Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/03/2007 - 09:29

Indústria de máquinas é líder em patentes no Brasil

Considerada a líder no ranking dos setores que mais geram patentes no Brasil, a indústria de máquinas obteve 555 registros de 176 empresas, entre 1994 e 2001. Além disso, de 2001 a 2003, foram registrados 988 depósitos de 333 empresas, que ainda não foram concedidos, porque o processo leva em média cinco anos no Brasil.

Os dados são do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e indicam o grau de modernização e inovação desses bens de capital. Um dos resultados é sua competitividade no mercado internacional, que lhes garante ocupar a segunda colocação no ranking dos principais exportadores industriais brasileiros, perdendo apenas para transportes, que inclui aviões, caminhões e automóveis, entre outros.

Indústrias como Semeato, Dana, Jacto e Marchesan não se intidimidam com as universidades, que tomam lugar nessa lista, e despontam entre as 50 principais patenteadoras no ranking do INPI. Elas sabem que para manter a competitividade do produto no mercado globalizado, as patentes são fundamentais, e não apenas como mecanismo de proteção da propriedade industrial. Muitas companhias do setor mantêm capacitados departamentos para fazerem o monitoramento tecnológico das patentes que são registradas e depositadas nos principais institutos do mundo, como USPTO, nos Estados Unidos. Assim, acompanham passo a passo a evolução e inovações que estão sendo agregadas ao seu tipo de produto no mundo inteiro. Nessa busca de anterioridade, podem ter acesso, inclusive, ao projeto da patente.

Para apoiar o associado nessa área, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), criou o Núcleo de Patenteamento, que orienta, esclarecendo dúvidas de empresários e executivos sobre a viabilidade de registros de marcas e patentes no INPI. O atendimento é feito por um engenheiro e um advogado, bolsistas do CNPq, que estão capacitados para responder questões de propriedade intelectual nos âmbitos técnico, jurídico e mercadológico na área de máquinas e equipamentos. O atendimento é realizado no horário das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, pessoalmente, pelo telefone (5582-6317) e no endereço eletrônico [email protected]. O Núcleo elaborou um manual de introdução contendo noções básicas sobre o tema propriedade industrial, incluindo marcas, patentes, desenho industrial, transferência de tecnologia e concorrência desleal.

Segundo Newton de Mello, o número de patentes registradas por um setor demonstra o viés inovador das empresas que o compõem, além de ser um parâmetro internacional para medir a capacidade inovativa dessas companhias.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira