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16/03/2007 - 09:26

Pequenas e médias garantem faturamento de US$ 1 bilhão à SAP no mundo: Brasil está entre os dez principais mercados para este segmento

O vice-presidente mundial de vendas da Unidade de Negócios Business One da SAP, Niels Stenfeldt, anunciou, durante o SAP Fórum, que os negócios realizados no segmento de pequenas e médias empresas atingiram, em 2006, um faturamento global superior a US$ 1 bilhão, comprovando a importância deste nicho de mercado para as expectativas de crescimento das operações SAP em todo o mundo.

Segundo Stenfeldt, o Brasil está ao lado de outros nove países considerados estratégicos para investimentos em SME. Este grupo de países – formado ainda pelos Estados Unidos, México, Reino Unido, Austrália, Alemanha, Itália, França e Índia – recebe prioridade em investimentos para o desenvolvimento de novas funcionalidades em Business One. Em países como México e Israel, a SAP já é líder no segmento.

Hoje, de acordo com Stenfeldt, o número de clientes Business One no mundo atinge 13.000 empresas, atendidas por 1.200 canais de venda. “O mercado SME é muito importante para que a SAP global atinja seu objetivo de passar dos atuais 40 mil clientes para cerca de 100 mil em 2010, um compromisso assumido com os acionistas da companhia”, enfatiza Stenfeldt. “Acreditamos que o Business One é a chave para conseguirmos este salto e ampliarmos nossa carteira de clientes”, completou.

Brasil – O diretor de pequenas e médias empresas da SAP Brasil, Luís Banhara, estima que haja um mercado potencial de pelo menos 300 mil pequenas empresas com faturamento entre R$ 20 e 60 milhões, o que torna o Brasil um mercado muito atraente para a SAP neste segmento. “Nossos potenciais clientes neste setor são empresas que procuram ganhar eficiência na área produtiva e de serviços e que necessitam de uma plataforma de negócios para crescer”, afirmou o diretor. No total, a SAP Brasil possui hoje mais de mil clientes, incluindo empresas de grande, médio e pequeno porte.

Para atingir as pequenas empresas, a SAP Brasil dispõe hoje de 44 revendas que trabalham com o Business One, em 18 estados. Elas contam com 120 colaboradores diretos em vendas e implementação do produto. Desde o lançamento do Business One no Brasil, 292 consultores já foram autorizados pelo processo mundial de certificação SAP para a instalação e configuração do produto. A totalidade das vendas do Business One é feita pelos canais de revenda. A média de crescimento mundial da capacidade do canal (número de pessoas vendendo o produto) gira hoje em torno de 30 a 55%.

A cadeia de revendas do Business One tem como características a alta capilaridade e fragmentação, ou seja, os negócios não estão concentrados em poucas revendas. A previsão é que essa cadeia tenha 60 canais de revenda até o final deste ano. Os investimentos na ampliação da rede estão voltados não apenas para o aumento da cobertura, mas também para a produtividade e eficiência dos parceiros. “A preocupação da SAP Brasil, expressa por nosso presidente para a América Latina, é ter canais cada vez mais saudáveis, por isso, a orientação é trabalhar em conjunto com eles e lhes proporcionar ganho de escala com qualidade, eficiência e rentabilidade”, confirmou Banhara.

Mundialmente, o Business One foi lançado pela SAP há quatro anos, e passou por um período de adaptações até chegar ao mercado brasileiro, em novembro de 2005, levando em consideração a legislação local e as características de negócios do Brasil. Banhara explica que, nesse período, o produto já evoluiu e incorporou novidades, como a operação de nota fiscal eletrônica, implantada este ano, com a nova legislação que regulamenta esse dispositivo. “A atualização do Business One é constante”, assegurou o diretor.

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