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31/01/2009 - 09:57

Driblando a crise

Estratégias do comércio para superar a crise econômica.

A princípio, a crise econômica mundial é motivo de preocupação para o comércio brasileiro, já que os consumidores podem ficar mais receosos em gastar neste período de instabilidade, inclusive com a ameaça constante de cortes no mercado de trabalho. Mas, diante desse cenário nebuloso, alguns comerciantes arregaçaram as mangas e se anteciparam à crise, trazendo soluções para não perder espaço no mercado.

Nesse contexto, estão algumas lojas de vestuário, como a Woodlouse – multimarcas de roupas masculinas –, que começou o ano contratando funcionários. A aposta do proprietário, Carlos Aziz, é ampliar os diferenciais oferecidos aos clientes para melhorar ainda mais as vendas. Com isso, foram contratados alfaiates, reduzindo de 20 para 7 dias o tempo de ajuste de uma roupa. Além disso, foram feitos: · Renegociação e busca de novos fornecedores, dando a opção ao cliente de manter a qualidade com novos produtos | · Abertura da loja aos domingos, proporcionando mais conforto e agilidade para os clientes | · Diversificação do leque de produtos e serviços oferecidos | · Redução do Make-up, taxa de retorno de lucro do produto.

Uma importante observação do comerciante, que há 29 anos atua no mercado, é de que 2009 será o ano de se vender barato. Segundo Aziz, as pessoas estão refletindo mais sobre o valor do dinheiro. “Acabou a ciranda da bolsa...”, afirma.

Outra boa notícia é o desconto dado nas compras à vista, levando a um crescimento de 20% das vendas. “Atualmente, é mais importante ter o desconto à vista do que fazer pelo cartão de crédito”, destaca Aziz, que também celebra um início de ano mais positivo do que obteve em 2008.

Outras lojas - Além da Woodlouse, outros varejistas, também deste segmento, estão com estratégias diferentes para superar a crise econômica. A Ascona, loja de produtos variados em malharia, está buscando novos fornecedores para reduzir os preços de seus produtos.

Já a Cleotex, loja de lingerie, além de procurar novos fornecedores, está produzindo vários produtos que são vendidos na loja. Com isso, ela pode reduzir os preços e atrair os consumidores.

Perfil da Woodlouse - Inaugurada em 1969, a Woodlouse é hoje reconhecida por oferecer o melhor atendimento da região central. Conta com mais de trinta funcionários, cadastro com mais de seis mil nomes e o reconhecimento e respeito de seus clientes.

Entre as marcas oferecidas estão as mais famosas do mundo da moda masculina como: 2nd Floor, Aramis, Calvin Klein, Dormieul, Dudalina, Ellus, Fideli, Gerardo Andriello, Lacoste, La Martina, Loro Piana, Mandi, Polo Ralph Lauren, Ricci & Colella, The Brigde, Tommy Hilfiger, VR Menswear e Scabal.

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