Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/02/2009 - 09:43

Mercado de viagens corporativas no Brasil movimentou R$ 33,01 bilhões em 2008

ABGEV e outras três entidades setoriais apresentam os resultados da terceira pesquisa Indicadores Econômicos das Viagens Corporativas (IEVC).

São Paulo – No ano passado, o mercado de viagens corporativas, incluindo os prestadores de serviços que atuam nos segmentos de hospedagem, transporte aéreo e locação de autos, obteve um faturamento total de R$ 17,46 bilhões, um aumento de 6,78% sobre 2007, ano em que a receita do setor ficou em R$ 16,35 bilhões.

Com o efeito multiplicador, a movimentação do segmento de viagens corporativas alcançou R$ 33,01 bilhões, o que representa um crescimento de 6,80% sobre 2007, quando foi de R$ 30,9 bilhões. Estes são alguns dos dados do 3o IEVC (Indicadores Econômicos das Viagens Corporativas), que foram apresentados hoje (02/02) na abertura do 4o LACTTE – Encontro Latino-Americano de Viagens Corporativas e Tecnologia.

O setor de transporte aéreo de viajantes corporativos também teve uma variação positiva na receita, registrando um faturamento de R$ 9,15 bilhões no ano passado contra R$ 8,58 bilhões no ano anterior, o que representa 52,44% do total da receita gerada pelas viagens corporativas. Já os serviços de hospedagem têm uma representatividade de 35,73%, isto é, R$ 6,24 bilhões, valor que foi de R$ 5,42 bilhões em 2007. O setor de locação de automóveis, por sua vez, representa 5,61% do faturamento das viagens corporativas com receita de R$ 979,7 milhões em 2008 contra R$ 885,7 milhões em 2007.

Ainda segundo o estudo, em 2008 o setor de viagens corporativas gerou diretamente 227.254 empregos (contra 220.961 em 2007). Indiretamente, foram gerados 254.524 postos de trabalho (contra 247.476 no ano anterior), de acordo com o multiplicador de empregos calculado para o Brasil pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e a OMT (Organização Mundial do Turismo).

O IEVC (Indicadores Econômicos das Viagens Corporativas) é um estudo realizado pelo Professor Doutor de Economia do Turismo da ECA-USP (Universidade de São Paulo), Hildemar Brasil, com o apoio da ABGEV – Associação Brasileira dos Gestores de Viagens Corporativas e mais três entidades – FAVECC (Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais), FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) e TMC Brasil (Associação das Empresas Administradoras de Viagens de Negócios do Brasil).

“Este levantamento tem como objetivo manter um conjunto de indicadores que permitam um acompanhamento conjuntural dos aspectos macroeconômicos relacionados ao segmento de viagens corporativas. Os números de 2008 indicam que, apesar da crise, o mercado de viagens corporativas segue em expansão”, afirma o professor Hildemar Brasil.

“Em momentos de crise a atuação do gestor de viagens torna-se ainda mais importante para que as empresas possam fazer uma gestão adequada dos recursos investidos nas viagens de seus executivos. O terceiro IEVC comprova que mesmo com a crise econômica as empresas não podem simplesmente parar de buscar novos negócios e cortar os custos com viagens. A saída é justamente contar com profissionais especializados no gerenciamento e negociação com fornecedores”, completa Viviânne Martins, presidente da ABGEV.

“O IEVC é fundamental para que mensuremos a representatividade das viagens corporativas em nosso mercado. Verdadeiramente, ele representa o PIB do setor corporativo no turismo. Nesta versão, o IEVC nos demonstra que o setor de viagens corporativas é tão relevante para a economia do turismo que, mesmo com as crises do setor, o índice se mantém crescente”, assinala Rafael Guaspari, Presidente do FOHB – Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil. “O IEVC confirma o crescente impacto socioeconômico das viagens corporativas no País”, acrescenta Francisco Leme, presidente do FAVECC.

Perfil da ABGEV - A ABGEV, Associação Brasileira de Gestores de Viagens Corporativas (www.abgev.org.br), foi fundada em 2003 e reúne mais de 230 associados, entre empresas-clientes (travel managers), redes hoteleiras, companhias aéreas, agências de viagens e organizadoras de eventos, sendo a única associação de gestores de viagens corporativas no Brasil e América Latina. Antes de sua inauguração oficial, ela existiu por mais de dez anos como um grupo informal de travel managers fornecendo benchmarking ao mercado. Em parceria com a NBTA (National Business Travel Association, EUA), a entidade organiza, desde 2006, o Encontro Latino-Americano de Viagens Corporativas e Tecnologia (LACTTE), atraindo profissionais do Brasil, Estados Unidos e outros 10 países.

Perfil da Favecc: Favecc - Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais - é uma entidade focada no turismo de negócios e no gerenciamento de contas de viagens corporativas. Tem como objetivo básico servir de referência nacional aos associados, clientes e parceiros. É presidido pelo empresário Francisco Leme da Silva. Fundado em 19 de Agosto de 1994, o FAVECC reúne 25 dentre as maiores agências corporativas do país. Com sede em São Paulo e atuação em todo território nacional, a entidade soma 130 filiais e 299 postos de serviços nos estados brasileiros. Gera mais de 3 mil postos de trabalho.
Juntas, as agências FAVECC foram responsáveis, durante o ano de 2007, por mais de R$ 4,4 bilhões de faturamento. Isso significa crescimento de 4,68% em relação a 2006, quando o faturamento foi de R$ 4,2 bilhões.
Concentradas principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Salvador, Maceió e Vitória, essas agências constituem referência de qualidade no universo das viagens de negócios.

FOHB - O Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil - FOHB – nasceu da iniciativa de doze empresas Operadoras de Redes, que em 2002, se reuniram com um objetivo único: criar um Fórum que representasse um segmento da hotelaria em forte desenvolvimento. Após quase cinco anos, o FOHB congrega 27 operadoras hoteleiras, 18 nacionais e 9 internacionais. Accor Hotels, Atlântica Hotels, Rede Bourbon, Bristol Hotels, Bristol Hotéis e Resorts, Blue Tree, Club Med, Rede Deville, Estanplaza, Hotelaria Brasil, Intercity, Luxor, Rede Othon, Grupo Posadas, Grupo Pestana, Rede Plaza Inn, Promenade, Hotéis Slavieiro, Grupo Sol Meliá, Transamérica Hotéis & Flats, Travel Inn, Intercontinental Hotels Group, Átrio Hotéis, SuperClubs/Sonesta, Vila Rica Hotéis e Golden Tulip-Chambertin, são as operadoras integrantes do FOHB, responsáveis pela operação de mais de 85 mil apartamentos, 504 hotéis correspondendo a um patrimônio avaliado em mais de R$ 12 bilhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira