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06/02/2009 - 10:44

Pintura interna de caminhões e pequenos veículos de transporte com o processo ESTA


Economia até 15% do consumo de tinta através do Atomizador-ESTA da Dürr.

Também na pintura interna de compartimentos de caminhões e pequenos veículos de transporte é exigida aplicação de mais alta qualidade. Em carros de passeios é relativamente pequena a parte do compartimento interno a ser pintada, uma vez que grande parte da superfície será revestida. Além disso estas partes internas de pintura encontram-se e áreas favoráveis a pintura, como nas portas ou nas capotas. Em instalações automatizadas os robôs mantêm as portas e capotas abertas. Os robôs-pintores alcançam então, sem problemas, as áreas desejadas.

Em caminhões e pequenos veículos de transporte o acesso dos robôs-pintores aos compartimentos internos não é tão simples. Geralmente as longas carrocerias dispõem lateralmente de pouca possibilidade de acesso a tais áreas ou às vezes, tais áreas são inacessíveis para os robôs-pintores. Apenas pela abertura da parte traseira é possível para os robôs atingirem todo o interior do veículo.

Para isto existem dois métodos. O primeiro, é que a carroceria é trazida de ré a um determinado robô-pintor fixo; o segundo, e esta é a solução mais aplicada, o robô encontra-se em um braço móvel e é alinhado à carroceria. Além disso a instalação móvel pode encontrar-se sobre um eixo. No total são necessários até oito movimentos até que todas as áreas do compartimento interno seja alcançado.

Normalmente para a pintura são usados automatizadores de ar. Com estes automatizadores, por vezes também duplos automatizadores, pode ser aplicada uma grande quantidade de tinta (800-1000 ml/min).

A energia cinética neste tipo de atomização é relativamente alta, causando assim o chamado “ overspray” (pequenas partículas secas de tinta). Isto significa que nem toda a gotinha de tinta chegou ao lugar desejado. O Overspray provoca também sujeira na cabine, uma vez que através das aberturas da carroceria, como janelas e portas sai poeira de tinta. O grau de eficiência de aplicação em tais instalaões é normalmente de 35 a 50%.

Devido aos inconvenientes do processo de automatizadores de ar cada vez mais ele está sendo substituido pelo processo ESTA. Neste processo a pintura é automatizada com mínima energia cinética. O carregamento de tinta com uma com alta tensão faz também com que as gotas de tinta sigam as linhas de campo elétrica para a carroceria aterrada. O grau de eficiência de aplicação atinge assim de 50 a 80%. Isso significa que a quantidade de tinta usada e a poluição reduzem-se, enquanto a qualidade da pintura aumenta.

Em uma empresa de pintura de veículos na Polônia automatizadores da Dürr do tipo EcoBell2 são empregados para a aplicação interior de verniz em caminhões e camionetas com carregamento direto. As duas linhas paralelas são equipadas cada uma com um robô-pintor da Dürr EcoRP8 com braço móvel. As carrocerias são encaminhadas para a posição de espera na zona de pintura interior sobre um triho, onde uma carroceria desliza, param na posição para a pintura e estando pronta, segue dando lugar a próxima (stop-and-go). Após a carroceria precedente ter sido totalmente pintada, os robôs saem da posição de pintura e deixam o caminho livre para próxima carroceria que está a espera. Durante este tempo ocorre o processo de lavagem e o preparo da fase de pintura para próxima cor e, se necessário, ocorre a limpeza do automatizador com o EcoBell Cleaner, aparelho automatizador limpador totalmente automático da Dürr. Tão logo a carroceria chega na posição de pintura, o robô se movimenta para a posição de pintar. Com o eixo de processo e os outros eixos móveis do robô todas as posições necessárias para a pintura interior podem ser alcançadas. Para os diferentes tipos de veículos, são programados em posição de simulação em ‘offline’ o movimento e o processo de pintura correspondentes e transferidos para o robô de controle.

Os parâmetros essenciais nas linhas são a taxa do fluxo de tinta de de 250-700 ml (predominantemente 400-600 ml), a direção do ar consumido de 350-600 Nl / min (500-600 predominantemente Nl / min), a velocidade da rotação do atomizador com 50.000 min-1, uma constante de alta tensão de 50 kV e um ciclo de tempo de 96 segundos. Em comparação com automatizador de ar utilizado anteriormente através do uso do ESTA o consumo de tinta pode ser reduzido em 15%, e a qualidade da pintura foi significativamente melhorada.| Inêz Hiltrop/Tema.

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