Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/02/2009 - 08:45

Picciani abre curso MBA em formação política e processo legislativo

Melhorar a qualificação do corpo de funcionários da Assembleia Legislativa do Rio e intensificar a integração do Parlamento com a sociedade. Esta foi a expectativa demonstrada pelo presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), no dia 2 de fevereiro (segunda-feira), durante a aula inaugural do curso de pós-graduação latu sensu MBA em Formação Política e Processo Legislativo, oferecido pela Escola do Legislativo do Estado do Rio (Elerj). "O debate entre parlamentares e sociedade é aprofundado quando a Casa está preparada para atender todas as demandas, e, a cada dia que passa, as decisões são mais coletivas. O corpo funcional da Alerj já é muito bom, mas podemos melhorá-lo ainda mais. Os deputados sairão daqui um dia, porque estão deputados hoje, mas os funcionários continuarão. O Poder Legislativo é fundamental à democracia e é necessário que ele esteja fortalecido", frisou Picciani, parabenizando os deputados Luiz Paulo (PSDB) e Alessandro Calazans (PMN), que integram a turma do MBA.

O curso será oferecido através de uma parceria entre a Elerj e o Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios (Ibgen), que venceu licitação aberta pela Casa. Coordenador-geral da Elerj, o deputado Gilberto Palmares (PT) afirmou ter ficado emocionado com a possibilidade de a escola oferecer um curso que, segundo ele, é pioneiro no Brasil. "É a primeira vez que uma assembleia legislativa toma uma atitude como essa. As áreas empresarias focam naquilo que as interessa. Por que não olhar também para a área do Legislativo, para termos profissionais mais qualificados? Este curso é uma aposta no aumento da eficiência e na atuação para o fortalecimento do nosso Parlamento", discursou Palmares, na presença do professor Roberto Matoso, do Ibgen, que representou o diretor da instituição, Carlos Alecrim. O petista elogiou a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e disse que a inspiração nos cursos de pós-graduação partiu de uma visita à Escola do Legislativo daquele estado. "Assim como eles, oferecemos uma pós sobre a História do Rio e também consideramos fundamental sair à frente com esta especialização específica para o funcionamento da Casa", afirmou.

A nova diretora da Elerj, Joseti Marques, destacou que o curso é de extrema importância, sendo composto por 16 matérias que serão ministradas em 360 horas. "Foram oferecidas 40 vagas e temos uma diversidade grande de alunos na sala de aula. Teremos dois deputados, duas vagas do Tribunal de Contas do Estado (TCE), seis funcionários efetivos, sete requisitados e 23 comissionados. Sem dúvida, a qualificação trará ainda mais eficiência ao serviço prestado na Casa", apostou. Dentre as matérias lecionadas aos alunos, estão Teoria Política Moderna, Direito Constitucional, Finanças Públicas, Economia, Direto Administrativo, Matemática Financeira, Teoria do Processo Legislativo e Instituições Políticas Brasileiras. Marques explicou ainda que, para serem aprovados, os participantes do curso terão que ter freqüência, nota mínima de 7,0 em cada disciplina e realizar defesa pública do trabalho de conclusão do curso, que será realizado até o final de dezembro de 2009.

Durante a abertura do MBA, também estiveram presentes os deputados Paulo Ramos (PDT), Raleigh Ramalho (PTB), Marcelo Simão (PHS), Noel de Carvalho (PMDB) e Alice Tamborindeguy (PSDB). | www.alerj.rj.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira