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04/02/2009 - 08:24

Álamo aplica software exclusivo para engenharia de manutenção

Criado e utilizado com exclusividade pela Álamo, o software SISMAL (Sistema de Manutenção Álamo) possibilita a centralização do atendimento, agilidade dos serviços e controle total, por parte do cliente, das operações realizadas em suas dependências. Sua quinta versão traz, entre outros aperfeiçoamentos, filtros que permitem fornecer relatório com quantidades e valores de materiais gastos por centro de custo em um período desejado, de acordo com a categoria do serviço selecionada e outras informações gerenciais importantes para a tomada de decisão.

A nova versão do SISMAL – o SISMAL V – já está sendo utilizada por empresas como Vale, Rede Copa D’Or, Peugeot-Citroën, Fundação Petros, Unisys, Oi, Globosat e o Centro Cultural do Banco do Brasil, entre outras, que entregaram seus serviços de engenharia de manutenção à Álamo.

Reconhecida por sua atuação em projetos de infra-estrutura e em serviços de consultoria, fiscalização e facilities, a Álamo também é referência nacional em seu segmento por seu pioneirismo tecnológico. Em 1984 a empresa desenvolveu a primeira versão do SISMAL, software exclusivo que possibilita o gerenciamento dos serviços de manutenção industrial e predial desenvolvidos pela empresa. De lá para cá, quatro novas versões do software foram desenvolvidas, de acordo com a demanda dos clientes e acompanhando a evolução da engenharia de manutenção.

Estruturado em forma de Intranet, o SISMAL possibilita a centralização do atendimento, agilidade dos serviços e controle total, por parte do cliente, das operações realizadas em suas dependências. Isso proporciona ao gestor controle total das operações, oferecendo a visão real dos trabalhos executados com segurança e transparência. Por se tratar de um sistema próprio, o SISMAL é aperfeiçoado de acordo com as necessidades do mercado e está, atualmente, em sua quinta versão, sendo que cada uma delas recebeu adaptações com base nos trabalhos desenvolvidos para os clientes.

O sistema permite a abertura de ordens de serviço e a organização de até 94 relatórios com 151 telas coloridas, com informações que o cliente julgue relevantes, tais como: mapa anual de manutenção preventiva; monitoramento de mão-de-obra e de materiais relacionados à manutenção; análises mensais dos consumos de água, energia elétrica, gás e piques/interrupções de energia; estatísticas de manutenção preventiva-corretiva; ordens de serviço pendentes por dia, com seleção de faixa de horários; carga horária de trabalho, por funcionário; custo por atendimento e histórico de cada equipamento. A instalação do SISMAL pode ser feita em um único computador ou em rede e para dar suporte, ajustar e estruturar o software, a Álamo Engenharia conta com uma equipe própria de TI.

Os upgrades do sistema são realizados buscando a customização do mesmo. Desta forma, são desenvolvidos relatórios que atendem o interesse dos clientes quanto ao conteúdo das informações requeridas. “Para a Companhia Vale do Rio Doce, por exemplo, desenvolvemos uma modalidade de relatório com a descrição dos gastos com materiais aplicados em cada ordem de serviço, num determinado período por centro de custo, que pode ser um setor ou departamento do cliente”, explica Walter Firmo, gerente de processos da Álamo Engenharia. “No upgrade realizado em dezembro, disponibilizamos um filtro que permite ao gestor acessar o relatório, com quantidades e valores de materiais gastos em cada ordem de serviço, com a diferença de poder selecionar também a categoria do serviço (elétrica, hidráulica ou outras), e obter o gasto total com todos os materiais utilizados em um período desejado”, completa.

Os ganhos de economia, agilidade e otimização de recursos proporcionados pela utilização do SISMAL são concretos e mensuráveis. O hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro, por exemplo, que tem o SISMAL instalado em 280 computadores, comprova os resultados da ferramenta. A utilização em rede do programa no Copa D’Or possibilitou, além do acesso rápido às ordens de serviço, maior agilidade dos profissionais em serviço e redução do tempo de atendimento, diminuindo o número de chamados na central.

Álamo Engenharia – Criada na década de 1970 para oferecer projetos de infra-estrutura, serviços de consultoria e de fiscalização, a Álamo tornou-se referência nacional neste segmento graças ao trabalho qualificado de manutenção em instalações técnicas. Desde 2000 oferece multi-serviços e, em 2007, passou a atuar no segmento de facilities. A empresa tem atuação em nível nacional, com sedes no Rio de Janeiro e São Paulo. | www.alamoengenharia.com.br

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