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06/02/2009 - 08:56

SPTuris inaugura núcleo de pesquisas e lança publicações com análises do turismo na capital paulista

Estudos vão dimensionar a atividade turística, medir a eficiência das ações e pautar novos projetos para o setor em São Paulo, um levantamento detectou que cidade tem excelente avaliação por parte dos turistas.

A São Paulo Turismo lançou no dia 4 de fevereiro (quarta-feira), durante a reunião do Conselho Municipal de Turismo de São Paulo (Comtur), no Hotel Renaissance São Paulo, duas publicações que trazem importantes análises sobre a atividade turística na cidade.

"Indicadores e Pesquisas do Turismo na Cidade de São Paulo 2008" possui informações como índices do turismo na capital paulista de 2004 a 2008, pesquisas realizadas durante grandes feiras e eventos, dados sobre fluxo aéreo, estudo sobre o comportamento do turista de negócios corporativos, levantamentos sobre o turismo gastronômico e cultural, oferta turística, ações para o desenvolvimento do setor, entre outros.

Já a publicação “Dimensionamento e Caracterização da Demanda Turística no Município de São Paulo” é resultado de uma pesquisa feita pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) em parceria com a SPTuris que traça detalhadamente o perfil do turista que vem à cidade, sua principal motivação de viagem, tempo de permanência, gasto médio, avaliação da cidade e outros dados.

Os estudos fazem parte do Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo, novo núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo que tem como objetivo estabelecer parâmetros em bases regulares que vão dimensionar a atividade turística, medir a eficiência das ações e pautar novos projetos.

“Esses dados vão servir não somente para a SPTuris, mas também para as agências de receptivo, hotéis, faculdades, outras entidades e demais profissionais de receptivo da cidade”, afirma presidente da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho.

Indicadores do turismo - De acordo com um dos levantamentos, os indicadores do turismo na capital paulista em 2008 alcançaram patamares recordes. “Esses números representam uma grande conquista para a cidade e apontam a consolidação de São Paulo como destino não somente de eventos e negócios, mas também de lazer, compras, saúde e conhecimento”, comemora Carvalho.

São Paulo encerrou o ano com 11 milhões de visitantes, sendo 9,3 milhões de turistas nacionais e 1,7 milhão de estrangeiros (15% dos turistas). Esse índice é 2,8% maior do que em 2007, quando a cidade teve 10,7 milhões de turistas. Se comparado com 2004, quando a cidade ainda não era promovida como destino turístico, o crescimento foi de 34,15%. O número é inédito e comprova que São Paulo é o principal destino do País.

Já a receita obtida na capital paulista com os gastos dos turistas foi de R$ 6,2 bilhões. Incluindo transporte e hospedagem, ultrapassa R$ 8 bilhões, um aumento de 2,47% em relação a 2007 e de 29,69% em relação a 2004.

Outro recorde foi na arrecadação de ISS com o grupo 13, considerado o do turismo por conter gastos com Pacotes, Hospedagem e Eventos. O montante chegou a R$ 124 milhões, cerca de R$ 14 milhões (ou 13%) a mais do que no ano passado. Na comparação com 2004, o crescimento foi de 63,58%.

Os hotéis de São Paulo também comemoram os indicadores e mostram que ainda não sentiram quaisquer reflexos da crise financeira mundial. A cidade fechou o ano com uma taxa de ocupação hoteleira média de 68,5%, um índice considerado excelente pelos empresários. O número é 2,24% (ou 1,5 ponto percentual) superior ao de 2007, quando a média de ocupação foi de 67%, e 24,1% (ou 13,3 pontos percentuais) maior em relação a 2004, quando a taxa foi de 55,2%.

Outra boa notícia é que a ocupação dos hotéis subiu sem sacrificar a diária média, que está em R$ 159,45, cerca de 12% maior do que em 2005, quando este índice começou a ser medido. O Revpar, que mede a receita gerada por quarto de hotel ocupado e que mostra o aumento da rentabilidade dos estabelecimentos, também subiu, chegando a R$ 109,25 em 2008, 38% mais do que em 2005.

Pesquisa FIPE traça perfil do turista e avalia a cidade: Em uma ação inovadora no segmento turístico, a FIPE, em parceria com a SPTuris, realizou uma pesquisa na qual foi detectado o perfil dos turistas, motivação de viagem, avaliação da cidade e mais.

O levantamento apontou que, entre os visitantes nacionais, a maioria é mulher (54,9%), recebe entre 5 e 10 salários mínimos (35,3%), tem entre 40 e 59 anos (53,5%) e vem principalmente do Interior e Litoral do Estado (25,7%), Minas Gerais (13,1%), Rio de Janeiro (9,3%), Santa Catarina (8,8%), Paraná (7,8%), Rio Grande do Sul (5,5%), Bahia (5,1%), Pernambuco (3,8%), Espírito Santo (3,7%) e Mato Grosso do Sul (2,4%). Os meios de transporte mais usados para chegar até a cidade são ônibus (41,7%), avião (23,3%) e veículo próprio (22,2%).

A permanência média é de 8 dias, sendo que a maioria dos visitantes fica 3 pernoites (ou 4 dias) na cidade. O gasto médio foi de R$ 951,30 no período, excluindo gastos com transporte e hospedagem. Quanto ao motivo da viagem, “Visita a parentes e amigos” saiu na frente, com 56,5%, e “Negócios” foi a segunda maior motivação (22,5%). “Eventos culturais” e “Turismo cultural” têm, somados, 21,9%, e “Compras”, 19,1%. O mês com maior freqüência dos turistas domésticos é dezembro, com 22,8%.

Com relação à avaliação da cidade, todos os itens foram considerados mais positivos do que negativos, com destaque para hospedagem (98,4% de aprovação), agências de viagens (98%), restaurantes (94,5%), transportes (92,1%) e sinalização (86,9%). Os pontos que tiveram menor avaliação entre os turistas brasileiros foram segurança (65,8% de aprovação), limpeza (67,2%) e preços (70% de aprovação).

Já entre os estrangeiros, a maioria é masculina (77,4%), tem renda média mensal de R$ 4583,24, tem entre 30 e 49 anos (55,7%) e vem principalmente dos Estados Unidos, Argentina, Alemanha, França, Chile, Portugal, Itália, Espanha, Inglaterra e México, respectivamente. O meio de transporte mais usado para chegar até a cidade é o avião (96%).

A permanência média é de 8 dias, sendo que a maioria dos visitantes fica 3 pernoites (ou 4 dias) na cidade. O gasto médio foi de US$ 1172,07 (mais de R$ 2.700) no período, excluindo gastos com transporte e hospedagem. O principal motivo da viagem é a “Negócios” (57,2%), seguido de “Visita a parentes e amigos” (20,7%) e “Lazer” (13,6%).

Os itens mais bem avaliados entre os estrangeiros foram hospitalidade do povo (98,7% de aprovação), gastronomia e restaurantes (98,1%), acomodações (97,6%), diversão noturna (96,8%) e serviços de táxi (93,5%). As avaliações mais baixas foram para segurança pública (61,7% de aprovação), rodovias (62,6%) e limpeza (66,5%). | www.spturis.com

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