Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/02/2009 - 11:15

Desemprego eleva procura por Ensino a Distância e serviço público

Em meio à crise, mercado de cursos preparatórios para concursos prevê crescimento de até 20% para o ano.

A instabilidade econômica causada pela crise financeira e a retração do emprego no setor privado têm gerado grande procura por cursos preparatórios para concursos. A previsão é de que cerca de 270 mil vagas sejam criadas, neste ano, pelos governos federal, estadual e municipal. A Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes, a primeira maior do Brasil na preparação a distância para concursos, já está confirmando as previsões: somente em janeiro de 2009 registrou um crescimento de 20% no número de matrículas em relação ao mesmo período de 2008.

Para Luiz Flávio Gomes, diretor-presidente da instituição, a primeira no Brasil e na América Latina a implantar cursos preparatórios telepresenciais, este aumento deverá se repetir o ano todo, não só por causa das previsões nada otimistas para a estabilização da economia mundial, mas em função do significativo e constante crescimento que o Ensino a Distância (tanto o controlado pelo MEC como os cursos livres) vem registrando nos últimos anos. O número de cursos de graduação em EaD cresceu 571% entre 2003 e 2006 e o de matrículas, 315%. Contudo, apesar da disseminação, apenas 30% de municípios brasileiros têm universidades, faculdades e centros universitários com cursos presenciais.

No Brasil, de acordo com o Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância, 257 instituições estão autorizadas pelo MEC a ministrar EaD a 972.826 estudantes. Esse número, de 2007 (os dados de 2008 ainda estão sendo contabilizados) representa um crescimento de 24,9% com relação a 2006. Em três anos, o total de alunos em EaD cresceu 213% e o de instituições, 54,8%.

Em 2009, ao completar seis anos no mercado de Ensino a Distância de pós-graduação e cursos preparatórios para concursos públicos, a Rede LFG consolidou-se na área de cursos de preparação para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

Em outubro de 2008, a instituição passou a integrar a Rede Anhanguera e, dessa forma, tornou-se uma divisão da holding Anhanguera, ampliando a EaD também para a graduação. Após a integração, o Grupo passou a ter 750 mil estudantes e a ocupar a terceira colocação no ranking das maiores instituições de ensino do mundo, abaixo apenas de duas outras instituições sediadas na China e na Coréia.

Nos Estados Unidos, a Rede LFG tem unidades em Miami, onde serão oferecidos os cursos preparatórios, pós-graduação e graduação. Segundo Luiz Flávio Gomes, professor e mestre em Direito Penal pela Universidade de Madri, existe uma demanda de EaD por parte dos brasileiros que vivem no Exterior por cursos preparatórios para concursos públicos assim como por cursos de graduação e pós-graduação.

O ensino, dessa forma, será redirecionado para atender tanto os alunos que querem se preparar para concursos públicos e competir em pé de igualdade quando voltarem ao Brasil, como para os interessados em cursos de graduação a distância, em português, e com professores experientes e altamente qualificados. Serão oferecidos cursos a distância de formação de professores, pedagogia, economia e administração, dentre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira