Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/02/2009 - 10:33

De tão alvas, quase almas: os desenhos de Bel Barcellos no MuBE

Exposição retrata a figura feminina,os conflitos e sua espiritualidade .

O MuBE – Museu Brasileiro da Escultura traz, de 10 de fevereiro a 11 de março, a exposição "De tão alvas, quase almas", em que a artista plástica Bel Barcellos explora o universo feminino com desenhos em grafite, feitos sobre panos, papéis e lençóis de linho. Ela faz uma ampla abordagem da temática da mulher, seus conflitos, desejos e espiritualidade.

A obra “Encarnadas”, por exemplo, mostra os sacrifícios e rituais, “Desassossego” traz as sensações de angústia e insônia, e o desenho “Corpo Estranho” remete a transes mediúnicos. Os 42 desenhos sobre papel da mostra passaram por um processo de decalque e foram desbotados em tons de marfim e cinza.

A exposição é composta ainda por nove desenhos e bordados sobre grandes lençóis de linho. São imagens esmaecidas de mulheres, ou suas almas, que ficam penduradas no teto e expostas como uma instalação.

Barcellos explica seu trabalho: “Há anos trabalho em torno da figura feminina e o universo que permeia esta condição. Muitas vezes uso fotos antigas como referência para os desenhos em papel”, afirma a artista.

Essa é a quarta itinerância de “De tão alvas, quase almas”. A mostra passou, com sucesso de público, pelo Rio de Janeiro (Centro Cultural Correios), por Pernambuco (Museu de Arte Contemporânea de Olinda) e Petrópolis (SESC Petrópolis).

A curadora da exposição é Sonia Salcedo del Castillo, que comenta as características da artista: “Com técnicas simples somadas ao traçado, também bordado e naturalmente sensível, Bel Barcellos nos faz transitar entre experimentações perceptivas ora lineares, ora pictóricas. E, num lapso de tempo, apreender como resultado figuras leves, por vezes quase em movimento, fluidas, transparentes, mas sobriamente luminosas ou inquietantemente claras.”

A artista - Bel Barcellos nasceu em Boston, nos Estados Unidos, em 1966. De família brasileira, ela estudou Desenho nos Estados Unidos, na Inglaterra e realizou cursos de Pintura Livre no Rio de Janeiro. Fez mestrado em Artes Cênicas pela University of Hull, da Inglaterra, e bacharelado no mesmo curso, na Uni-Rio, do Rio de Janeiro.

A artista já expôs suas obras no Museu de Belas Artes, no Museu da República, no SESC Petrópolis, no Centro de Estudos Brasileiros (Moçambique), entre outros. Barcellos também atuou com figurinos para teatro e televisão. “Talvez venha daí a minha paixão por tecidos e linhas bordadas, que nesta exposição é o suporte e o meio por qual me expresso”, destaca a artista, que mora no Rio de Janeiro.

Exposição "De tão alvas, quase almas" – 51 obras de Bel Barcellos, de 11 de fevereiro a 11 de março de 2009,de terça a domingo, das 10 às 19 horas, no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) – Rua Alemanha, 221, Jd. Europa. Informações: (11) 2594-2601. Entrada Franca. O MuBe possui acesso para pessoas com deficiência, restaurante e ar-condicionado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira