Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/03/2007 - 08:42

Cresce volume de softwares embedded desenvolvidos no Brasil

Com mais de 99,9 milhões de celulares em uso; 2,6 milhões de carros bi-combustível; aumento do consumo de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, o mercado de ferramentas de desenvolvimento embarcado registra incremento de 45% nas vendas.

A Anacom, tradicional distribuidora de sistemas para desenvolvimento de projetos eletrônicos, aponta um expressivo crescimento na utilização de sistemas embedded no Brasil. Para se ter uma idéia, houve um incremento de 45% nas vendas de ferramentas de desenvolvimento para tecnologia embarcada, como o Rhapsody. Rodrigo Ferreira, gerente da unidade embedded system da Anacom, explica que sistema embedded ou embarcado é aquele programa de software que comanda as funções dos aparelhos. “Esta tecnologia está presente nos celulares, nos carros, nos aparelhos eletroeletrônicos, eletrodomésticos e equipamentos bluetooth etc.”, acrescenta.

Outra peculiaridade do setor de “embedded system” é o aumento da complexidade dos códigos de desenvolvimento, o que fica bastante evidente se observarmos o incrível aumento do número de recursos disponíveis nos mais diversos equipamentos eletrônicos, que registraram expansão nas vendas. Segundo a Anatel, a base de assinantes da telefonia celular, em dezembro de 2006, chegou a 99,9 milhões. A venda de carros bateu recordes no ano passado. De acordo com a Anfavea – Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores – o número de carros licenciados no Brasil (que indica o volume de vendas), no acumulado de 2006, totalizou 1,928 milhão de unidades, sendo que os modelos bi-combustível fecharam o ano respondendo por 82% das vendas. Além disso, desde que a tecnologia foi introduzida, há quatro anos, f! oram vendidas 2,6 milhões de unidades flex.

Já a Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) estimava, em dezembro, crescimento de 12 a 14% no setor de eletroeletrônicos, no acumulado do ano passado.

Assim, no mesmo compasso, as indústrias de tecnologia embarcada, desenvolvimento de softwares e distribuidores também cresceram. Segundo Ferreira, o Brasil possui alto nível em desenvolvimento de sistemas e excelentes profissionais, permitindo ampliar a quantidade de projetos, mesmo os mais complexos, aqui desenvolvidos bem como, localizar e customizar sistemas desenvolvidos em outros países.

Além disso, o País ganhou a primeira unidade ‘Tape and Reel’, que grava estes programas e faz o empacotamento/enfitamento, já no formato adequado para a esteira de produção. A nova empresa, que nasceu no ano passado, é fruto de uma joint venture entre a Divisão de Gravação da brasileira Anacom e da americana MID America Tape and Reel.

Perfil da Anacom: Desde 1988, a Anacom oferece ao mercado brasileiro produtos para desenvolvimento de projetos eletrônicos. Com forte atuação em companhias que vão do SMB até grandes corporações, a distribuidora também se destaca com um portfólio composto por grandes fabricantes mundiais como, Cadence Design, Keil, LPKF, Lauterbach, I-Logix e QNX, que são líderes em suas respectivas áreas de atuação, não apenas pelas suas participações no mercado, mas principalmente por prover novas tecnologias. Informações adicionais: www.anacom.com.br | www.anacom.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira