Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/02/2009 - 10:12

Plano Nacional de Contas Contábil é apresentando pelas Cias de Saneamento


Representantes das companhias estaduais de saneamento básico do Brasil participaram da apresentação do Plano Nacional de Contas Contábil, nesta sexta-feira, dia 06, em Brasília – DF. O plano é o resultado de um trabalho de 12 meses, executado por Consultoria contratada e um grupo de profissionais que representam as companhias estaduais na Câmara Técnica de Contabilidade e Finanças da Aesbe – Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais do País. As concessionárias estaduais de água e esgoto já estão aptas a iniciarem gestões para a implementação do novo Plano de Contas Contábil.

Durante a abertura da reunião, o superintendente-executivo da Aesbe, Walder Suriani, em nome da Direção da Entidade, após agradecer o empenho dos diversos profissionais das companhias de saneamento envolvidos, disse que o desafio inicial era consolidar os procedimentos definidos no Plano de Contas Contábil e respectivo Manual e que, agora, a implementação desse conjunto de normas é o novo passo a ser dado por todos os atores que estiveram envolvidos na sua elaboração. “Essa é uma ferramenta que veio para ficar e a Aesbe pedirá, às companhias, empenho na sua implementação, sendo que essa diretriz será externada durante a reunião do Conselho da Aesbe, formado pelos presidentes das concessionárias, a ser realizada no próximo mês”, comentou Suriani.

O Plano de Contas Contábil foi elaborado para atender às exigências das leis 11.445/07 (Lei do Saneamento) e 11.638/07 (Lei das Sociedades por Ações), que estabelecem diretrizes para o setor de saneamento atendendo, também, às novas normas contábeis internacionais. A Câmara Técnica de Contabilidade da Aesbe contou com o decisivo apoio de consultoria da empresa Pricewaterhouse Coopers, que ficou responsável pela elaboração do documento.

O Plano de Contas contém os principais itens de uma estrutura contábil moderna e poderá servir de referencial para o conjunto das empresas de saneamento, sem prejuízo de possíveis adequações que, porventura, algumas empresas necessitem implementar. O objetivo da Aesbe, com a elaboração do Plano, é promover a atualização dos planos de contas das empresas e favorecer a convergência dessas práticas para o padrão internacional contábil – IFRS (International Financial Reporting Standard), em consonância com as agências reguladoras dos respectivos Estados.

A Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais - Aesbe é uma entidade civil sem fins lucrativos, constituída por 24 Companhias Estaduais de Saneamento Básico. Essas empresas atendem 103 milhões de pessoas com abastecimento de água, em 3919 municípios. Também prestam serviços de esgotamento sanitário a 45 milhões de pessoas, em 893 municípios.

A associação está em atividade desde 1985 e nos seus vinte e quatro anos de existência vem desenvolvendo ações voltadas às questões do saneamento básico, discutindo e apresentando matérias variadas aos diversos fóruns, visando a evolução do setor. | www.aesbe.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira