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07/02/2009 - 09:41

International Paper do Brasil tem faturamento líquido de US$ 950 milhões e cresce 12% em 2008


International Paper vendeu 773 mil toneladas de papel durante o ano.

A International Paper do Brasil comemora os resultados das operações no País. O faturamento líquido de US$ 950 milhões representa um crescimento de 12% se comparado ao ano anterior. A venda de papel também cresceu em relação a 2007, alcançando a marca de 773 mil toneladas métricas (853 mil toneladas em short tons). O EBITDA fechou o ano em US$ 372 por tonelada (em short tons).

Em 2008, a empresa realizou investimentos na ordem de US$ 162 milhões em suas unidades no País. Para garantir agilidade e controle de custos, investiu na criação de um sistema integrado de produção, que reúne suas unidades fabris localizadas em Luiz Antônio (SP), Mogi Guaçu (SP) e, em breve, a nova fábrica de papel que está em fase final de construção em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. O projeto desta fábrica representa um investimento de US$ 300 milhões, sendo US$ 102 milhões investidos somente em 2008. As obras estão concluídas e a fábrica já está na fase de testes, confirmando o início das operações para o primeiro trimestre desse ano. Juntas, as três unidades terão capacidade de produzir um milhão de toneladas de papel.

Para o presidente executivo da International Paper do Brasil, Maximo Pacheco, o crescimento da empresa no País mostra que o Brasil se consolida como uma plataforma estratégica das operações globais e regionais, com objetivo de atender não somente o mercado interno, mas também a demanda de exportação para América Latina, EUA, Europa e Ásia. "Cerca de 50% do total de nossas vendas será destinado para exportação, principalmente para a América Latina", afirma Maximo.

Ainda segundo o executivo, a IP avaliou seus planos, revisou estratégias e está preparada para enfrentar o cenário econômico atual. A capacidade de produzir em grande escala permite à empresa competir globalmente, mesmo em cenários menos estáveis. "Diante de cenários econômicos mais complexos, devemos ter ainda mais responsabilidade sobre custos, investimentos e fluxo de caixa para preservar nossos recursos financeiros."

Para a IP Brasil, os resultados alcançados confirmam sua posição de liderança no mercado de papel não revestido para imprimir e escrever e representam também a consolidação da estratégia global da companhia, que apostou nesse segmento como foco de seus negócios. "Hoje, vemos que nossa opção pelo mercado de papel para imprimir e escrever se confirma como uma decisão estratégica acertada, pois se trata de um produto tão integrado à vida das pessoas que seu consumo deve ser menos impactado pela crise", declara Maximo Pacheco.

Sustentabilidade - O ano de 2008 também foi importante para a IP no que se refere à sustentabilidade. As linhas de produtos Chamex (papel cortado) e Chambril (papel offset para impressão e conversão) receberam a certificação Cerflor, gerenciada pelo Inmetro e endossada internacionalmente pelo PEFC (Program for Endorsement on Forestry Certification). Essa certificação atesta os padrões de sustentabilidade em todas as etapas da cadeia de custódia, desde o manejo florestal, a produção de celulose e papel até a comercialização dos produtos.

Além disso, investimentos importantes foram feitos para aprimorar as operações das fábricas instaladas no Brasil. A IP apostou no uso de energia limpa e passou a empregar também bioenergia, gerada a partir do bagaço de cana-de-açúcar, em suas unidades no interior de São Paulo. Além disso, o projeto industrial que substituiu o combustível utilizado em duas das caldeiras que são responsáveis pela geração de energia para a fabricação de celulose e papel na sua unidade em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, permitiu a entrada da IP no mercado de crédito de carbono.

Responsabilidade Social - No que se refere à responsabilidade social, durante o ano a IP realizou a 15ª. edição do seu Programa de Conscientização e Educação Ambiental (PECA) e lançou o terceiro episódio da série "Os Guardiões da Biosfera", desenho animado que apresenta a diversidade dos biomas brasileiros para nove milhões de pessoas em 30 mil escolas públicas e privadas de todo o País.

Para o Diretor Jurídico e Assuntos Corporativos da IP, Ricardo C. Zangirolami, é importante que o tema sustentabilidade nas corporações seja integrado como parte imprescindível do DNA empresarial, com ações práticas, efetivas, contínuas e consistentes.

Em 30 anos de investimentos, mais de 250 mil pessoas já foram impactadas por projetos sociais realizados pela IP nas comunidades onde atua. Nos últimos cinco anos, esses investimentos somaram R$ 22 milhões.

Perfil IP - A International Paper, fundada em 1898, é uma empresa produtora de papéis não revestidos e embalagens, com atuação global em mercados primários e fábricas na América do Norte, Europa, Rússia, América Latina e Ásia. Seus negócios com papéis não revestidos e embalagens são complementados pela Xpedx, a maior distribuidora de papéis para impressão, suprimentos e equipamentos gráficos da América do Norte. Com sede nos Estados Unidos, a International Paper emprega aproximadamente 61.500 pessoas em mais de 20 países, e atende clientes em todo o mundo. O total anual de vendas é de cerca de US$ 25 bilhões. A International Paper constrói parcerias com clientes e entidades ambientais, acadêmicas, cívicas e governamentais, bem como proprietários de terras e empresas florestais, para incentivar o manejo responsável de florestas e aumentar a reutilização de nossos produtos recicláveis. Desde há muito, a empresa tem por política a não utilização de madeira proveniente de florestas ameaçadas de extinção.| Site: www.internationalpaper.com.br.

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