Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/02/2009 - 08:12

Projeto da AREVA para 'Inclusão Social de Adolescentes' forma tanto profissionais em eletricidade quanto vendas e atendimento ao cliente

Jovens de Itajubá, em Minas Gerais, e de Canoas, no Rio Grande do Sul, concluem seus respectivos cursos oferecidos pela empresa e estão aptos para entrar no mercado de trabalho .

O Projeto Pescar da AREVA T&D Brasil para 'Inclusão Social de Adolescentes' da unidade de Canoas (RS), e de Itajubá (MG), acaba de colocar à disposição do mercado mão de obra qualificada. São no total 29 jovens, que se formam em fevereiro em cerimônias que contarão com a presença de colaboradores, voluntários e empresários e buscam agora uma oportunidade para mostrar todo o potencial nato e desenvolvido nos últimos meses.

Uma das razões do sucesso do projeto - que acontece também em São Paulo e já rendeu diversos prêmios à empresa - é o fato de englobar uma ação não assistencialista, uma vez que objetiva desenvolver as pessoas para que possam gerar o próprio sustento. Visa ainda auxiliar na educação e na formação cultural e social do jovem que se encontra em maior vulnerabilidade social.

No que tange à escolha dos candidatos, os inscritos compareceram para as provas de Português, Matemática e Redação e passaram por uma pré-seleção. A segunda parte envolveu visitas para análise sócio-econômica. A seleção dependeu de uma combinação de fatores como baixa renda, por volta de 175 reais por pessoa, as boas notas das avaliações, as residências com maior problema de estrutura familiar e o grau de interesse demonstrado pelo candidato.

As aulas foram realizadas nas dependências da empresa, de segunda a sexta-feira, durante 9 meses e um total de 800 horas. Durante esse tempo receberam café da manhã, almoço, uniforme, vale transporte, convênio odontológico e cesta básica.

Porém, mais do que propiciar um passo importante para a entrada no mercado de trabalho, o programa oferece um grande estímulo à criatividade, comunicação interpessoal, autoconhecimento e autocuidado, através de aulas de teatro, cidadania, empreendedorismo, saúde, sexualidade, higiene, informática, inglês, matemática e português. Tiveram ainda a oportunidade de vivenciar a realidade de uma organização, aprendendo requisitos básicos de postura, etiqueta e demais regras.

Outro diferencial é a inclusão da comunidade nessa empreitada, especialmente os pais e responsáveis dos jovens, por meio de reuniões mensais que estimulam o diálogo e o bom relacionamento, quando temas como responsabilidade e compromisso, limites e disciplina são trabalhados. A discussão de medos e incertezas, facilitam a reflexão da maneira mais adequada de comunicação com os filhos dentre outros assuntos atuais.

A AREVA acredita que tal iniciativa, caso seja abraçada pelas empresas, gerará benefícios imensuráveis para a comunidade e para o mercado. Esses profissionais já preparados e dispostos a aprender ainda mais só aguardam no momento uma chance.

Itajubá - São 14 jovens, 7 garotos e 7 garotas, entre 16 e 19 anos de idade, moradores da região metropolitana que se formam no dia 12/02, na primeira turma do curso de Assistente de Vendas e Atendimento ao Cliente.

A opção pelo tema foi feita a partir de uma análise do mercado levando em consideração a demanda de mão-de-obra qualificada e as maiores chances de contratação, mostra-se ainda uma decisão acertada por abrir portas tanto na indústria quanto no comércio.

Tal iniciativa coloca a unidade de Itajubá como pioneira em toda a cidade na criação do Projeto Pescar mostrando assim que a AREVA é uma empresa que literalmente faz escola.

Canoas - Os 15 jovens, 8 garotos e 7 garotas, da região metropolitana acabam de concluir a 5ª turma do curso de auxiliar de eletricidade industrial e predial e se formam no próximo dia 19 de fevereiro A bem-sucedida iniciativa da unidade teve início em 2004, desde então já se passaram 75 alunos, sendo que 75% deles conseguiram o primeiro emprego por meio do projeto.

Este ano a novidade foi a parceria estabelecida com a universidade Unilasalle . Profissionais da instituição como psicopedagogos e psicólogos conduzem os encontros mensais. O sucesso da iniciativa pode ser traduzido em números: houve a participação de 100% dos familiares.

Perfil do Grupo AREVA -Com forte presença industrial em 43 países e uma rede comercial cobrindo mais de 100, AREVA oferece aos seus clientes soluções tecnológicas para gerar a energia sem CO2, transmitir e distribuir a eletricidade com toda confiabilidade.

Líder mundial em energia nuclear, o grupo é o único ator presente em todas as atividades industriais do setor.

Seus 71.000 colaboradores se engajam diariamente na eficácia do progresso contínuo, colocando assim o desenvolvimento sustentável no coração da estratégia industrial do grupo.

As atividades da AREVA contribuem para os grandes desafios do século XXI: acesso à energia a todos, preservação do planeta e responsabilidade diante das futuras gerações. | Site: www.areva.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira