias.

Festas temáticas - Além das visitas regulares durante o ano inteiro, o grupo promove festas temáticas em datas especiais, como Dias das Mães, dos Pais e das Crianças, Páscoa, Festas Juninas e Natal, em que são distribuídos brinquedos, chocolates e outros presentes, todos doados por amigos da Clínica da Alegria.

Um deles é o grupo Festa e Solidariedade, liderado pelos amigos Patricia Curvelo e João Amorim, que há cinco anos promove festas periódicas no Rio de Janeiro para arrecadar doações para o grupo. Outra fonte de arrecadação é a venda de souvenirs com a logomarca do grupo, como sabonetes, camisetas, mouse pads e outros.

Clínica da Alegria no PAE, Programa de Acolhimento Estudantil da UFF, dias 4 e 5 de fevereiro, das 12 às 18 horas, na Universidade Federal Fluminense, Rua Miguel de Frias, 9 - 2.º andar - Icaraí - Niterói - Rio de Janeiro, Telefones: (21) 2629-5068 / 2629-5067. Entrada: Gratuita.

Ação Beneficente Sorriso e Vida CNPJ – 09.443.423/0001-36, Rua Marques de Caxias 21 - 201 B - Centro - Niterói / RJ - CEP: 24030-050, Tel: (21) 2717-5367 // 9522-1507 // 9733-8718 | www.clinicadaalegria.blogspot.com // [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira