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03/02/2009 - 09:50

Conselho Federal de Corretores de Imóveis – COFECI - adota o uso do e-mail registrado

O COFECI – Conselho Federal de Corretores de Imóveis – órgão que regulamenta e monitora os profissionais de corretagem de imóveis e empresas imobiliárias no Brasil, acaba de implantar a solução de E-mail Registrado® da RPost, um sistema que dá validade jurídica para as mensagens eletrônicas e oferece condições de prova sobre o seu envio.

A ferramenta dará forma ao projeto do COFECI de diminuir em 50% a carga de correspondências enviadas via correio convencional. De acordo com o assessor da presidência do COFECI, Francisco Rodolfo Pesserl, o maior problema eram os gastos: “o correio comum tem sido bastante oneroso em despesas com selagem, envelopes, papel, manipulação e transporte. Além disto, por questão de segurança jurídica, grande parte das nossas correspondências vinha sendo enviada por Sedex ou carta registrada, tudo isso a um custo bastante elevado”.

Outro ponto crucial é a velocidade do processo. A redução de custos em relação às formas de envio “tradicionais” (meios físicos com suporte em papel) é extremamente significativa (os custos finais ficam em torno de 25% do gasto total anterior). No entanto, a economia em termos de tempo de processo é incomparável. Enquanto por meio físico – via Sedex 10 por exemplo – o tempo para a conclusão do ciclo do processo – no melhor dos casos – é de 3 dias úteis (entre 72 e 96 horas), o processo via E-mail Registrado da RPost leva entre 2 minutos e um máximo de 6 horas. Este ganho – em termos de tempo – é crítico quando se trata de alguns processos e procedimentos específicos.

As correspondências do COFECI são constituídas de ofícios, que podem ser enviados tanto para os Conselhos Regionais, ministros, desembargadores, juízes, quanto para os 85 mil corretores ativos, inscritos no Brasil. Com o uso da RPost, o conselho ganha mais agilidade e melhor nível de organização em suas atividades normativas e de fiscalização, devido à comprovação formal da comunicação, garantindo segurança jurídica ao processo.

Das 22 mil mensagens eletrônicas, enviadas mensalmente, o órgão estima que 3 mil sigam de forma registrada. “A tendência é de que o número cresça à medida em que as equipes do COFECI vão se familiarizando com a ferramenta”, assinala Pesserl. Nesta fase de implantação, os funcionários do órgão estão autorizados a utilizar o RPost para correspondências oficiais e para assuntos institucionais que necessitam de maior nível de formalização.

Segundo o executivo, o Conselho escolheu a solução RPost por ser uma solução mundial já utilizada por mais de 8 milhões de usuários, no mundo todo. “A aprovação por parte de grandes usuários e o grande número de instalações, nestes últimos anos, nos garantiu a confiabilidade para adotar a solução. Além disso, levamos em conta o fato de que o sistema já é utilizado por governos, como o norte-americano e vários governos europeus”, acrescentou o assessor da presidência do COFECI.

Para agregar funcionalidades na comunicação entre os dois lados, o Conselho Federal de Corretores de Imóveis está recomendando que os Conselhos Regionais também utilizem a ferramenta. Com esta adoção ao nível estadual aumenta significativamente a cobertura e proteção ao trâmite de informações, além de representar uma diminuição dos custos dos processos hoje existentes.

Perfil da COFECI - Com 47 anos de história a serem completados em Agosto de 2009, o Sistema COFECI-CRECIs contribui de forma significativa para a melhoria da qualificação profissional dos Corretores de Imóveis, sendo que hoje o Brasil é referência mundial quando se trata de legislação e regulamentação do mercado imobiliário. Ao longo deste quase meio século de existência, o COFECI teve e tem papel primordial no processo de melhoria do ambiente de negócios imobiliários no Brasil, pois cabe ao Conselho Federal a edição das resoluções que ditam o aperfeiçoamento profissional dos Corretores de Imóveis. Com um conjunto de mais de 200.000 corretores – sendo 85.000 ativos - e 30.000 imobiliárias, o Brasil ocupa posição de destaque no cenário mundial.

Perfil da Rpost - A RPost é a lider mundial no segmento de Registro de E-mails e começou suas operações no ano 2000. Tem como seus maiores clientes o Governo dos Estados Unidos da América, grandes empresas como AT&T, Sprint, BTI Infonet, NYSE Euronext, seguradoras, empresas do setor financeiro, associações profissionais no ramo de turismo e imóveis e escritórios de advocacia no mundo todo, contando com mais de 8 milhões de usuários. Os e-mails registrados possuem valor internacional, já que o serviço de Registro de E-mail da RPost é totalmente aderente aos padrões da UPU - Universal Postal Union, válido em 191 países.

A RPost é uma empresa privada, e entre os principais investidores está a Symantec, que é a lider mundial em segurança de informação.

Os serviços da RPost dão confiabilidade ao processo de comunicação entre empresas e pessoas, implementando aspectos cruciais que não são oferecidos pelos programas de e-mail disponíveis no mercado. Trabalha com todas as plataformas e programas de e-mail, e oferece basicamente a garantia a 5 componentes críticos: 1. Prova da AUTORIA da mensagem | 2. Prova do CONTEÚDO da mensagem | 3. Prova da DATA e HORA da mensagem \ 4. Prova do efetivo ENVIO da mensagem e 5. Prova do RECEBIMENTO da mensagem pelo destinatário.

Os itens de 01 a 03 podem ser realizados com ou sem o uso de Assinatura Digital / Certificação Digital no padrão ICP-Brasil ou Verisign/CertiSign. Com o uso do serviço de Registro de E-mails as empresas podem estar protegidas quanto ao conteúdo e ao envio da mensagem. Desta proteção deriva a confiabilidade que é conferida às mensagens de E-mail Registrado. Além disto dispor de diversas outras funcionalidades – conversão para o formato PDF e criptografia de dados – sem custo adicional.

O serviço é extremamente simples na sua implementação e utilização e a RPost possui diversas patentes internacionais nas diversas tecnologias empregadas no serviço. | E-mail: [email protected] | Site: www.rpost.com.br

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