Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Treinamento reduz impactos da prospecção de petróleo

Educação ambiental ajuda a preservar áreas costeiras onde há poços petrolíferos

O número de empreendimentos destinados à perfuração de poços de Petróleo vem crescendo muito nos últimos anos. Grande parte dessa atividade prospectiva realiza-se em áreas costeiras e suas adjacências. Há numerosas perfurações no mar ou em terrenos próximos. Este processo tem, como conseqüência, diversos impactos sobre os biomas costeiros. Trata-se, portanto, de uma questão a ser enfrentada.

Nesse sentido, a educação ambiental, em treinamentos direcionados para os trabalhadores envolvidos, vem sendo utilizada como instrumento para a mitigação dos impactos ambientais. Essa prática, além de contribuir para viabilizar a licença ambiental, favorece a implementação das políticas direcionadas à manutenção e conservação dos ambientes costeiros brasileiros.

O órgão ambiental, na concessão da licença, estabelece condicionantes, com o objetivo de mitigar os impactos. A atividade de perfuração de poços de petróleo é transitória, com duração que varia entre um e quatro meses. São descritos como fatores de influência no ambiente e na área, os seguintes aspectos: impactos sociais (relacionados ao aumento no tráfego de veículos pesados, geração de empregos, chegada de trabalhadores de outras regiões e conflitos socioculturais); impactos ambientais (transformação visual, supressão de vegetação, aumento de ruído e emissões atmosféricas, poeira, geração de resíduos sólidos e efluentes); impactos econômicos (incremento na renda local), podendo variar sua magnitude conforme o local de instalação.

De acordo com esses fatores, faz-se necessária a adoção de medidas que minimizem e/ou reduzam os impactos listados. Dentre os condicionantes exigidos pelos órgãos ambientais, a execução de treinamentos com todos os trabalhadores envolvidos na obra de perfuração constitui importante ferramenta para abordagem da Educação Ambiental.

Em decorrência da diversidade e singularidade de cada trabalhador relacionado com a atividade de perfuração, oriundos de várias partes do Brasil e do Mundo, agregando-se a este fato culturas e hábitos diferentes, são realizadas, além da consulta ao estudo de caracterização ambiental da área, realizado para obtenção da licença, visitas a campo e entrevistas, com o objetivo de conhecer o meio em que a obra será inserida. O conteúdo do treinamento deve ser coerente com a realidade socioambiental da área em questão.

Os resultadoss que vêm sendo obtidos no tocante à conservação dos recursos naturais situados na área de influência do empreendimento são positivos: manutenção da qualidade ambiental do local (que devem ser verificados pela análise periódica da água e solo), aplicação da coleta seletiva e minimização dos resíduos gerados. Dentre os resultados positivos mais relevantes estão o cumprimento das condicionantes exigidas pelo órgão ambiental, ausência de multas, notificações e embargos durante a execução da obra.

A educação ambiental de trabalhadores em empreendimentos para perfuração/prospecção de petróleo vem sendo uma atividade de extrema importância para a manutenção dos ecossistemas costeiros. O trabalho resulta, efetivamente, na diminuição dos impactos. Assim, tem-se constituído em contribuição fundamental para o cumprimento dos fatores condicionantes estabelecidos pelos órgãos ambientais responsáveis.

. Débora Ortiz Bluhu é Bióloga e Consultora Ambiental da ERM Brasil, e Thais Gidi Portella é Analista Ambiental da ERM Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira