Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/03/2007 - 09:07

Leilão no e-bay: Sociedade Mundial de Proteção Animal formaliza proposta para salvar baleias da Islândia


Logo depois de a Islândia anunciar, em outubro de 2006, que iria contrariar as resoluções internacionais que suspendem a atividade baleeira há vinte anos retomando a caça comercial de baleias, a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) lançou um leilão virtual no site e-bay.

O objetivo era arrecadar fundos suficientes para comprar do governo da Islândia a vida de baleias que seriam mortas dentro da cota de caça da temporada 2006-2007.

A campanha foi um sucesso e, como resultado, o diretor geral da WSPA, Peter Davies, enviou ontem uma carta ao primeiro-ministro da Islândia oferecendo a arrecadação de 380 mil reais em troca da vida de duas baleias de 20 toneladas.

- A caça de baleias na Islândia, além de cruel, é prejudicial à economia do país, visto que é responsável por apenas 1,5 milhão de dólares por ano, enquanto o turismo de observação de baleias rendeu nada menos que 18 milhões de dólares em 2005.

Perfil da WSPA - Fundada há 25 anos, a World Society for the Protection of Animals - WSPA, Sociedade Mundial de Proteção Animal, é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que tem por missão elevar os níveis de bem-estar dos animais em todo o mundo, assegurando que esse princípio seja universalmente compreendido e respeitado. Contando apenas com doações privadas, a WSPA tem uma frente ampla e diversa de trabalho que inclui projetos educativos, capacitação profissional, resgate de animais e suporte técnico para afiliadas, além de uma mobilização constante para a criação e aplicação de leis específicas de proteção aos animais. Com sede internacional em Londres, a WSPA hoje está presente em 147 países por meio de uma rede com 762 afiliadas.

A Carta: Referência: DG/305 (Major General Peter Davies CB CCMI, FCIPD, FRSA /diretor geral /primeiro-ministro da Islândia Sr. Geir H. Haarde /Escritório do primeiro-ministro Stjornarradshusinu vid Laekjartorg 150 Reykjavik Iceland, 14 de março de 2007

Prezado primeiro-ministro Haarde, Logo depois da decisão da Islândia, em outubro de 2006, de retomar a caça comercial de baleias, a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) optou por tentar arrecadar através de doações públicas a quantia de 95 mil libras (380 mil reais), que à época era o valor de mercado estimado de uma baleia comum. Se bem-sucedida, nossa intenção era a de que essa arrecadação efetivamente comprasse a vida de uma das nove baleias que estavam na mira da Islândia. A WSPA acredita que a caça às baleias por parte da Islândia deveria cessar devido à crueldade inerente aos modernos métodos de caça.

Essa ação atraiu considerável atenção e apoio da mídia e do público em geral. A WSPA recolheu mais de 20 mil assinaturas de pessoas preocupadas que pensam que o seu governo deveria enfatizar mais o apoio à já valiosa e crescente indústria turística de observação de baleias da Islândia, em vez de defender uma injustificável e ultrapassada indústria de caça às baleias.

A WSPA tem o prazer de comunicar que, como reflexo do poder da opinião pública contra a caça às baleias, conseguiu arrecadar o valor necessário para honrar nossa proposta. Entretanto, devido ao fato de o valor de mercado da carne de baleia na Islândia estar consideravelmente abaixo do previsto por causa da baixa demanda, acreditamos que a quantia de 95 mil libras vai mais do que compensar o valor econômico das duas baleias remanescentes na quota da Islândia para 2007.

Diante disso, fazemos a seguinte oferta ao governo da Islândia: A WSPA oferece a quantia de 95 mil libras em troca de um compromisso legal no qual o governo da Islândia irá: i) Proibir a caça das duas baleias restantes na quota de 2006-2007 | . ii) Destinar as 95 mil libras da WSPA para o desenvolvimento da indústria de turismo de observação de baleias da Islândia em mercados internacionais chave, incluindo alguns ou todos os seguintes pontos: a. Promoção pública da observação de baleias na Islândia, patrocinada pelo governo | b. Promoção pública do turismo de observação de baleias na Islândia, patrocinada pelo governo, em mercados internacionais chave (como União Européia e Estados Unidos) | c. Tornar publicamente disponíveis subsídios para as empresas islandesas já existentes de observação de baleias para ajudar em seu crescimento | d. Tornar publicamente disponíveis subsídios para facilitar a fundação e o estabelecimento de novas empresas de observação de baleias na Islândia.

Aguardo ansioso sua resposta a essa proposta. Cordialmente, Peter Davies| diretor geral da WSPA.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira