Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/02/2009 - 10:51

Na crise global como ser o melhor dos BRIC’s


Lançamento da Campus-Elsevier reúne textos do Fórum Especial e aponta como o Brasil vai superar a crise.

Os textos discutidos no Fórum Especial realizado em setembro de 2008, cujo tema foi “Como ser o melhor dos BRIC’s – condições fundamentais: Estado Moderno (o melhor dos emergentes), sistema político moderno (co-responsável pelo desenvolvimento) e ausência de vulnerabilidade externa”, estão reunidos na obra “Na Crise Global como ser o melhor dos BRIC’s”, lançado pela editora Campus-Elsevier, e organizado por João Paulo dos Reis Velloso e Roberto Cavalcanti de Albuquerque.

Escrito por alguns dos melhores especialistas das áreas em que atuam, este livro é resultado de um intenso debate sobre o papel dos BRIC’s – bloco de países que inclui Brasil, Rússia, Índia e China – no atual cenário econômico e financeiro internacional, e sobre o papel de cada um na reconstrução de um mundo geopolítico estável.

Dividido em seis partes, os autores examinam algumas das condições pelas quais esse título, se vier a ser adotado, poderá viabilizar-se. Inicialmente, João Paulo dos Reis Velloso considera que, apesar de estarmos diante da pior crise mundial desde a Grande Recessão, a idéia de o Brasil posicionar-se para ser o melhor dos BRIC’s faz sentido. Ele afirma que “na própria crise de 1929, o país reagiu e obteve razoável crescimento e grande expansão industrial, com mudança no modelo de desenvolvimento”.

Na primeira parte, Clifford Sobel propõe uma parceria global dos Estados Unidos com os BRIC’s, especialmente o Brasil. José Serra trata do desenvolvimento do Estado brasileiro. Já Luciano Coutinho afirma a persistência de muitas oportunidades de investimento no país a despeito da crise global.

Em um segundo momento, o ministro Miguel Jorge, Fernando J. Ribeiro, Ricardo Marlwald e Benedicto Fonseca Moreira discutem como obter, na crise, inserção internacional inteligente. No terceiro, o ministro Celso Amorim, Sérgio Amaral e Cláudio R. Frischtak apresentam o Brasil no contexto de integração da América Latina.

A gestão moderna do Estado é o tema da quarta parte. Nela, João Geraldo Piquet Carneiro aponta as bases de uma reforma administrativa de emergência. Neste mesmo contexto, Antônio Augusto Anastasia destaca a importância do investimento em recursos humanos, na busca de resultados para uma gestão pública eficiente.

Na quinta parte, o ministro Tarso Genro e respeitadas lideranças políticas, além do jurista Célio Borja, apresentam propostas para o fortalecimento das instituições políticas. E por fim, são vistas oportunidades para o Nordeste e para a Amazônia, a partir de estratégias regionais de desenvolvimento, onde o ministro Geddel Vieira Lima examina os desafios da questão regional brasileira e os meios para enfrentá-los. Roberto Cavalcanti de Albuquerque identifica oportunidades de investimento no Nordeste e na Amazônia, seguindo-se de contribuições sobre o tema a cargo do BDMG (Paulo Paiva), Banco do Nordeste (Luiz Everton de Farias), Sudene (Saumíneo da Silva Nascimento) e da Suframa (Oldemar Lanck).

João Paulo dos Reis Velloso é presidente do Ibmec, coordenador-geral do Fórum Nacional (INAE), membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES) e ex-ministro do Planejamento. É professor da EPGE, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Roberto Cavalcanti de Albuquerque é advogado e economista com especializações nas Universidades de Washington e Boulder. Foi professor titular de economia da Universidade Federal de Pernambuco (1962-90), professor visitante da Universidade de Harvard (1964, 1966 e 1968), do Instituto Internacional de Administração Pública (Paris, 1983) e membro do Corpo Permanente da Escola Superior de Guerra (Rio de Janeiro, 1985-90). Foi superintendente do Ipea, secretário de planejamento da Secretaria de Planejamento da Presidência da República (Brasília, 1974-9), secretário-geral adjunto e secretário-geral do Ministério do Interior (Brasília, 1979-85). E, desde 1991, é diretor técnico do Instituto Nacional de Altos Estudos, Inae - Fórum Nacional, Rio de Janeiro.

Na Crise Global como ser o melhor dos BRIC’s (Ed. Campus-Elsevier), organizadores: João Paulo dos Reis Velloso e Roberto Cavalcanti Albuquerque, ISBN: 978-85-352-3323-0, 357 páginas, preço sugerido: R$ 86,00.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira