Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/02/2009 - 10:55

Tecnologia ganha impulso na rede pública de ensino

Neste mês começa mais um ano letivo nas escolas públicas da rede municipal de ensino, em todo o país. Somente no estado Neste mês começa mais um ano letivo nas escolas públicas da rede municipal de ensino, em todo o país. Somente no estado de São Paulo, milhares de alunos voltarão para as salas de aula, onde eles têm a oportunidade de conhecer e acessar novas tecnologias. Nos municípios paulistas onde as prefeituras têm parceria com a empresa Planeta Educação, especializada na implantação de projetos educacionais, mais de 100 mil alunos terão à disposição laboratórios de informática equipados com o que há de mais moderno e recursos de mídia de última geração.

Bauru, Caçapava, Guaratinguetá, Lorena, Bertioga, Lençóis Paulista, Cubatão e Taboão da Serra estão entre os municípios atendidos pela Planeta Educação. São mais de 200 escolas atendidas pela empresa, que conta com uma equipe de profissionais para orientar os professores quanto ao melhor uso dos equipamentos. "Seja qual for a disciplina, os professores conseguem desenvolver suas atividades utilizando modernos softwares educacionais, com temas que complementam os conteúdos da sala de aula", explica Mari Machado Borota, consultora pedagógica em Informática Educacional, da Planeta Educação. Para os alunos, as aulas diante do computador se tornam mais atraentes e ganham uma dinâmica diferenciada.

Pela parceria firmada entre a empresa e algumas das prefeituras atendidas, laboratórios de informática também estão sendo implantados na zona rural de alguns municípios. "Falar em inclusão digital na teoria é muito fácil, porém, na prática, no dia-a-dia, há muita dificuldade. Mas, com nossos projetos, já estamos conseguindo, por exemplo, oferecer um ensino de qualidade a alunos da zona rural em Guaratinguetá e Caçapava", diz a consultora.

Outro projeto de bastante visibilidade e que visa à inclusão de pessoas com deficiência, está em Taboão da Serra. No município, na escola Antônio Fenólio, a Planeta Educação inova no ensino de inglês e informática a deficientes visuais graças à ajuda de equipamentos em Braille e modernos softwares. As aulas são ministradas por mediadores, que também tem a mesma deficiência. "A entrada na era da informática não é uma opção para a escola. É uma realidade que não pode ser ignorada pelas autoridades e educadores. Continuaremos a ensinar e a aprender pela palavra, pelos textos, pela televisão, mas agora também, cada vez mais, pelo computador", finaliza a consultora Mari Machado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira