Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/03/2007 - 09:34

Prazo para renovar contratos do FIES termina dia 31

São Paulo - Universitários que pagam parte dos estudos com recursos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES têm até o dia 31 de março para renovarem os contratos relativos ao primeiro semestre. O procedimento é uma obrigação para quem pretende continuar recebendo o financiamento da Caixa Econômica Federal.

Estima-se que cerca de 165 mil alunos devam fazer a renovação. O procedimento será simplificado caso o estudante não tenha feito alterações no documento firmado com a instituição financeira no segundo semestre do ano passado.

O aluno deve ir até a entidade de ensino onde estuda para assinar a renovação. Se porventura houver mudanças no cadastro, é necessário obter na faculdade, o documento Regularidade de Matrícula e ir diretamente à uma agência da Caixa. Neste caso, deve estar acompanhado do marido ou esposa, se for casado, e dos fiadores.

O consultor financeiro e presidente da Boriola Consultoria, Dr. Cláudio Boriola, porém, faz um alerta a aqueles que ainda não aderiram o serviço: “Os estudantes que busca por essa facilidade de financiamento, precisa ter muita atenção e verificar a taxa de juros e o índice aplicado, se não haverá crédito remanescente (normalmente os contratos após o pagamento da última parcela, geram ainda um débito para o consumidor pagar), ainda observar em quanto tempo terá para iniciar o pagamento e, principalmente, utilizar o mínimo possível (percentual menor, para gerar endividamento menor no futuro). O aluno quando conclui a faculdade, nem sempre consegue colocação imediata no mercado de trabalho, porém, o pagamento do financiamento inicia-se no prazo contratado, independentemente da colocação profissional”, orienta Boriola.

O orçamento do FIES contabiliza R$900 milhões para esse ano, e desde 1999 já realizou uma aplicação de recursos da ordem de R$3,85 bilhões.

De acordo com o especialista, ter atenção na hora de assinar um documento é fundamental. “Ficar atento as cláusulas contidas no contrato que podem ser consideradas abusivas. Nunca assine documentos em branco. É essencial que o candidato verifique a real necessidade de optar por esse tipo de serviço, sempre levando em consideração as taxas de juros”, alerta Cláudio Boriola.| Por: Fabrício Andrade/Boriola Consultoria

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira