Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/02/2009 - 10:05

Prática Policial Cidadã: curso formará policiais multiplicadores de conhecimentos

De 2 a 6 de fevereiro estarão abertas as inscrições para policiais militares (subtenentes e sargentos) interessados em atuar como multiplicadores no Curso de Aprimoramento da Prática Policial Cidadã - Módulo II (CAPPC), que, desde 2002, já capacitou 11 mil policiais militares em diversos batalhões do Rio de Janeiro e, a partir de março, capacitará mais 5 mil. Parceria Os cursos são uma parceria do Viva Rio/Viva Comunidade com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e o Governo Federal, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

De 12 de fevereiro a 6 de março, 35 policiais serão capacitados como multiplicadores. Totalizando 82 horas de aulas práticas e teóricas, o curso será ministrado por policiais e cientistas sociais capacitados pelo Viva Rio/Viva Comunidade em parceria com a PMERJ. O programa do curso tem como base as práticas e as estatísticas de ocorrências policiais e é composto por temas como “Uso Progressivo da Força”, “Uso da Arma”, “Violência Doméstica”, “Policiamento Comunitário”, “Procedimento com Crianças e Adolescentes (ECA)”, “Técnicas de Abordagem”, “Rotinas Assistenciais”, “Prevenção e Mediação de Conflitos”, “Imagem da Polícia”, “Valorização e Ética Profissional”, “Discriminação e Preconceito”, “Planejamento de Segurança Local” e “Procedimentos Técnico-Profissionais”.

"Os multiplicadores são policiais aptos a facilitar o debate e multiplicar o conhecimento ministrado no CAPPC, e a vantagem da sua formação não se resume às aulas do curso, já que eles também exercerão no seu dia-a-dia os conhecimentos de prática cidadã adquiridos durante o curso", explicou Andréa do Nascimento, coordenadora do CAPPC. Os multiplicadores formados serão os instrutores do próximo CAPPC, previsto para março. O CAPPC consiste numa qualificação continuada dirigida especificamente para soldados, cabos e sargentos da PMERJ que busca trabalhar as relações 'polícia e sociedade' e 'policial e cliente-cidadão' e como elas são vivenciadas no cotidiano desses profissionais, particularmente durante as ações de policiamento ostensivo.

.Para se candidatar a multiplicador, o policial deve estar no posto de subtenente ou sargento. Os policiais inativos também podem participar da seleção. Mais informações através do e-mail [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira