Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/02/2009 - 10:16

Unidas pela tradição

A Dürr e a Henkel cooperam em tecnologia inovativa da pintura por imersão.

Stuttgart – Melhor qualidade, menos consumo de energia e baixo custo: este é o desempenho de Aquence®, o processo de pintura por imersão que dispensa o uso de metais pesados reduzindo, assim, o impacto sobre o meio ambiente. A Henkel e a Dürr, duas companhias tradicionais, se uniram para prosseguir no desenvolvimento desta tecnologia inovativa.

Estas duas empresas pioneiras no setor de pintura em série dão início à sua cooperação na área non-automotive, onde a Henkel já utiliza com sucesso o seu processo patenteado Aquence®. Em precisa coordenação, a Henkel e a linha de produtos PSI (Paint Systems Industrial) da Dürr aqui põem em prática potenciais de otimização, tanto no processo químico quanto na engenharia de instalações industriais e no controle de processos. A tecnologia Aquence® substitui a combinação de tratamento preliminar (TP) e pintura por imersão (PI) por um processo de uma só etapa.

Aquence® significa um processo químico inovativo de „auto-deposição“, que gera revestimentos de proteção contra a corrosão de espessura variável. Sem que a peça tenha que ser submetida a corrente elétrica, a deposição ocorre diretamente a partir de uma emulsão orgânica aquosa para a superfície do material livre de gordura. Não é necessário um pré-tratamento especial da peça como, por exemplo, uma fosfatação ou cromatagem. O processo Aquence® gera um revestimento somente quando aplicado em superfícies que contém ferro. Materiais plásticos não são revestidos. Assim, não somente estruturas complexas, mas também blocos completos, previamente montados e compostos de diferentes materiais são revestidos de maneira uniforme tanto externa como internamente.

Aquence® se distingue por uma alta compatibilidade com o meio ambiente: o processo é totalmente livre de metais pesados e também praticamente livre de compostos orgânicos voláteis (VOC). Assim, com a aplicação de Aquence®, pode-se reduzir consideravelmente a geração de resíduos. No que se refere ao consumo de energia, o balanço resulta a favor da nova tecnologia, pois o processo clássico de deposição catódica, que trabalha com tensão elétrica, é substituido por um processo sem uso de eletricidade. Aquence® contribui para a redução dos custos de pintura através de um menor número de etapas e da simplificação do controle do processo mantendo, ao mesmo tempo, o alto padrão de qualidade.

A Dürr é um grupo de engenharia de máquinas e instalações industriais, que ocupa posição de liderança mundial em seu campo de atividades. Cerca de 85% de suas transações são realizadas em negócios com a indústria automobilística. Além disso, a Dürr abastece a indústria aeronáutica, a indústria mecânica e a indústria química e farmacêutica com tecnologia inovativa nas áreas de produção e meio ambiente. O Grupo Dürr atua no mercado em duas áreas empresariais. A área Paint and Assembly Systems oferece tecnologia de produção e pintura, principalmente para carrosserias de automóveis. Máquinas e sistemas da área Measuring and Process Systems são aplicados, entre outros, na construção de motores e caixas de transmissão e na montagem final de veículos. Com cerca de 6.000 funcionários, a Dürr realizou, em 2007, vendas no valor de quase 1,5 bilhão de Euros. No mundo, a Dürr dispõe de 47 centros empresariais em 21 países.

Há mais de 130 anos, a Henkel ocupa posição de liderança com marcas e tecnologias, que tornam a vida mais simples, melhor e mais bela. A empresa opera em três áreas industriais: produtos de limpeza e para lavagem de roupas, cosméticos e produtos para higiene corporal e Adhesive Technologies (tecnologia de adesivos). Mais de 60% das vendas são realizadas por marcas para consumidores, sendo que a Henkel ocupa lugar entre as empresas Fortune Global 500. Quase 40% das vendas do grupo são realizadas em negócios com clientes industriais. Em 2007, a Henkel realizou vendas no valor 13.074 milhões de Euros e um lucro operacional de 1.344 milhões de Euros. Mundialmente, mais de 55.000 funcionários estão empenhados em implementar e garantir o lema "A Brand like a Friend", para que as pessoas em mais de 125 países do mundo possam confiar nas marcas e tecnologias inovativas da Henkel. | Inêz Hiltrop/Tema

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira