Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/01/2009 - 09:51

Executivos apostam na redução de gastos com energia para driblar a crise em 2009

Pesquisa internacional indica que falta de flexibilidade é um dos pontos mais preocupantes à manufatura do Brasil .

A TBM Consulting, uma das mais importantes consultorias de gestão de processos do mundo, anuncia os resultados da “6ª Pesquisa Anual de Produtividade”. O estudo foi realizado com cerca de 1.400 executivos de empresas de médio e grande porte em seis importantes países industrializados: Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos, México e Reino Unido. Em 2008, o aumento dos custos da energia atingiu um novo nível de preocupação entre os executivos entrevistados. Este fato revela que a pressão geral com os gastos continua sendo a principal dificuldade dos fabricantes em todo mundo.

Realizada no 3º trimestre de 2008, a pesquisa conclui que o nível de ansiedade dos fabricantes com o aumento dos custos da energia mais do que dobrou em relação a 2007, o que gerou um compromisso ainda maior de eliminar o desperdício. "Mais de 50% dos entrevistados classificaram as 'pressões de custos' como o maior obstáculo ao sucesso empresarial para o ano que vem", afirma Carlos Louzada, diretor superintendente da TBM Consulting para a América Latina.

O estudo também revela que os executivos dos seis países procuram manter a participação no mercado e a vantagem competitiva durante o atual cenário de crise econômica. Para isso, adotam algumas medidas, entre elas: “melhoria da qualidade” (46%), “redução dos lead times” (45%) e “aumento do número de maneiras para manter um contato melhor com os clientes” (38%).

Para aliviar as pressões de custos e o aumento dos preços da energia, 59% dos executivos entrevistados na pesquisa da TBM Consulting afirmam que estão intensificando seus esforços para eliminar o desperdício. Com a iminência de uma recessão global, os fabricantes procuram maneiras criativas de colocar suas empresas em uma posição financeira que lhes permita suportar com sucesso essa tempestade econômica.

Em busca de melhorias para as empresas, 27% dos fabricantes consultados afirmaram que as maiores oportunidades estão na “melhoria da cadeia de valor”. Outras áreas que os entrevistados prevêem potencial são “programa de melhoria de negócios” (25%), “desenvolvimento e inovação de novos produtos” (18%) e "expansão do mercado” (16%).

A economia não entrou no caminho da produtividade - Apesar do turbilhão econômico, quase três quartos (72%) dos fabricantes dos seis países afirmaram que conseguiram ganhos de produtividade no ano passado e identificaram a melhoria contínua (lean) como principal fonte de aumento de produtividade (Alemanha – 67%, Brasil – 69%, Estados Unidos - 72%, França – 53%, México – 36% e Reino Unido – 63%).

De maneira semelhante ao ano de 2007, a resistência às mudanças, com cerca de 35%, continua sendo a maior barreira ao aumento da produtividade, seguida pela falta de liderança, com 15%, e pela falta de treinamento dos funcionários, com 11%.

Executivos brasileiros apontam flexibilidade como ponto mais fraco da sua mão de obra

Segundo dados da pesquisa realizada pela TBM Consulting, 25% dos fabricantes nacionais entrevistados indicaram a falta de flexibilidade como ponto crítico da manufatura do País.

Em seguida, a auto-análise apontou que a falta de pensamento inovador também é uma questão preocupante, sendo citada por cerca de 20% dos executivos.

Perfil da pesquisa - A pesquisa é conduzida anualmente pelo Instituto TBM para compreender as principais preocupações dos fabricantes em seis países industrializados do Ocidente. Este é o sexto ano em que a empresa conduz a pesquisa.

Perfil da TBM Consulting - A TBM Consulting é uma das mais importantes consultorias de gestão de processos do mundo. Foi fundada por Anand Sharma em março de 1991 na cidade de Durham, Carolina do Norte (EUA). No Brasil, a empresa está presente desde 1995 através de subsidiária. A empresa tem como objetivo ajudar aos clientes a obterem um trabalho perfeito - The Perfect Engine. Para tanto, a consultoria utiliza metodologia própria que engloba conceitos de LeanSigma. A TBM possui presença global com subsidiárias na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia, com destaque para seus escritórios da Índia e China.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira