Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/02/2009 - 10:59

AMA do Jardim Elisa Maria já fez 24 mil atendimentos

Inaugurada há seis meses durante a Virada Social - projeto realizado pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) em parceria com a Prefeitura e a comunidade local - a unidade de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) do Jardim Elisa Maria, na Vila Brasilândia (Zona Norte), já realizou cerca de 24 mil atendimentos.

Em média são realizados 4 mil atendimentos por mês no local, o que equivale a aproximadamente 10% da população do Elisa Maria, estimada em 30 mil pessoas. Sem precisar marcar consulta, eles aguardam apenas entre 10 e 30 minutos para serem atendidas. O local conta com uma equipe de 40 pessoas, sendo três clínicos, dois pediatras e três enfermeiros diariamente.

Nas AMAs, pacientes com queixas clínicas de baixa complexidade são atendidos sem marcar consulta. A AMA presta atendimento primário e faz a triagem dos casos, de segunda a sábado, entre 7 e 19 horas (inclusive feriados).

Os pacientes também podem realizar, quando necessário e sob indicação médica, exames laboratoriais e radiológicos e outros procedimentos (inalações, pequenas suturas, entrega de medicamentos etc), sem necessidade de agendamento. Destacam-se nesta unidade os casos de hipertensão e diabetes em adultos e problemas respiratórios em crianças. Porém, durante o período de férias de verão, aumentaram os casos de quedas de lajes, uma das principais fontes de casos de fraturas, principalmente de crianças que empinavam pipas na região. Já entre os casos de violência, os mais comuns são atendimentos relacionados à violência doméstica. Casos que necessitem de internação são encaminhados por uma ambulância de plantão ao Hospital do Cachoeirinha.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira