Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/03/2007 - 09:41

Região do Rio reúne municípios em consórcio cultural

Projeto vai reunir quatro prefeituras, com apoio do Sebrae no Rio, com foco nas áreas de artesanato, carnaval, cinema e vídeo, produção de eventos e turismo cultural, o município de Resende, na Região das Agulhas Negras, é um dos quatro incluído no projeto

Resende - O Sebrae no Rio e as prefeituras de Itatiaia, Porto Real, Quatis e Resende apresentam projeto inédito em todo o Brasil: o Consórcio de Desenvolvimento Cultural para a Região das Agulhas Negras (Codecon), que reúne quatro municipios, dia 16 de março. A iniciativa prevê a elaboração de Plano Diretor Cultural, com foco nas atividades geradoras de trabalho, renda e auto-sustentabilidade nas áreas de artesanato, carnaval, cinema e vídeo, produção de eventos e turismo cultural.

"O objetivo é construir uma política cultural para os municípios da região, buscando ações sustentáveis, profissionalizando e racionalizando os custos das produções. A união dos municípios também deve garantir a possibilidade de geração de trabalho e renda por meio da economia da cultura, incentivando o turismo cultural", afirma o secretário de Cultura de Resende, José Leon Zylbersztayn, que apresentará o projeto.

A idéia é estimular a formação de Arranjos Produtivos Locais (APL) nessas áreas, nos quatro municípios. O projeto contempla ações de capacitação para agentes culturais, criação de calendário de eventos e de um site de cultura da região, entre outras iniciativas. Estão previstos cursos nas áreas de Empreendedorismo Cultural; Elaboração de Projetos e Captação de Recursos; Técnicas de Negociação; Produção Cultural com Qualidade; História Cultural e Política das Agulhas Negras e Como Abrir e Administrar uma Microempresa.

O projeto e a região - Formada pelos municípios de Itatiaia, Resende, Quatis e Porto Real a região das Agulhas Negras possui um pólo metal mecânico e um setor de hotelaria bem desenvolvidos. Também é solo fértil para a atividade cultural. A região abriga o maior teatro da América Latina, com 2.862 lugares, localizado na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende. Lá mesmo, há outra sala com 1,2 mil lugares. Ainda no município, existem mais quatro teatros, com 800, 300, 200 e 80 lugares. Em Itatiaia, há um teatro com 150 lugares.

Segundo José Leon, o desenvolvimento da economia da cultura poderá alavancar novas oportunidades de trabalho e renda para a região. Isso porque a cultura representa 8% do PIB do Estado do Rio, enquanto que o segmento responde por 4% do PIB nacional. "O consórcio atende à proposta de construção de bacias culturais, conceito desenvolvido pelo Ministério da Cultura que incentiva a formação de consórcios entre municípios", explica o secretário de Cultura. Segundo ele, o Codecon será constituído nos moldes dos consórcios de desenvolvimento integrado existentes no Vale do Paraíba (Ceivap e Codivap).

A partir do mapeamento das forças, oportunidades, franquezas e adversidades, o projeto prevê a articulação entre os municípios para a criação de conselhos municipais de cultura; leis de incentivo à cultura e fundos municipais de cultura. Também deverão ser criados o Conselho Regional de Cultura das Agulhas Negras (Corecan), com participação de grupos representantes do poder público, sociedade civil e agentes culturais, além da Agência de Desenvolvimento Cultural das Agulhas Negras (Agcan).

O lançamento do Codecon será realizado às 17h, no Espaço Cultural Moinho do Castelo (Av. Dorival Godoy, s/nº), em Resende. Representante do Sebrae no Rio fará uma palestra sobre a Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor). Trata-se de metodologia adotada pelo Sebrae de orientação e acompanhamento de projetos. | Por: Rosayne Macedo e Airton Soares/Sebrae/RJ

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira