Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/02/2009 - 10:07

Contrato com Banco Real permite chegada de novos carros à Fórmula 3 Sul-Americana

Acordo viabilizará a compra de parte dos 20 novos carros que serão usados nesta temporada, corrigindo a defasagem tecnológica da categoria, que já durava oito anos.

A organização da Fórmula-3 Sul-Americana, categoria de base do automobilismo latino-americano criada em 1987, acaba de fechar contrato com o Banco Real (Grupo Santander), no valor de R$ 3,6 milhões, para financiar a compra de parte dos 20 novos carros que serão utilizados na temporada 2009. Os chassis serão fabricados pela italiana Dallara, uma das principais fabricantes de carros de competição do mundo.

O investimento tem o objetivo de corrigir a defasagem tecnológica de oito anos da categoria, que utiliza modelos 2001, assim como preparar melhor os pilotos para seguirem carreira fora do Brasil. Com isso, a F-3 Sul-Americana se iguala tecnologicamente à Fórmula-3 Inglesa, uma das portas de entrada para categorias de ponta do automobilismo mundial, como a Fórmula-1 e a Fórmula Indy.

A categoria, reconhecida como a F-3 mais veloz do mundo, deve ganhar ainda mais em termos de desempenho. A estimativa da Dallara é de que em determinados trechos, como a primeira curva do Autódromo de Brasília, por exemplo, os novos carros possam alcançar 190Km/h, 20 km/h a mais do que os atuais. Milésimos de segundo por volta que podem fazer a diferença.

“Esta é mais uma etapa concluída no projeto de revitalização da Fórmula-3 Sul-Americana. A atualização tecnológica dos carros permitirá que os pilotos possam participar das corridas com o mesmo nível de competitividade daqueles que correm na Europa, além de prepará-los para quando tiverem de seguir carreira fora do Brasil”, explica Dilson Motta, sócio-diretor da 63MKT, empresa responsável pela atual gestão da F-3.

Perfil da F-3 Sul-Americana: A Fórmula-3 é reconhecida como a principal categoria de base do automobilismo, aquela que de fato revela os futuros talentos para as principais categorias do automobilismo mundial. Organizada pela 63MKT com supervisão da Confederação Sul-Americana de Automobilismo (Codasur) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), a F-3 Sul-Americana foi criada em 1987 e desde então já revelou grandes nomes do automobilismo mundial e nacional, como Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet, Christian Fittipaldi, Cristiano da Matta, Hélio Castroneves, Tarso Marques, Bruno Junqueira, Ricardo Zonta, Vitor Meira, Xandynho Negrão, Hoover Orsi, Ricardo e Rodrigo Sperafico e muitos outros. O regulamento técnico e esportivo é de responsabilidade da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que também concede ao campeão da temporada uma “Superlicença” que permite o acesso à Fórmula-1. | www.f3sulamericana.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira