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06/02/2009 - 09:11

Lenovo inicia reestruturação para maior competitividade

A empresa líder no mercado global de computadores também sofreu retração com a crise mundial.

Hong Kong -Lenovo Group (HKSE:992) (ADR: LNVGY): Vendas trimestrais de US$3.59 bilhões LBITDA* trimestral (excluindo a restruturação) de US$39 milhões. Prejuízos antes do imposto de renda (excluindo reestruturação) de US$90 milhões. Prejuízos atribuídos aos acionistas (incluindo reestruturação) de US$97 milhões. Resultado líquido por ação (EPS) básico (incluindo reestruturação) de (1.09) centavos de dólar dos Estados Unidos, ou (8.5) centavos de dólar de Hong Kong Reservas de caixa líquidas de US$1.3 bilhões (desde 31 de dezembro de 2008)O fundador de Lenovo, Liu Chuanzhi, retoma sua posição como presidente Yang Yuanqing retoma sua posição como diretor-geral, substituindo William Amelio Rory Read nomeado para o novo cargo de presidente e chefe-executivo de operações Lenovo Group divulgou no dia 5 de fevereiro (quinta-feira), os resultados relativos ao terceiro trimestre fiscal que terminou em 31 de dezembro de 2008. Durante o terceiro trimestre, as remessas de computadores de Lenovo no mundo todo diminuíram em cinco por cento em relação ao ano anterior, devido a um declínio constante nas remessas comerciais de computadores no mundo todo, particularmente "high end", e um declínio de 7 por cento no mercado de computadores da China.

Como anteriormente divulgado, Lenovo iniciou um programa de reestruturação a nível internacional em 8 de Janeiro de 2009, o que permitirá à empresa economizar aproximadamente US$300 milhões no ano fiscal 2009/10, bem como permitirá que a empresa torne-se mais competitiva em termos de custos e operacionalmente efetiva.

As vendas consolidadas para o trimestre resultantes das operações contínuas (excluindo operações de desinvestimento) diminuíram 20 por cento em relação ao ano anterior em até US$ 3.59 bilhões. O lucro bruto da empresa diminuiu 48 por cento em relação ao ano anterior, com uma margem de lucro de 9.8 por cento. Lenovo anunciou um prejuízo antes do imposto de renda ("pre-tax loss") de US$90 milhões (excluindo custos de reestruturação de US$6 milhões) oriundo de operações contínuas. O prejuízo atribuído aos acionistas para o terceiro trimestre totalizou US$97 milhões.

Os resultados líquidos por ação básicos foram (1.09) centavos de dólar dos Estados Unidos, ou (8.5) centavos de dólar de Hong Kong, e desde 31 de Dezembro de 2008, as reservas de caixa líquidas foram de US$1.3 bilhões.

"No último trimestre, tal como em muitas outras empresas, Lenovo foi profundamente atingida pela crise econômica mundial", disse o diretor-geral de Lenovo, Yang Yuanqing. "Nós temos estabelecido ações a fim de garantir que, numa economia incerta, nossa empresa opere tão eficiente e eficazmente quanto possível, e continue a crescer no futuro. As recentes ações de reestruturação que nós estabelecemos são um resultado direto de nosso interesse em melhorar nossa competitividade de custos e nossa eficiência operacional. Além disso, nós iremos posteriormente diferenciar nossas marcas e posicionamento dos produtos, criar uma estrutura organizacional integrada "end-to-end", bem como estabelecer mecanismos de comercialização de produtos que permitirão uma reação mais rápida face às mudanças de mercado. Com todas estas ações tomadas, nós acreditamos que Lenovo surgirá como uma empresa mais eficiente e competitiva".

Mudanças administrativas - Além disso, o conselho de diretores de Lenovo anunciou uma série de mudanças administrativas destinadas a reforçar a capacidade na realização de sua estratégia a longo prazo.

O fundador de Lenovo e membro do conselho, Liu Chuanzhi, retoma sua posição como presidente Yang Yuanqing, o atual presidente do conselho, retoma o seu cargo de diretor-geral, o qual ele ocupou de 2001 a 2004.Yang substitui William Amelio, cujo contrato de três anos terminou. Rory Read, vice-Ppesidente sênior de Lenovo, operações, foi nomeado para o novo cargo de presidente e chefe-executivo de operações.

Tais mudanças administrativas sêniores terão efeito em 5 de fevereiro de 2009. Amelio permanecerá na empresa como consultor até setembro.

"Lenovo tem alcançado grande êxito no cenário internacional, porém neste momento importante, nós queremos dar uma atenção especial aos nossos negócios na China que representam a fundação de nossas atividades e estratégias de crescimento globais", declarou Liu Chuanzhi, o fundador da empresa e presidente de regresso. "Nós temos um benefício particular em nomear Yang Yuanqing para o cargo de diretor-geral desde que ele criou nossa empresa na China. Seu conhecimento aprofundado daquele mercado e sua capacidade executiva são indispensáveis no mercado industrial. Nós acreditamos que ele é a pessoa certa para presidir Lenovo durante os próximos anos. Eu estou contente em retomar meu cargo como presidente e espero trabalhar com Yuanqing and Rory para os melhores interesses de nossos acionistas".

"Lenovo é a empresa líder na fabricação de computadores na China", disse Yang. "Nós temos obtido muito sucesso na China e temos aplicado nossas estratégias de pequena e média empresa no mercado internacional. Estou confiante na nossa capacidade em aumentar o crescimento de Lenovo na China e nos mercados emergentes, bem como nosso comprometimento na liderança de nosso grupo global e diversificado".

"Eu gostaria de expressar minha sincera estima a Bill Amelio pela importante contribuição feita durante sua permanência na Lenovo", acrescentou Liu. "Ele trouxe uma imensa experiência operacional para gerir todos os aspectos da empresa, organizando e direcionando a empresa, bem como ajudando a transformar nossa empresa na líder mundial que é hoje. Juntos, nós temos orgulho de nossa cultura que nós criamos e somos contentes que ele concordou em permanecer como consultor na nossa empresa".

"Durante os últimos três anos, nós implementamos uma estratégia internacional de sucesso e Lenovo juntou-se à lista de empresas-líder no mercado global de computadores", disse Amelio. "Nossa marca é reconhecida em todo o mundo, nós estabelecemos uma reputação sólida em termos de qualidade e inovação, e nossos serviços ao cliente são os melhores do mercado. Estou satisfeito com o que nós temos alcançado como um grupo".

No seu novo cargo como presidente e chefe-executivo de operações, Read permanecerá na sua atual função liderando operações globais e também será responsável por "global shared services". Read trabalha na empresa há três anos e atualmente é o Vice-Presidente sênior, operações, bem como presidente em exercício para as Américas, Japão, Austrália/Nova Zelândia e Centro de Excelência.

"No atual ambiente empresarial em constantes desafios, Lenovo encontra-se bem posicionada para um futuro sucesso", disse Read. "Eu espero trabalhar conjuntamente com o Presidente Liu e Yang Yuanqing para ajudar a reforçar e desenvolver nossas atividades globais".

Cenário geográfico - Lenovo grande china arrecadou US$1.6 bilhões em vendas no terceiro trimestre fiscal, totalizando 45 por cento das vendas totais de Lenovo no mundo todo. Devido à crise econômica contínua, as remessas totais de Lenovo na China diminuíram um por cento em relação ao ano anterior, comparados a um declínio das remessas industriais na China de sete por cento. Entretanto, o mercado de ações global de Lenovo na China aumentou de 1.8 pontos a 30.5 por cento. Nas Américas, Lenovo registrou vendas no terceiro trimestre de US$904 milhões, aproximadamente 25 por cento das vendas totais da empresa em todo o mundo. Devido à contínua fraqueza no mercado comercial, bem como à comercialização de computadores "notebook" de baixo preço, as remessas totais de Lenovo nas Américas diminuíram seis por cento em relação ao ano anterior, comparadas ao declínio das remessas industriais de três por cento. Lenovo permaneceu forte no Canadá, e ganhou ações de mercado na América do Sul. A região da Europa, Oriente Médio e África(EMEA) totalizou US$735 milhões em vendas durante o terceiro trimestre, correspondendo a 20 por cento das vendas totais de Lenovo no mundo todo. Nesta região, as remessas totais de computadores de Lenovo diminuíram três por cento em relação ao ano anterior, comparadas a um aumento de remessas industriais de um por cento. Mesmo que os resultados globais de Lenovo nesta região foram afetados pelo impacto negativo do curso monetário, Lenovo constatou um crescimento significativo no mercados emergentes da Rússia e Turquia.A região da Ásia Pacífico (excluindo a Grande China) mostrou vendas de US$343 milhões, correspondendo a 10 por cento das vendas totais da empresa no mundo todo durante o terceiro trimestre fiscal. Na região, as remessas totais de Lenovo diminuíram 23 por cento em relação ao ano anterior, comparadas a um declínio de remessas industriais de quatro por cento. As remessas para a Índia em particular diminuíram devido ao impacto da crise econômica.

Descrição dos produtos - As vendas do "notebook" de Lenovo continuaram a ser o fator que mais contribuiu às vendas totais. As remessas de "notebook" de Lenovo durante o terceiro trimestre fiscal aumentaram três por cento em relação ao ano anterior, comparadas ao aumento de 19 por cento nas remessas industriais de computadores "notebook". As vendas consolidadas de computadores "notebook" de Lenovo diminuíram 20 por cento em relação ao ano anterior para US$2.1 bilhões, ou 57 por cento do total de vendas para o trimestre no mundo todo. O terceiro trimestre foi o primeiro trimestre completo que Lenovo executou as remessas de "notebooks", introduzindo uma nova linha de produto desenhada para atrair consumidores e clientes educacionais devido aos baixos preços.

As vendas de "desktop" de Lenovo diminuíram 21 por cento em relação ao ano anterior para US$1.5 bilhões, totalizando 41 por cento das vendas totais da empresa no mundo todo no terceiro trimestre. As remessas de "desktop" de Lenovo no terceiro trimestre dimunuíram 11 por cento em relação ao ano anterior, comparadas ao declínio de 18 por cento nas remessas industriais de "desktop" no mundo todo.

Perfil - Lenovo (HKSE:992) (ADR: LNVGY) é dedicada à criação excepcional de computadores desenhados. O modelo comercial de Lenovo é construído levando-se em conta a inovação, a eficiência operacional, e a satisfação do consumidor bem como a importância de investimentos nos mercados emergentes. Formada pela aquisicão pelo Lenovo Group da antiga IBM Personal Computing Division, a empresa desenvolve, fabrica e garante produtos tecnológicos de fácil utilizacão, alta qualidade e seguros em todo o mundo. Lenovo possui seus principais centros de pesquisa em Yamato, Japão; Pequim e Shenzhen, China; e Raleigh, North Carolina. | www.lenovo.com | Por: Business Wire/AE

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