Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/01/2009 - 09:54

Governador sanciona lei que aumenta atuação da Investe Rio

O governador Sérgio Cabral sancionou no último dia 30 de dezembro, a Lei 1.915/08 - que amplia a capacidade operacional e financeira da Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro - Investe Rio -, alterando dispositivos da Lei Estadual 3.517/00 que instituiu a agência. De acordo com a nova lei, a agência de fomento poderá também financiar empresas de grande porte, municípios fluminenses, empresas do setor de comércio e projetos de agricultura familiar.

As alterações na legislação vão permitir a agência ampliar sua atuação possibilitando incrementar as políticas de fomento do estado com sustentabilidade econômico-financeira, além de apoiar cada vez mais empreendimentos geradores de emprego, renda e qualidade de vida para a população fluminense.

Até então, a Investe Rio estava autorizada a financiar apenas micro, pequenas e médias empresas em projetos industriais, agropecuários, turísticos e de serviços. Com a nova redação, a agência poderá financiar grandes empreendimentos, empresas do setor de comércio varejista, projetos de infraestrutura capitaneados por municípios, bem como de agricultura familiar individual e coletiva . As modificações seguem as normas do Banco Central do Brasil (BACEN).

Segundo o presidente da Investe Rio, Maurício Chacur, a agência de fomento é a única instituição financeira do governo do estado voltada para financiamento de longo prazo e vinha recebendo diversas solicitações de grupos econômicos de grande porte para apoiar tanto projetos próprios quanto de seus fornecedores.

- Além disso, os municípios fluminenses vão poder contar com a Investe Rio para realizar obras de infraestrutura, como saneamento básico, por exemplo. Essa possibilidade é oportuna neste momento principalmente em função da queda no repasse dos royalties do petróleo, lembra Chacur.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira