Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/02/2009 - 11:13

Negócios na Europa Central e de Leste positivos a longo prazo, diz estudo do Grupo Atradius

Ao longo de 2008, o impacto da atual recessão foi pouco significativo para 85% das empresas com interesses na Europa Central e de Leste; 67% não esperam sentir esse impacto nos próximos 12 meses. Para 61% das empresas presentes na região, as receitas anuais devem crescer acima dos 6% nos próximos três anos, e 90% espera um aumento dos lucros no mesmo período.

As empresas com interesses na Europa Central e de Leste não esperam uma deterioração significativa do negócio em 2009. Segundo as conclusões do estudo “Tempo de provas, investimentos e comércio na Europa Central e de Leste”, 85% das empresas não registraram um impacto significativo da atual recessão nestes mercados ao longo de 2008 e 67% não esperam vir a registra-lo nos próximos 12 meses.

O estudo do Grupo Atradius, que opera em Portugal, Espanha e Brasil através da Crédito y Caución, foi elaborado em colaboração com a Economist Intelligence Unit, departamento de investigação do semanário britânico “The Economist”. Para a elaboração do relatório foram dadas em conta as opiniões de mais de 300 empresas de todo o mundo que têm relações comerciais com os mercados da Europa Central e de Leste ou planejam vir a ter.

O forte crescimento da Europa Central e de Leste e a desaceleração econômica dos países desenvolvidos, são os principais fatores que levaram as empresas a abordar os mercados europeus centrais de leste. Embora duas em cada três empresas prevejam dificuldades no financiamento da atividade nestes mercados, apenas 14% espera uma redução das operações na região. Para 61%, as receitas anuais devem crescer acima dos 6% nos próximos três anos, e 90% espera um aumento dos lucros em igual período.

As empresas com atividade na Europa Central e de Leste planeiam diversificar a presença na região durante os próximos três anos. Embora a Polônia continue a ser uma prioridade importante, existe um interesse crescente pelos Balcãs.

As previsões de abrandamento demográfico nas próximas décadas colocam a Europa Central e de Leste em desvantagem em relação a outras zonas, como a América Latina e o Sudeste Asiático, onde estudos anteriores mostraram que o aumento da população é uma das vantagens mais valorizadas pelas empresas nos mercados emergentes. Este fator é compensado pelo diferencial de prosperidade da Europa Central e de Leste em relação a outros mercados.

A adesão à União Européia de alguns deste mercados facilitou as operações comerciais, apesar da existência de barreiras não tarifárias. Entre os principais obstáculos para operar nestes mercados, as empresas referenciam sobretudo a excessiva ou pouco clara burocracia, deficiências a nível de infraestruturas, escassez de pessoal qualificado e aumento dos custos salariais.

Perfil da Crédito y Caución: A Crédito y Caución contribui há 80 anos para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de não pagamento associados às vendas a crédito de bens e serviços. Com mais de 70 sucursais, a Crédito y Caución tem cerca de 33% de quota de mercado em Portugal e 60% em Espanha, o que se traduz na liderança ibérica do setor. A empresa entrou recentemente no Brasil.

A Crédito y Caución é o operador do Grupo Atradius em Portugal, Espanha e Brasil. Proporciona seguros de crédito, caução e serviços de recuperação de dívidas em 40 países. Com lucros totais cerca de 1.800 milhões de euros e participação de 31% no mercado global dos seguros de crédito, o Grupo Atradius assegura anualmente cerca de 590.000 milhões de euros do comércio mundial. Com 160 sucursais, tem acesso à informação comercial de mais de 52 milhões de empresas em todo o mundo e toma mais de 22.000 decisões diárias de limites de crédito.

A solvência da Crédito y Caución e do Grupo Atradius está avaliada pelas qualificações de fortaleza financeira “A”, da Standard & Poor’s, e “A2”, da Moody’s.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira