Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/03/2007 - 09:51

Novo Nissan sentra chega ao mercado brasileiro


Modelo marca a entrada da Nissan no segmento de sedãs médios e impulsiona o plano de expansão da montadora no Mercosul.

São Paulo – Apenas seis meses depois do lançamento nos Estados Unidos e no México, chega ao Brasil a sexta geração do Nissan Sentra. O modelo foi uma das atrações da Nissan no último Salão do Automóvel de São Paulo, no ano passado.

Como ressaltou o CEO da Nissan, Carlos Ghosn, durante a estréia mundial do modelo no Salão de Detroit de 2006, o Sentra reúne uma atraente combinação de design, espaço interno e desempenho. Ostenta ainda a última palavra em design e tecnologia da marca japonesa em seus veículos de série. No Brasil, é o único deste segmento com transmissão continuamente variável, o câmbio XTRONIC® CVT.

Com esses atributos o Novo Nissan Sentra ingressa no mais concorrido segmento do mercado brasileiro. Segundo recentes estimativas, o mercado de sedãs médios no Brasil crescerá 19% este ano, com volume aproximado de 154.000 veículos. A vinda deste veículo reforça um dos pilares do plano de expansão da companhia no Mercosul, que visa o aumento da gama de modelos disponíveis na região até 2009. “O Novo Nissan Sentra é muito importante nesse contexto de crescimento. Proporcionará maior visibilidade à marca e reforçará ao consumidor brasileiro que não somos focados apenas em veículos 4x4”, afirma Thomas Besson, presidente da Nissan Mercosul. Besson destaca ainda que o Novo Nissan Sentra é o primeiro automóvel da marca na categoria desenvolvido para as Américas, com excelente aceitação nos mercados dos EUA, Canadá e México. “O carro atende aos mais rigorosos padrões de qualidade e de segurança exigidos nestes mercados”, completa.

Montado em Aguascalientes, México, uma das três fábricas da Nissan com maior índice de qualidade, o Novo Nissan Sentra conta com três anos de garantia, uma confirmação da qualidade do modelo. Besson também destaca que este foi o único veículo em sua categoria reconhecido com grau máximo de proteção para motorista e passageiro nos testes de colisão lateral feitos pelo NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), a agência reguladora de segurança no trânsito nos Estados Unidos. Nos ensaios de colisão frontal, o sedã também foi contemplado com cinco estrelas.

Um sedã diferente - O Novo Nissan Sentra é, por definição, um sedã. Mas na prática, incorpora soluções encontradas em monovolumes: além do amplo espaço interno, traz comodidades pensadas para atender às necessidades do motorista e dos passageiros. Já nas versões básicas, o Sentra vem equipado com itens de conforto e de segurança não encontrados nos demais sedãs médios à venda no país. Fora isso, terá grande oferta de equipamentos e de acessórios de personalização. “O comprador poderá montar seu carro conforme convier”, explica Nélio Bilate, diretor de Vendas e Marketing da Nissan Mercosul.

“Observamos que em linhas gerais o segmento é sinônimo de carro sóbrio e previsível e que as famílias não se divertem dentro de um sedã”, diz Bilate. “Viemos para mudar esse conceito com um sedã versátil, surpreendente e com alta dose de esportividade”. Nélio lembra que o interior do Sentra foi projetado a partir de pesquisas: descobriu-se, entre outras constatações, que o tempo de permanência no trânsito das grandes cidades pode chegar a 5 horas por dia e que grande parte dos donos desse tipo de veículo viaja com freqüência. “Por isso, investimos muito no conforto, ergonomia e prazer ao dirigir”, reforça o executivo.

Versatilidade - Versatilidade é uma das chaves do projeto do Novo Nissan Sentra. Entre as soluções inéditas destaca-se o sistema “Divide-N-Hide”. Como o nome sugere, é uma divisória removível no interior do porta-malas: quando fixada em posição vertical, divide o porta-malas em dois compartimentos. Um deles, com acesso apenas pelo interior do veículo, serve para ocultar ou separar a bagagem. Quando rebatida, a divisória funciona como uma superfície plana de metal para acomodar objetos úmidos (roupas molhadas ou sacos de gelo). A tampa, com quatro ganchos úteis para pendurar sacolas de supermercado, também pode ser removida para que os 371 litros de capacidade volumétrica sejam aproveitados na totalidade. Para ampliar o espaço do compartimento, o encosto do banco traseiro pode ser rebatido na proporção 60/40 ou integralmente.

Há nichos e gavetas para organizar os pequenos objetos de uso diário. Os porta-copos (distribuídos no console central e no descansa braço do banco traseiro) têm ajuste para fixar recipientes de 600 ml a 1 litro. O porta-luvas, com abafador na tampa para evitar ruídos, tem capacidade para 12 litros de volume, o suficiente para abrigar um notebook. No apoio de braço entre os bancos dianteiros há um compartimento de 4,8 litros de capacidade e espaço para guardar oito CD’s. Os discos também podem ser acomodados em uma embalagem apropriada embutida atrás do pára-sol do motorista. Quem viaja atrás pode guardar celular e outras miudezas em uma rede no encosto dos bancos dianteiros.

Versões - O Novo Nissan Sentra começa a ser vendido como modelo 2008 em três versões de acabamento (2.0, 2.0 S e 2.0 SL). Serão equipadas com motor de alumínio quatro cilindros 16V com sistema CVTCS, sigla para controle de abertura e fechamento de válvulas continuamente variável. “Entre os concorrentes diretos, equipados com motor de até 2 litros, o Novo Nissan Sentra é o que oferece maior potência e torque”, destaca Mário Furtado, gerente de Marketing-Produto da empresa. São 142 cv (5.500 rpm) com torque de 20,3 kgfm a partir de 4.800 rpm. A princípio, serão oferecidas unicamente versões a gasolina, uma característica que, segundo pesquisas realizadas pela Nissan, não é determinante na decisão de compra desse tipo de carro: o peso do motor flex-fuel foi de apenas 1% na opinião dos entrevistados. A maioria entende que um sedã deve ter prioritariamente, entre outros itens, design atraente, bom custo-benefício, conforto e desempenho.

O Novo Nissan Sentra é construído sobre a plataforma C da Aliança Renault-Nissan – a mesma dos Nissan Lafesta, Serena, Qashqai e do Renault Mégane – uma estrutura extremamente rígida composta por sub-chassi para sustentação do motor. Entre os equipamentos de segurança, todas as versões contam com airbag duplo frontal e freios com ABS e controle eletrônico de distribuição de frenagem (EBD). As versões top de linha trazem ainda airbags de cortina, uma exclusividade no segmento dos sedãs médios à venda no Brasil, e airbags laterais.

Neste primeiro lote de importação, o carro será oferecido com uma opção de cor sólida, o Preto Premium, e três metálicas (Prata Classic, Cinza Magnetic e Azul Onyx). As rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/55 são de série para as versões S e SL.

Câmbio - Dois tipos de transmissão estão disponíveis: a manual de seis marchas e a XTRONIC® CVT com função overdrive. O estado da arte em transmissão, no entanto, é conhecido pela sigla CVT, do inglês “transmissão continuamente variável”. O Novo Nissan Sentra é o único sedã médio a oferecer o recurso. Desde 1992 a Nissan investe no CVT, usado inicialmente em veículos com motor de baixa capacidade cúbica. O sistema XTRONIC® encontra-se na terceira geração e apresenta vantagens sobre as caixas automáticas convencionais principalmente no quesito de economia de combustível.

Em apoio ao quatro cilindros, o modelo pode vir equipado com transmissão manual de seis velocidades com escalonamento adequado às condições de trânsito no Brasil – a primeira é bastante curta enquanto as duas últimas marchas, mais longas, proporcionam velocidade de cruzeiro com conforto e também economia de combustível.

Garantia de qualidade - O Novo Nissan Sentra é feito em uma das três mais eficientes fábricas da Nissan em todo o mundo. Localizada em Aguascalientes, no centro do México, ocupa 1,8 milhão de metros quadrados e é formada pelas unidades de montagem de veículos, fabricação de componentes, de motores e pela fundição de alumínio, além de um centro de capacitação para formar mão-de-obra especializada. “Aguascalientes é uma das referências da Nissan em qualidade e em eficiência”, afirma Thomas Besson, presidente da Nissan Mercosul. “Boa parte de sua produção é destinada aos Estados Unidos, um dos mais exigentes mercados do mundo”.

Inaugurada em 1982 como fábrica de componentes e de estamparia, passou a montar veículos dez anos mais tarde. Para a fabricação do Novo Sentra e do Versa/Tiida, recebeu em 2005 investimentos de US$ 1,3 milhão. Além dos dois modelos, também fabrica o Nissan Platina (nome que o Clio Sedan recebe no mercado mexicano) e o Renault Clio. Sua linha tem capacidade para produzir até oito diferentes modelos.

No ano passado, registrou produção de 404.000 unidades e deve fechar 2007 com recorde de 554.000 unidades. É a segunda maior fábrica de automóveis do México: no total, emprega 6.000 funcionários.

Em fevereiro, o motor quatro cilindros 1.8 (125 cv) do Versa/Tiida MR18 marcou a produção de 6 milhões de motores em Aguascalientes. Diariamente são produzidas 1.738 unidades de motores, um a cada 53 segundos. A cada 60 segundos é produzido um automóvel.

Perfil da Nissan do Brasil - A Nissan produz no Brasil desde 2001, quando deu início à fabricação da picape Frontier e, logo em seguida, do utilitário-esportivo Xterra na CVU (Curitiba Veículos Utilitários), em São José dos Pinhais (PR). Os produtos nacionais juntamente com a linha de importados - a Pathfinder, o X-TRAIL, o sedan médio Sentra, o cupê esportivo 350Z (câmbio manual e automático) e o crossover Murano - formam uma gama de automóveis capaz de refletir a fusão entre a melhor tecnologia e design e, principalmente, satisfazer os diversos perfis de clientes.

A linha completa de veículos pode ser encontrada nas principais cidades brasileira, em cada uma das 64 concessionárias da marca espalhadas pelos 26 estados, além do Distrito Federal. A mesma excelência de serviços é prestada aos clientes Nissan em qualquer parte do mundo.

Nesse contexto, a montadora anunciou a implantação de seu plano de negócios – SHIFT_mercosul – que prevê o lançamento de seis novos modelos até 2009, além da duplicação da rede de concessionárias no Brasil e de investimentos na ordem de US$ 150 milhões. Entre os modelos aguardados em 2007 estão o novo Sentra, o hatchback Tiida e a nova picape de luxo.

A preocupação com a preservação do meio-ambiente e com a qualidade de vida das pessoas são premissas da Nissan em todo o mundo. Dessa forma, a montadora patrocina e apóia atividades esportivas e sociais, além de manter rígido controle dos níveis de ruídos, emissão de poluentes, qualidade da água e do lençol freático em sua fábrica, em São José dos Pinhais. A CVU atende a todas as especificações do certificado ISO 14001, um atestado de excelência na gestão ambiental.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira