Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/03/2007 - 09:56

Você pode tudo, é só acreditar

Como é verdade. Quando parece que todos estão desacreditando de tudo, das possibilidades, nos surgem exemplos da crença de que o que se quer é o que se tem. Na exata medida do quanto acreditamos ser possível a realização de nossos sonhos. Na vida profissional também é assim, quanto mais se objetiva e se acredita, mais os sonhos se realizam e nossa crença passa a ser a crença que os outros terão de nós.

Outro dia tive um exemplo concreto entrevistando um estagiário que já trabalhou comigo, tem origem humilde, desempenho brilhante e acima de tudo acredita que tudo é possível e não teme desafios. Disse que deixou nossa empresa porque queria adquirir uma nova experiência, em empresa internacional, para conhecer um pouco dos processos globais das operações. Deixou uma carreira em que o estágio já havia terminado e ele já fora contratado para voltar a ser estagiário numa empresa global, coisa que ainda não somos. Todos sentiram sua saída, inclusive ele, porém o desafio pesou muito na decisão.

Quis saber o que pensava em relação ao futuro profissional e ele respondeu: “quero tudo, ainda tenho muito pouco, estou terminando a faculdade, mas já sonho com casa com piscina e sei que vou chegar lá”. Perguntei se ele toparia voltar a trabalhar em nossa empresa com uma boa remuneração, quase o dobro do que ganhava agora, e ele perguntou: “até aonde posso chegar, qual é o meu limite?”. Disse-lhe que o limite estava na sua cabeça. Ele pensou um pouco e respondeu: “acho que preciso fechar um ciclo de conhecimento onde estou, aprender um pouco mais, construir uma carreira mais consistente e aí pensar a respeito”. Fiquei mais feliz do que ele com a resposta: “você vai chegar lá, sou mais um que acredita em você, a casa com piscina será realidade”, disse-lhe “pode ir pensando que tratar piscina dá muito trabalho”.

Isso me fez pensar que, diferentemente da maioria apática que acha que tudo já está resolvido e que o mercado já tem dono, ainda temos pessoas como esta, que verdadeiramente acreditam e constroem suas carreiras e vidas de forma consciente e com total certeza que estão prestando atenção em tudo o que fazem e que o maior responsável por tudo o que vai acontecer são elas próprias.

As carreiras são construídas pelas pessoas e não pelas empresas. As empresas podem, quando muito, ser facilitadoras e propiciar maiores ou menores condições para que as pessoas possam se desenvolver. Porém, o desenvolvimento é uma atitude individual. Esperar que a empresa construa sua carreira é querer demais. Se fosse assim, todos seriam presidentes e presidente tem um só, normalmente o que acreditou mais. Construir carreiras não faz parte do objetivo das empresas, mas sim construir lucros para seus acionistas, e é assim que deve ser. Quem constrói carreira são pessoas e não empresas.

Vamos deixar de esperar e vamos para o mercado, porque ele é de todos e não tem placa de dono, é de quem chegar primeiro e no momento certo. Para saber o momento certo é só estar lá todos os dias.

. Por *Antonio Carlos Lopes é Contador e sócio-diretor das empresas Asscont Assessoria Contábil e Auditoria S/S, Asscont Consultoria e Gestão Ltda., Transearch Brasil Consultoria em Recursos Humanos Ltda., Automóvel & Cia. Ltda. (Internet). Com quase 30 anos de experiência, Antonio Carlos possui uma experiência bastante diversificada, envolvendo negócios e ações em múltiplos mercados.| Site (www.asscont.com.br) Rua Boa Vista, 186 - 8º andar - São Paulo - SP – Brasil | Telefone: +55 11 3107 4066 / Fax: +55 11 3242 2542

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira