Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/02/2009 - 08:05

MICOSES: nossos inimigos invisíveis no verão

É difícil evitar contato com microorganismos como fungos e bactérias , em lugares úmidos, onde muitas pessoas andam descalças, como em praias, piscinas, vestiários e banheiros.

O verão termina no final de março, durante essa estação, praias e clubes estiveram lotados. Nesses ambientes, o contágio de micoses é muito fácil. O tratamento, porém, costuma ser prolongado.

Os fungos são inimigos invisíveis que, por muitas vezes não causarem condições dolorosas, são tolerados por longos períodos até que se decida enfrentá-los.

Micoses são infecções causadas por fungos que se alimentam da queratina existente em nossa pele, unhas e cabelos. A doença é causada quando há as condições necessárias à sua reprodução: calor, umidade ou baixa de imunidade.

Aparecem, principalmente, no couro cabeludo, pés, mãos, unhas e virilha como manchas, bolinhas de água e descamação. Além da coceira e da aparência ruim, provocam mal cheiro. Podem ser seguidas por infecções bacterianas.

O tratamento depende do tipo da micose e deve ser sempre indicado por um dermatologista. Cremes, loções, talcos ou até mesmo medicamentos via oral podem ser utilizados. O tempo varia de 30 a 60 dias. É importante ressaltar que o tratamento não deve ser interrompido antes do prazo estabelecido pelo médico, mesmo que os sintomas desapareçam.

A prevenção é simples. Deve-se evitar ficar com roupa molhada e em contato com água e sabão por muito tempo, usar objetos pessoais de outras pessoas, usar calçados fechados e roupas muito justa, andar descalço em locais públicos e úmidos e tocar animais desconhecidos.

Também é importante enxugar-se bem após o banho, usar luvas ao mexer com terra, prestar atenção nos pelos dos animais de estimação e ir a manicures que usam materiais esterelizados.

Dr. Valcinir Bedin: Médico pela Universidade de São Paulo, médico visitante da Universidade Vadois – Lausanne –Suíça, pesquisador da Unicamp, ex-professor da Faculdade de Medicina de Jundiaí, professor e coordenador do Curso de Pós Graduação em Medicina Estética – SBME, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética- Regional São Paulo, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo, diretor do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele e delegado do Conselho Regional de Medicina de São Paulo. Diretor Presidente da Fundação Pele Saudável. Reside e tem consultório em São Paulo, capital.

Fundação Pele Saudável: Fundada em agosto de 2006, oferece atendimento gratuito para a população com problemas de pele, cabelo e unha, R. Almirante Pereira Guimarães, nº 314, Pacaembu – São Paulo, SP | Tel/Fax: (11) 3675-3179 | Atendimento: segunda-feira à sexta-feira,das 08h às 17h.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira