Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/02/2009 - 09:23

Setor de turismo comemora bons índices de ocupação para a festa do Momo, apesar da crise

O carnaval está chegando e com ele uma grande expectativa cerca os números de ocupação dos principais destinos turísticos do país. O Rio de Janeiro e alguns estados do nordeste - Bahia, Pernambuco e Ceará - e do sul - Santa Catarina - destacam-se com sendo os maiores receptores de turistas nessa época do ano. No Rio, levantamento realizado dia 22 de janeiro mostrou que, um mês antes do carnaval, em toda cidade, a ocupação hoteleira chegava a 77%. O presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes, estima que o número de turistas estrangeiros pode cair até 20%, por causa da crise. Ainda assim, Lopes prevê ocupação em torno de 95% para o período. "A diminuição de estrangeiros será compensada com a vinda de turistas brasileiros que deixaram de ir para o exterior, principalmente de São Paulo e de Minas Gerais", afirma.

No Ceará, a expectativa de ocupação da hotelaria para os dias de folia é de 85% a 86%, uma média de quatro pontos percentuais acima do mesmo período do ano passado. Segundo Régis Medeiros, presidente da ABIH-CE, o setor turístico cearense espera um crescimento de turistas vindos, principalmente, de outras capitais brasileiras. "O turismo no Ceará não atrai a massa de foliões como outros destinos do nordeste. No nosso caso, o turista vem em busca de boa infra-estrutura que proporcione tranqüilidade e conforto", explica Medeiros.

O carnaval na Bahia é famoso no mundo inteiro. Seus blocos, festas e atrações naturais são conhecidos e procurados por turistas nacionais e internacionais. Com muitas atrações, a ocupação hoteleira atinge os maiores índices nesse período. Segundo o representante da estadual baiana da ABIH, Ernani Perttinati, já foi registrado um crescimento na ocupação da hotelaria para o período de folia em torno de 5%, em relação ao mesmo período de 2008. "Estamos com boa expectativa para esse ano, pois até 28 de janeiro, já temos 78% das reservas confirmadas", completa Perttinati

Em Santa Catarina, a expectativa é que os índices de ocupação do carnaval passado, em torno de 85%, sejam mantidos. De acordo com a ABIH-SC, a boa noticia é o crescimento de 7% de turistas internacionais, proveniente de nossos vizinhos latinos, devido às campanhas promovidas pelo estado em países como Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile explicou o presidente da ABIH-SC João Eduardo Moritz.

Sobre o mito que as atividades econômicas no Brasil só começam mesmo depois do carnaval, a ABIH-SP colheu números que desmentem essa máxima. A hotelaria paulista, esse ano, teve ocupação 5% mais alta que janeiro do ano passado, o que mostra, que motivados pela crise, os empresários estão abandonando a idéia de trabalhar menos nessa época e aproveita-la para iniciar mais cedo os negócios: "Registramos um crescimento na ocupação em janeiro desse ano. E como somos muito ligados ao turismo de negócios, acreditamos que a crise jogou a nosso favor e as pessoas estão iniciando as atividades econômicas mais cedo, adiando suas férias", afirma Bruno Omori, diretor da ABIH-SP. | ABIH/Nacional (www.abih.com.br)

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira